MÚSICA BENEFICIA A SAÚDE
Evitar doenças cardíacas, estresse, nervosismo, insônia e cefaléia são algumas das propriedades terapêuticas da música. O "In Concert", clube musical recém-inaugurado em São Paulo, se propões a ensinar seus associados a tocar, em pouco tempo, justamente as melodias que mais gostam de ouvir.
O método, segundo a professora Stella Jizar Orfano, consiste em conciliar lazer e aprendizado através de uma aula semanal, em local determinado pelo alno e uma série d eatividades diferenciadas. Entre essas, frequência a espetáculos musicais com acompanhamento de instrutores, acesso a banco de dados para a formação de futuras bandas, recebimento regular de um jornal e troca de informações.
Qualquer que seja a idade e a preferência do participante por diferentes estilos e repertórios, o mais importante é o bem-estar de cada um. Essa consideração dos aspectos individuais começa na escolha dos instrumentos, feita pelo próprio associado, e prossegue até a elaboração de partituras personalizadfas e impressas a lazer, com padrões visuais variáveis de acordo com as faixas etárias e os ritmos estudados.
Para exemplificar a relação entre música e saúde, o "In Concert" aponta experiências realizadas em todo o mundo, demonstrando os efeitos positivo da atividade musical planejada. Um dos trabalhos mais conhecidos na área é o do especialista em genética Steve Halpern, dos Estados Unidos, segundo o qual o estresse tanto pode ser provocado por carência de nutrientes no organismo quanto pela falta de nutrição sonora adequada, através de sons e músicas que contribuam para o melhor funcionamento do organismo humano.
(Vida & Saúde, ano 54, nº 03, Março de 1992)