Essências Florais para o desânimo ou desespero
Crab Apple; Elm; Larch; Oak; Pine; Star
of Bethlehem;
Sweet Chestnut; Willow
Crab Apple (Malus pumila)
Resumo: para aqueles que são muito preocupados com limpeza, higiene, ordem e perfeição. Sentem vergonha de si mesmos, não se aceitam, sentem-se impuros. Repugnância e receio de se sujar ou contaminar. Preocupação exagerada com pequenos detalhes. Essência depurativa.
Nome popular: macieira.
Coloração: branca.
Floração: maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Malus (Malus pumila / Macieira).Os tipos que necessitam de Crab Apple são obcecados por limpeza, ordem e perfeição. Tudo tem que estar perfeito para que eles se sintam puros e seguros. O meio ambiente poluído significa correr risco de se contaminar. Uma espinha no rosto de um adolescente é capaz de fazê-lo ficar dias sem sair de casa tamanho desgosto e vergonha que causa tal "imperfeição". Alguns tomam vários banhos por dia com a intenção de manterem-se limpos. Outros tornam-se obcecados por manter uma boa aparência física.
Suas mentes são detalhistas. Um pequeno detalhe que não está perfeito é capaz de estragar todo o esforço de um trabalho muito maior e mais importante. A pessoa que necessita de Crab Apple pode organizar uma linda festa de aniversário e sentir que todo o seu esforço foi estragado por um pequeno detalhe que não ficou como gostaria. Muitos são hipocondríacos, porque qualquer detalhe diferente no corpo já é interpretado como mais uma doença (imperfeição e impureza).
São pessoas que sofrem porque consideram seus pensamentos e sentimentos impuros. Seu corpo é, comumente, fonte de aversão, vergonha e impureza. Nutrem desgosto e aversão de si ou de algo exterior. Esta situação gera um sentimento persistente de angústia e insatisfação. Com estes sentimentos fica difícil conseguirem apreciar o que de belo acontece a sua volta.
Possuem tendência a sofrer de alergia e a terem doenças psicossomáticas. Este quadro aparece comumente em adolescentes. Esta essência é utilizada como depurativo.
A essência Crab Apple ajuda-os a perceber seus problemas na real dimensão. Ajuda-os a perceber que apenas a obra de Deus é pura e perfeita e que a obra humana, com toda sua imperfeição, é o reflexo de sua pequena evolução e do materialismo que o tem guiado.
Caso clínico: mulher, 23 anos, estava cansada de ser impaciente. Estava sempre correndo e insatisfeita. Relatou que em tudo o que fazia encontrava um pequeno detalhe que a desagradava. Nestas horas ficava angustiada e perdia o sono pensando no que deu errado. Tomava vários remédios por dia com a finalidade de prevenir uma série de doenças. Era uma pessoa muito vaidosa que cuidava da pele "para não envelhecer", pois não conseguia se imaginar ficando velha. Foi prescrito Crab Apple, Impatiens (para a impaciência), Agrimony (para a angústia que ela tenta disfarçar) e White Chestnut (para os pensamentos repetitivos em sua mente). Com pequenas alterações tomou esta formulação por seis meses. Seu nível de prazer e satisfação aumentou bastante. Adquiriu mais paz para lidar com os problemas que a vida lhe apresentava. Ela avaliou: "hoje sou menos superficial, e isto é verdade porque até de amigos eu mudei. Agora os papos são outros..." e as preocupações também.
Elm (Ulmus procera)
Resumo: para aquelas pessoas fortes, altruístas, seguras e confiantes que momentaneamente se sentem inseguras, incapazes e sem capacidade de realizar suas tarefas cotidianas. Para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados.
Nome popular: olmo.
Coloração: marrom-avermelhado.
Floração: março e abril.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Basilicum (Ocymum basilicum / Manjericão).Os que necessitam da essência Elm são comumente fortes, altruístas e assumem muitas responsabilidades. São considerados confiáveis, responsáveis, seguros e confiantes. Devido às suas notórias capacidades tendem a tornarem-se líderes, comandantes e chefes.
