Informações Sobre a Vacina de Gripe      

Descrição:

A vacina é preparada a partir dos vírus influenza cultivados em ovos embrionados de galinha, purificados, fragmentados quimicamente e inativados pelo formaldeído. Sua composição é atualizada anualmente, com base em dados epidemiológicos acerca da circulação de diferentes tipos e subtipos de vírus influenza no mundo, atendendo às recomendações da O.M.S.

Indicação:

Prevenção da gripe a partir dos 6 meses de idade. A vacina é recomendada principalmente para:

·  Pessoas com idade igual ou superior a 50 anos;

·  Moradores de casas de repouso e outras instituições que abriguem pessoas de qualquer idade portadoras de patologias crônicas;

·  Adultos e crianças com alterações crônicas dos sistemas cardiovascular ou pulmonar, incluindo asma;

·  Adultos e crianças que tenham necessitado de acompanhamento médico regular ou hospitalização durante o ano precedente devido a doenças metabólicas crônicas, disfunção renal, hemoglobulinopatias ou imunossupressão (incluindo aquelas causadas por medicação);

·  Crianças e adolescentes que estejam recebendo tratamento prolongado com aspirina e, portanto, estejam sob risco de desenvolver a Síndrome de Reye após um quadro gripal;

·  Gestantes a partir do segundo trimestre de gestação.

Eficácia e Segurança:

A imunidade conferida pela vacina se estabelece 10 a 15 dias após a aplicação e apresenta duração de 1 ano. Uma vez que os títulos máximos de anticorpos obtidos 1 a 2 meses após a imunização declinam gradativamente e devido a característica mutante do vírus influenza, é recomendável que a vacinação seja realizada anualmente nos meses de outono objetivando-se, assim, que os níveis máximos de anticorpos sejam coincidentes com os meses de inverno onde a doença é mais incidente em conseqüência da maior circulação viral.

Reações Adversas:

Geralmente de intensidade leve e tendem a desaparecer espontaneamente após 48 horas. As reações mais comuns são geralmente alterações locais leves: eritema, aumento da sensibilidade enduração e/ou edema no local da injeção. Também foram relatados, com incidência menos freqüente, febre, mal-estar geral e mialgia (dores musculares), com início de 6 a 12 horas após a vacinação, persistindo por 1 ou 2 dias.

Contra-Indicações:

Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, inclusive ao Timerosal, neomicina ou a proteína do ovo. O tratamento com imunossupressores ou radioterapia pode reduzir ou anular a resposta imune à vacina. Recomenda-se postergar a vacinação em pacientes com doenças graves ou com febre, uma vez que as manifestações da doença podem ser confundidas com possíveis efeitos colaterais da vacina.

Administração:

A administração da vacina deve ser feita por via subcutânea ou intramuscular.

Doses:

Esquema vacinal conforme a faixa etária:

·  Crianças de 6 a 35 meses de idade; 2 doses de 0,25ml, com um mês de intervalo. Se estas crianças tiverem sido vacinadas anteriormente, recomenda-se a administração de uma única dose de 0,25ml.

·  Crianças de 3 a 8 anos de idade: 2 doses de 0,5ml, com um mês de intervalo. Se estas crianças tiverem sido vacinadas anteriormente, recomenda-se a administração de uma única dose de 0,5ml.

·  Adultos e crianças acima de 9 anos de idade: uma única dose de 0,5ml.

Fonte: Bulário da Aventis Pasteur.

1