Informações Sobre a Vacina da Varicela    

Descrição:

Vacina preparada a partir dos vírus da Varicela-Zoster, atenuados através de sua passagem por células fetais humanas, células fetais de cobaias e cultivadas em células diplóides humanas.

Indicação:

Está indicada na imunização contra a Varicela (Catapora) e prevenção de suas complicações.

Eficácia:

A atividade imunogênica da vacina inicia-se 7 a 10 dias após sua aplicação. A imunidade é obtida em cerca de 80 - 90 % dos casos e permanece por vários anos. O tratamento com imunoglobulina humana, plasma ou sangue total, pode reduzir ou anular a resposta imune à vacina.

Reações Adversas:

As reações são em geral de intensidade leve e restritas aos primeiros dias da aplicação da vacina. Podem ocorrer: eritema/inchaço ao redor da aplicação, febre, erupção cutânea ou ambas entre 7 a 21 dias após a aplicação da vacina. Anafilaxia, reações urticariformes, dispnéia, edema perioral ou laríngeo podem ocorrer muito raramente.

Contra Indicações:

A alergia a qualquer componente da vacina; indivíduos em tratamento com agentes imunossupressores ou que sofrem de imunodeficiência primária; gestantes e lactentes. A vacina deve ser adiada na presença de doenças agudas.

Administração:

A vacina deve ser aplicada por injeção subcutânea na região de inserção do músculo Deltóide (na região lateral do braço). Caso alguma outra vacina atenuada tenha sido administrada anteriormente, recomenda-se um intervalo mínimo de 1 mês antes da imunização com a vacina de Varicela.

Doses:

Recomenda-se a administração de dose única de 0,5 ml da vacina a partir dos 12 meses até os 12 anos, e acima desta idade recomendam-se duas doses com intervalo de trinta dias. A partir de 2005, a Sociedade Brasileira de Imunizaçòes passou a recomendar uma segunda dose da vacina para as crianças entre 4 e 5 anos que não tiveram a doença natural, com a finalidade de aumentar a eficácia da vacina.

Fonte : Bulário Merck & CO.,INC., West Point,PA 19486, USA; SBIm calendário 2005/2006.

1