Estas pessoas correm o risco de identificarem-se com os papéis sociais que assumem e passarem a viver demasiadamente estes papéis (ex: o profissional que se orgulha de trabalhar 15 horas por dia, esquecendo-se que ele e sua família possuem necessidades que o trabalho não supre). Elas perdem a noção de seus limites interiores, pois sua atenção e motivação estão direcionadas à satisfação dos papéis sociais em detrimento da realização das necessidades do Eu Superior.
A conseqüência desta atitude errada é que momentaneamente e de repente, vivem a polaridade oposta de sua personalidade. Ou seja, sentem-se incapazes, inseguros e sem força para realizar as tarefas cotidianas. São bons exemplos desta situação o empresário que construiu uma empresa de sucesso e que de repente se sente inadequado e incapaz de levar a empresa adiante. Ou a mãe zelosa e carinhosa no cuidado de todos os membros da família que de repente se sente sozinha e desanimada. São pessoas que se sobrecarregam de tarefas e responsabilidades e que acabam vivenciando situações de esgotamento momentâneo. Esta situação psíquica momentânea pode provocar insônia, dores, nervosismo, confusão mental, etc.
A essência Elm ajuda estes indivíduos a "recolocar os pés no chão" afim de voltar a enxergar os problemas em suas devidas dimensões. Eles devem aprender a ter limites em suas atividades e nas responsabilidades que assumem. Eles devem aprender a se desapegarem de seus cargos e de suas funções e saber que seguir as orientações de nosso Eu superior é o melhor caminho para a paz e a tranqüilidade.
Caso clínico: homem, 32 anos, publicitário. Era um profissional de sucesso, dono de sua própria agência de propaganda. Financeiramente estava muito bem. Levava uma vida confortável e alegre até um mês antes da consulta inicial. Neste período se sentia triste, vazio e sem forças. Relatou que tinha receio de não dar conta de realizar os trabalhos mais simples. "Meu orgulho está lá em baixo...". Estava desmotivado e em dúvida se era este o caminho para a sua vida. Estava procurando viver mais e desenvolver seu lado espiritual. Foi prescrito Elm, Wild Oat (para a dúvida do caminho a seguir), Mustard (para o sentimento de vazio e tristeza) e Incensus (Florais de Minas - para facilitar o seu processo de redescoberta da espiritualidade). Depois de 15 dias o paciente já relatava que "havia passado a fase do baixo astral", mas que gostaria de reorganizar sua vida e vivenciar cada vez mais seu lado espiritual. Continuou tomando as essências florais, mas daí em diante não mais para o sentimento de incapacidade e tristeza. As essências florais foram, então, prescritas de acordo com a sua nova prioridade: reorganização da vida e desenvolvimento espiritual.
Larch (Larix decidua)
Resumo: para aqueles que nutrem sentimentos de inferioridade e falta de auto-confiança. Estão sempre na expectativa de fracassar. Auto-censura.
Nome popular: lariço.
Coloração: vermelha (feminina) e amarela (masculina).
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Lavandula (Lavandula officinalis / Alfazema).Aqueles que necessitam da essência Larch não acreditam em si e no seu potencial. Se consideram inferiores e incapazes. Geralmente estão sempre na expectativa de fracassar. Assim ficam receosos e se auto-limitam em suas ações e planos. Podem ser bons funcionários, mas se surge uma vaga para uma promoção não se sentirão com méritos para pleitear este novo cargo. Uma outra pessoa acaba ocupando o lugar e crescendo, enquanto eles ficam estagnados.
Como pessoas inseguras, evitam correr riscos. Normalmente elas se contém e se auto-censuram, o que faz com que a espontaneidade e a criatividade sejam limitadas. Elas também limitam suas expectativas e esperanças. O principal erro destes indivíduos é se apegarem a experiências negativas do passado. Presas ao polo negativo do passado não conseguem enfrentar verdadeiramente os desafios da vida. A conseqüência é que se tornam pessoas com poucas experiências positivas e muito imaturas. Esta é a principal essência indicada para aqueles que são imaturos e para os momentos em que uma criança regride um comportamento (ex: voltar a fazer xixi na cama).
