Ban08.jpg (17692 bytes)

 

FÉ NO LABORATÓRIO

 

    Agora é a ciência que está dizendo: crer em Deus faz bem. Confira o que a revista Time noticiou no dia 24 de junho de 1996, em matéria de capa:

• Pessoas religiosas que passam por cirurgias do coração tem mais chances de sobreviver.

• A pressão sanguínea de quem frequenta a igreja é 5mm mais baixa do que a daqueles que não o fazem.

• Indivíduos religiosos que vão à igreja regularmente têm menos depressão.

• O indíce de suicídio é quatro vezes maior entre os não-frequentadores da igreja.

    Até alguns anos atrás, nenhum cientista de prestígio admitiria a relação entre espiritualidade e cura física. Muitos menos pensaria em desenvolver pesquisas nessa área, com o risco de comprometer sua credibilidade e a carreira. Hoje, há dezenas de estudos em andamento sobre o assunto.

    Uma explicação para esse novo interesse tem que ver com a química do cérebro. A fé é intagível, mas a química cerebral pode ser testada e medida. Devid Felten, chefe do Departamento de Neurobiologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, diz que "qualquer coisa relacionada com meditação e controle mental que altere a atividade hormonal tem o potencial de causa impacto no sistema imunológico".

    Que a espiritualidade faz bem, milhões de pessoas têm descoberto, ao longo dos séculos. Claro que nos templos, sinagogas e mesquitas tambéme existem erros, autoritarismos e tradições absurdas. Mas o encontro com o sagrado é vital.

    A vida espiritual é importante por muito motivos. Vejamos alguns:

1 - A religião nos assegura que Deus está no controle. É bom saber que alguém governa o Universo, a nosso favor, e que esse alguém não despacha na Casa Branca nem no Palácio do Planalto.

2 - A religião nos eleva para além de nós mesmos.

3 - A religião reduz o peso da solidão.

4 - a religião oferece um ambiente menos estressante.

5 - A religião mostra que somos especiais.

6 - A religião garante que o Bem vencerá o Mal. Ela estabelece um referencial absoluto para nós.

7 - A religião têm uma solução para a culpa. É o perdão.

8 - A religião proporciona conforto nos momentos difíceis.

9 - A religião oferece a terapia da prece.

10 - A religião dá sentido e coerência à vida. Ela é um modo de ver. Uma forma de percepção. Geralmente, a pessoa religiosa é mais realista e otimista.

    Parece que, nos últimos tempos, a sociedade estava ficando sofisticada demais para incluir Deus em su avida. As novas descobertas da ciência recolocam a espiritualidade na agenda da inteligentsia. O que a ciência está descobrindo é, nada mais nada menos, que estamos programados para Deus.

(Vida e Saúde, ed. 699, nº 03, Março de 1997)

Página Inicial 

1