AS ÚLTIMAS

Fim do Milênio época de inversões, retornos, novos nomes e novas
DESCOBERTAS GORDUROSAS.

Alguém ainda se lembra do Óleo de Fígado de Bacalhau ( ao menos nas lembranças da vovó ? ), Pois saiba que ele voltou a moda, junto com as calças "boca sino".

Por outro lado o Óleo de Soja ( heroi Polinsaturado ) começa a mostrar seu lado mau ( codinome Ômega-6 ).

Óleos e Gorduras são o alfa e o ÔMEGA de nossa recente paranoia por saúde total, normalmente tratados como vilões da boa nutrição, na verdade sem eles não poderíamos continuar vivos.
Culpa disso: A CIÊNCIA que, como naquela piada preconceituosa e infeliz do caminhão cheio de japoneneses, colocou vários produtos num mesmo grupo por causa da sua pouca afinidade com a água.
É claro que este último parágrafo é uma simplificação do processo das descobertas da ciência. Fácil pra mim, engenheiro de obra pronta, ficar criticando o alheio.

Então óleos e gorduras são um grupo extenso e de grande diversidade de funções no nosso organismo.

A bola da vez são os dos subgrupos ÔMEGA.

VAMOS SIMPLIFICAR !

Ácidos Graxos Insaturados Ômega-3 presente nos peixes "gordos" do oceano: ovas de peixe, arenque, cavalinha, sardinha, atum, salmão, anchova, bacalhau, frutos do mar, etc. Fazem bem a saúde e parece que previnem problemas com colesterol, pressão alta, derrame, cancer e dor de cotovelo. Essa ação parece estar relacionada ao nosso passado. No início, parece, nossa alimentação tinha uma proprção grande de ÔMEGA-3.

Ácidos Graxos Insaturados Ômega-6 presente nos óleos vegetais (óleo de soja, milho, girassol) e carnes processadas ( hamburgueres, salsichas, etc ). Nossos hábitos alimentares atuais e pouca atividade física tem proporcionado um acúmulo de ÔMEGA-6 que o organismo não consegue utilizar ou eliminar podendo causar enfermidades.

O que fazer:
1) Aumente o consumo de peixes do alto mar ( ao menos duas vezes por semana ) mas não exagere lembre que todos os esgotos químicos vão para o oceano e acabam nos organismos marinhos.

2) Diminua as frituras, substitua o óleo de fritura por canola e use mais o azeite virgem de oliva.

3) Exercíte-se mais.

TEXTO 2

"DE UM LADO ESSE CARNAVAL DE OUTRO A FOME TOTAL"
Gilberto Gil

Por que existem Obesos e Famintos ?

(Este texto não leva em conta as doenças que levam a esses estados. Considera somente pessoas com saúde normal.)

Acumulamos gordura ao comer demasiadamente para o tipo de vida que levamos. Daí gastamos muito tempo e dinheiro para tentar perder este excesso. Seja fazendo dietas, correndo pelas ruas, tomando remédios para emagrecer, lendo livros especializados, vomitando (perdoem) a bela refeição a pouco engolida, fazendo lipoaspiração ou mesmo usando programas de computador como o meu.

Hoje e a cada dia acumulamos mais informações sobre novos medicamentos e métodos para emagrecer. Um dia, com certeza, vai ser possível comer um porco inteiro e não engordar um grama sequer. Mas isso é correto ?

Você já notou que quando passa por uma desilusão amorosa você come menos e emagrece ! Um livro - com o título tipo VIVA SOFRENDO E EMAGREÇA - que explorasse esses tipos de trauma com certeza faria sucesso.

É como na contabilidade: ao comer (adquirir) mais do que necessita o acúmulo começa a aparecer.

Por que temos essa necessidade de acumular mais do que precisamos ?

Faz algum tempo li que na Europa existe queijo estocado para várias gerações. Alguns são jogados fora por não ter o número de buracos corretos !
De um ponto de vista religioso algumas almas vão ficar várias gerações presas aqui na Terra por conta desse karma.

Eu já me peguei, por vezes, tomando atitudes egoístas , mesquinhas. Ganhar por quê ? Ganhar pra quê ?

É incrível como o mesmo homem que desenvolveu uma cultura que já chegou a outro mundo continua montando impérios e civilizações sobre a exploração e miséria de outro ser que poderia ser seu irmão.

Talvez a besta do apocalipse surja no dia em que ocorra a separação total: De um lado a obesidade total, do outro subnutrição absoluta(ficou politicamente incorreto ?!).

Talvez, ao contrário, a salvação venha ao descobrirmos uma intervenção cirúrgica que possibilite passar o excesso de gordura do indivíduo com sobra para outro necessitado. Imagine o sucesso do hospital ou da ONG com essa proposta.

Ou talvez nada disso importe e, ao invés de Médico & Monstro, sejamos apenas crianças brincando num imenso jardim de infância cósmico e o grande barato seja o de curtir o hoje SER VIDA e no futuro o voltar a ser poeira de estrela.

Bom se você é platéia queira sentar-se que o show já vai começar.
Mas se você é do elenco faça o favor de começar a trabalhar pois o show não pode parar.

1