Geralmente são pessoas desmotivadas e frustradas. Mas não são invejosas. Pelo contrário, admiram aqueles que conseguem o que eles não se consideram capazes de obter. Quando iniciam algo, dificilmente terminam. Em alguns casos possuem motivação o bastante para planejar e iniciar um novo projeto. Mas não conseguem concretizá-lo, pois estão presas a poderosas forças negativas que minam sua vontade de realização e concretização.
As pessoas tipo Cerato e Larch são inseguras, mas por motivos diferentes. O tipo Cerato duvida da sua capacidade de julgar e pede a opinião do outro para resolver esta dúvida. O tipo Larch duvida da sua capacidade de realização, ele não se sente capaz.
Esta essência ajuda a pessoa a romper com suas crenças negativas que tanto limitam sua vida. Permite com que elas enfrentem a vida, lutem por vitórias, aprendam e amadureçam.
Caso clínico: criança, 5 anos. Desde o nascimento do irmão voltou a fazer xixi na cama. Exigia da mãe toda a atenção possível e morria de ciúmes do irmão. A mãe acreditava que o nascimento do outro irmão foi um trauma para o filho. "Ele foi criado para ser filho único". Era um menino inseguro que sempre pedia para o pai ajudá-lo em suas atividades ou brincadeiras porque ele não conseguiria fazer sozinho. Tomou a seguinte formulação: Larch, Holly (para o ciúmes), Chicory (para a cobrança de atenção), Foeniculum (Florais de Minas - para facilitar a adaptação na nova situação) e Star of Bethlehem (para o trauma). Depois de poucos dias a mãe relatou que os sintomas estão bem menores. Com dois meses tem alta. O comportamento regredido acabou, a segurança aumentou e começou a aprender a curtir seu irmãozinho.
Oak (Quercus robur)
Resumo: para aquele indivíduo que é um grande batalhador, que assume muitas atividades e responsabilidades a ponto de perder o limite de suas forças. Ele acaba por se sentir exausto e desalentado, mas nem pensa em desistir.
Nome popular: carvalho.
Coloração: amarelo-esverdeada.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Agave (Agave americana / Piteira).O carvalho é uma grande árvore que chega a viver até 2.000 anos. Em várias culturas é considerada sagrada, sendo um símbolo de força, resistência e majestade.
O tipo que necessita de Oak é o chamado "pau para toda obra". São pessoas com muita força de vontade, determinação, amor ao trabalho e senso de responsabilidade que não percebem que estão ultrapassando o limite de suas resistências. Quando chegam ao limite de suas forças procuram não demonstrar fraqueza externamente, assim não reclamam, não desistem e nem pedem por ajuda. Muitas vezes somente uma doença grave é capaz de fazê-las parar e refletir sobre sua situação. Mas mesmo doente sua tendência é ficar inquieta por não estar trabalhando e sendo um "peso" para os outros.
São pessoas que possuem uma grande resistência, força de vontade, coragem, senso de dever e que estão sempre dispostas a ajudar a todos. São capazes de enfrentar as mais profundas adversidades sem perder a coragem e a força moral. Eles trabalham compulsivamente e jamais desistem. O erro destes indivíduos ocorre quando trabalham apenas seguindo seu senso de dever e o coração, a alegria e a autorealização são deixadas de lado. Eles perdem a percepção de suas reais necessidades e por isto a vida torna-se mais difícil, desgastante e com menos prazer. Com o tempo ocorre o colapso físico e psíquico. Em alguns casos a exaustão pode ser crônica.
A essência Oak ajuda estas pessoas a retomar a alegria de viver, somando flexibilidade e conhecimento de seus limites e necessidades à sua grande força moral e física.
Enquanto o tipo Oak nunca desiste, o tipo Gorse desiste na primeira dificuldade.
Caso clínico: mulher, 36 anos. Dona de casa incansável, cuidava de tudo sem a ajuda de ninguém e ainda era prestativa para a ajudar a família e uma instituição de caridade. Estava sempre procurando algo para arrumar ou consertar. Não ficava um minuto sem se preocupar em deixar tudo em ordem. "Faço o que deve ser feito". Há um ano começou a apresentar problemas de coluna que exigiam seu repouso e a diminuição do trabalho. Ela não admitia este fato e preferia sentir dor. Nunca reclamava da dor, a não ser quando já não conseguia se mover. Foi prescrito Oak, Crowea (Florais da Austrália - para preocupação contínua) e Phyllanthus (Florais de Minas - para a rigidez psíquica). Tomou esta composição por quatro meses. Neste período as dores na coluna quase desapareceram. Ela continuou trabalhadora, mas agora colocando limites e se permitindo descansar e ter prazer.
