Informações Sobre a Vacina de Sarampo    Voltar

Descrição:

Vacina preparada com vírus vivos atenuados do Sarampo, por múltiplas passagens em culturas de células de embrião de galinha.

Indicação:

Prevenção do Sarampo em crianças suscetíveis a partir dos 12 meses de idade.

Obs.: até o ano de 2002 as doses eram realizadas aos 9 meses com um reforço aos 15 meses de idade. Como desde de 2001 não houve relatos de casos da doença, a FUNASA (Fundaçao Nacional de Saúde) reformulou o calendário vacinal, alterando as datas da vacina do sarampo. Com essa mudança a vacina do Sarampo estará em desuso, visto que serão aplicadas a todas as crianças a vacina Triplíce Viral.

Eficácia:

A atividade imunogênica da vacina inicia-se 7 a 10 dias após a sua aplicação. A imunidade é obtida em cerca de 85-95 % dos casos e permanece por no mínimo 10 anos.

Efeitos colaterais:

Mais comuns são febre baixa, vermelhidão e endurecimento local, porém outros sintomas como irritabilidade e vômitos devem ser comunicados ao pediatra. Exantema no 5º ao 12º dia da aplicação, mas não é freqüente. O risco de Pan Encefalite Esclerosante sub-aguda pós-vacinal é muito menor que na evolução da doença natural do sarampo.

Contra-Indicações:

Alergias graves às proteínas do ovo; hipersensibilidade a neomicina; doenças agudas ou crônicas em evolução (por ex: leucemia, linfomas e outras neoplasias malignas.); quadros de imunodeficiências adquiridas ou congênitas; uso de medicações imunossupressoras.

Administração e Doses:

A vacina deve ser feita por Via Subcutânea ou Intramuscular. Em nosso meio recomenda-se uma dose da vacina aos 12 meses de idade e uma segunda dose entre 4 e 5 anos, em associação às vacinas da Rubéola e Caxumba – Tríplice Viral.

Fontes: Bulário Aventis Pasteur; Site da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde); SBIM.

1