PENSAMENTO POSITIVO
Dias antes de se conhecer um lugar a imaginação fica a mil. Sente-se o cheiro da cidade, enxergam-se as casas, a rua, o povo...Cientes desse recurso da mente humana, médicos e psicólogos tentam há muito aproveitar as fantasias em benefício dos pacientes. Conseguiram. Hoje, por meio de uma técnica chamada visualização, é possível tratar doenças graves e crônicas, curar medos e vícios...
Psicólogos do Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar da PUC, de São Paulo, estão desenvolvendo um programa de atendimento em que os pacientes lançam mão de imagens para tratar doenças. A psicóloga Denise Ramos explica que, para isso, são utilizados dois caminhos. O primeiro é o da imaginação mais próxima do real. Se a pessoa tem um osso quebrado, por exemplo, ela analisa a radiografia e depois imagina o osso sendo reconstituído. A outra maneira é por meio da imaginação dirigida por imagens fantasiosas... os especialistas concluíram que os dois caminhos funcionam em hipertensos, cardíacos e doentes que sofrem dores intensas.
Animados com os resultados, os psicólogos do Núcleo promoveram há duas semanas um simpósio sobre visualização e convidaram o psiquiatra americano Gerald Epstei, do Mount Sinai Medical Center de Nova York, para falar sobre suas experiências... Para ele, a vantagem da visualização é não estar ancorada no passado. "O que interessa é o presente. É como o paciente visse uma foto de sua vida"... No entanto, os especialistas brasileiros preferem utilizar o método dentro de um contexto psicoterapêutico, que pode incluir imagens do passado.
De qualquer maneira, o uso de imagens reais ou imaginárias na cura de doenças só vem mostrar mais uma vez a influência da mente sobre o corpo... Entusiasta da técnica, a psicóloga gaúcha Ana Maria Rossi, autora do livro Visualização: o sucesso através dos olhos da mente, editado pela Rosa do Tempos, explica que a mente não distingue o real do imaginário. Por isso, ter pensamentos e imagens positivas ajuda a conseguir aquilo que se quer. "É uma autosugestão. Pensamentos negativos se tornam profecia, portanto é preciso evitá-los", recomenda.
(IstoÉ, nº 1466, 05 de novembro de 1997)