Pine (Pinus sylvestris)
Resumo: para aqueles que nutrem sentimentos de culpa exagerados. Auto-condenação e recriminação, até quando o erro é dos outros. Remorso. Incapazes de se perdoar.
Nome popular: pinheiro.
Coloração: vermelha (feminina) e amarela (masculina).
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: no sistema floral de Minas existem três essências que atuam sobre o sentimento de culpa:
a) Pinus (Pinus elliottii / Pinheiro). Sentimento de culpa de uma maneira geral.
b) Aristoloquia (Aristoloquia brasiliensis / Cipó-mil-homens). Quando o sentimento de culpa tem origem em motivos religiosos, como o pecado. Quando a culpa e o remorso são tão fortes que geram autopunição.
c) Cassia (Cassia alata / Fedegoso-de-folhas-largas). Quando a culpa tem origem em atitudes que ferem os valores sociais, culturais e éticos. Vergonha, sentimento de impureza ou que é objeto de condenação e execração por parte das outras pessoas.Os indivíduos que necessitam de Pine estabelecem para si objetivos e padrões de conduta os mais elevados. E eles dão o melhor de si para alcançá-los. Porém, culpam-se quando não atingem seus propósitos. São pessoas que constantemente sentem-se culpadas, sentem remorsos e arrependimento e se auto-condenam.
Para eles é difícil satisfazerem-se com o que conseguem realizar. Se consideram fracassados e culpados por não terem feito mais. Não se sentem merecedores de nada bom. Acham que não merecem a alegria, prêmios, prazeres e até serem felizes ou serem amados. A vida torna-se dura e triste. Uma frase comum é: "se eu tivesse me empenhado mais tal coisa não teria acontecido". Eles acreditam sempre há algo que poderiam ter feito que mudaria o destino das coisas.
Desculpam-se o tempo todo. Sentem-se desconfortáveis em várias situações, pois é como se estivessem em dívida para com os outros. Podem sentir, também, que estão desagradando ou prejudicando alguém. É comum se culparem pelo erro das outras pessoas.
Pine ajuda estas pessoas a se perdoarem. Promove um renascimento interior no qual a pessoa se vê como alguém digno, capaz de ser feliz e de fazer o bem. Pine ajuda-os a reconhecer que suas responsabilidades frente ao próximo terminam na liberdade que o outro tem de agir segundo seus próprios desígnios.
Caso clínico: mulher, 37 anos, casada. Seu relacionamento com o marido era muito ruim. Não se separava por causa dos filhos. Ela acreditava que com a separação os gastos seriam maiores e não teriam como mantê-los na escola particular. "Este é o futuro deles...". Sentia-se muito culpada por não conseguir oferecer um lar harmônico para os filhos. Achava que ficar e suportar o marido era o mínimo que ela poderia fazer como compensação por ser uma fracassada na vida, não conseguir um bom emprego, não ter estudado e não ter escolhido o marido certo. Na época da entrevista a situação estava tão difícil que ela vinha tendo crises constantes de choro. "Sinto como se estivesse para estourar...". Foi prescrito Pine, Sweet Chestnut (para o desespero) e Holly (para o ódio). Depois de dois meses já não estava desesperada e começou a refletir sobre seu vínculos com os filhos. Percebeu que não tinha força para colocar limites. Relatou vergonha de si e do seu corpo. Tomou Pine, Holly, Centaury (para incapacidade em colocar limites nos outros) e Crab Apple (para a vergonha que sentia de si). Tomou esta composição por mais alguns meses acrescida, posteriormente, da essência Larch (para o sentimento de inferioridade). Neste período voltou a estudar, começou a trabalhar e separou do marido amigavelmente. Relatou que estava se realizando como mulher e como mãe.
|
|
|
Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum)
Resumo: para aqueles que viveram ou vivem alguma situação traumática de natureza física, mental ou emocional. Para aqueles que necessitam de conforto após algum infortúnio. Para choques e traumas.
Nome popular: estrela-de-Belém.
Coloração: brancas com listas verdes.
Floração: abril, maio e junho.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Tagetes (Tagetes patula / Cravo-de-defunto).A pessoa que necessita desta essência está com enorme dificuldade em aceitar e enxergar a realidade de alguma situação particularmente dolorosa. Como conseqüência esta situação se cristaliza em sua mente tornando uma fonte constante de desgaste emocional. A essência de Star of Bethlehem ajuda no dissolver deste núcleo emocional traumático, ao favorecer o entendimento de todo o processo traumático.
A área da vida onde o trauma aconteceu (e as vezes o todo da pessoa) fica estagnado e paralisado. A pessoa se fecha para tudo que tenha qualquer relação com a situação dolorosa. Uma mãe pode recusar-se a viajar só para evitar transitar pela estrada na qual o filho morreu. Este é o sinal de que o luto pela morte do filho não está sendo elaborado, que este processo está estagnado. Paralisado, o sofrimento se perpetua. O resultado são pessoas desvitalizadas, tristes, frustradas e lentas.
Esta essência é particularmente útil nas situações de emergência, nas quais o choque emocional e físico assume uma importância única. É o principal componente do composto floral Rescue.
Crianças e adultos que tiveram partos traumáticos, que foram vítimas de violências físicas e/ou emocional, que perderam entes queridos, que vivenciaram acidentes ou doenças graves, ou seja, que passaram por qualquer choque ou trauma, em qualquer época de suas vidas, podem encontrar nesta essência um confortador para seus traumas. Note-se que o trauma pode permanecer "adormecido" por muitos anos. Quando finalmente manifesta-se pode provocar problemas tanto a nível comportamental / ideativo, quanto a nível físico. Paralisias, perda de memória, mudez, e câncer são alguns dos efeitos físicos que um trauma pode provocar.
Caso clínico: mulher, 54 anos. Há 32 anos conheceu um homem divorciado e contra a vontade da família resolveu morar com ele. O duração do casamento foi o tempo da lua-de-mel. Quando retornaram da viagem o homem a deixou na casa de sua mãe. Ela nunca mais o viu. Depois disso tornou-se uma pessoa amarga, reclusa e infeliz. Sua vida passou a ser somente casa e trabalho. Não teve mais nenhum relacionamento afetivo. Atualmente tem se sentido deprimida e com vontade de chorar. Foi prescrito Star of Bethlehem, Holly (para os sentimentos de raiva e amargura), Cassia (Florais de Minas - para culpa derivada da sua decisão de morar com o homem), Willow (para a amargura) e Agrimony (para a angústia escondida através da vida solitária). Na consulta seguinte relatou que estava pensando o tempo todo no seu passado e também em como sua vida poderia ter sido diferente. A depressão melhorou, mas a vontade de chorar não. Foi acrescentado Honeysuckle (por estar presa ao passado) e Mimulus (para seu medo de enfrentar a vida no presente) à formulação original. Nos seis meses seguintes pode superar seu trauma inicial e reavaliar as consequências do mesmo sobre sua vida. Foi um período de grandes transformações interiores. A depressão e a vontade de chorar desapareceram. Passou a levar uma vida mais aberta e com mais alegria, amigos e com um vínculo renovado com a família.
|
|
|
Sweet Chestnut (Castanea sativa)
Resumo: para os casos extremos de angústia e desespero no qual a pessoa sente que está no limite da resistência. Depressão, tristeza. Não enxerga uma saída para sua situação desesperadora.
Nome popular: castanheiro.
Coloração: verde (feminina) e amarelo (masculina).
Floração: junho, julho e agosto.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Heliotropium (Heliotropium peruvianum / Heliotrópio).Para quando o indivíduo pressente que não tem forças para resolver seus conflitos. Ele está no limite de sua resistência. Está desesperado. É um momento extremo na vida da pessoa. Para ele não há esperança e nem futuro. Ele se sente sozinho e isolado de todos. É um sofrimento interior que é agravado pelo fato da alma estar presa em valores, idéias e comportamentos que nada colaboram para a resolução do seu sofrimento. Edward Bach descrevia este sofrimento como se a própria alma da pessoa estivesse sendo destruída.
O momento em que o indivíduo necessita da essência floral Sweet Chestnut é um momento em que a dor está provocando o nascimento de um nova consciência. Os antigos padrões que vinham governando o indivíduo estão sendo rompidos e o novo ainda não se impôs. Neste momento ele ainda sofre maciçamente a perda e o rompimento. O que sobra é um grande vazio, uma escuridão, a exaustão e uma angústia extrema. Com a nova consciência que emergirá desta situação ele irá vivenciar a libertação do sofrimento e das velhas estruturas mentais. Indivíduos que se dedicaram a vida inteira a uma outra pessoa, que fizeram dela o centro de sua vida e de repente se vêem sem esta pessoa podem vivenciar este sofrimento extremo. Neste caso, o desespero e a sensação de destruição interior irá tomar conta da vida até que a pessoa se liberte dos seus antigos padrões e aprenda a viver de um modo diferente.
O sofrimento em seu limite, o desespero, a falta de saída, de esperança e a solidão interior são o prenúncio de uma nova etapa da vida que é atingida mais facilmente quando tomamos Sweet Chestnut.
Caso clínico: homem, 52 anos, depois de anos trabalhando em uma grande empresa chegou ao cargo de diretor. Exerceu esta função por mais de 10 anos, até que a empresa passou por uma reformulação e ele foi dispensado. Não conseguiu mais um cargo como o anterior. Tentou reorganizar sua vida montando sua própria empresa mas desistiu antes de concretizá-la. Relatou que depois desta desistência seu mundo desabou. Nos últimos três meses antes da consulta sofreu "como nunca imaginou que alguém poderia sofrer". "Sinto que estou arrebentando por dentro...", "...minha vida está um caos... eu agradeço a mulher que eu tenho...", "...sinto vergonha dos meus filhos...", "...eu choro, pelo menos aprendi isto...". Foi prescrito a seguinte fórmula Sweet Chestnut, Walnut (para o momento de transição), Star of Bethlehem (para o trauma da perda do emprego), Impatiens (para a pressa interior) e Larch (por se sentir fracassado). Depois de um mês já sentia que estava menos desesperado. Mas estava sem rumo profissional. Diz que seus valores se modificaram muito com estes momentos de sofrimento. "Agora as coisas tem pesos diferentes das que tinham". Tomou a mesma formulação acrescida de Wild Oat (para ajuda-lo na busca da auto-realização). Teve alta com mais alguns meses de tratamento. Avaliava que era outra pessoa, "muito mais leve e saudável".
|
|
|
Willow (Salix vitellina)
Resumo: para as pessoas profundamente negativas que se sentem injustiçadas. Colocam a culpa nos outros pelos próprios infortúnios. Ressentidas, amargas, invejosas e rancorosas. Autocomiseração. Sentem-se vítimas do destino.
Nome popular: salgueiro.
Coloração: verde.
Floração: maio.
Preparação da essência: método da fervura.
Florais de Minas: Zinnia (Zinnia elegans / Moças-e-velhas).Estas pessoas tem dificuldade em perceber o quanto contribuem para criar as situações de sua vida. Acreditam que sofrem porque são injustiçadas ou porque não tem sorte na vida. São extremamente negativas e amargas. Quando enfrentam algum infortúnio ou adversidade não conseguem ver um lado positivo e também não conseguem aprender com a situação. Sempre encontram algo fora delas que justifique seus infortúnios. Jamais sofrem ou fracassam por sua própria culpa.
São invejosas. Se comparam aos outros e procuram mostrar o quanto a vida é cruel com elas. Acreditam que seus esforços, sua fé e sua luta não são recompensados. As outras pessoas recebem coisas boas "do céu" sem muito esforço. Assim, tudo o que recebem de bom é pouco e é um direito seu. Não conseguem ser gratas. Normalmente esperam e cobram bastante dos outros. Na hora de retribuir tem má vontade, acham sempre difícil ou são ingratas. O mau humor e a negatividade estão constantemente presentes.
Magoam-se com as mínimas coisas e se queixam de tudo. O perdão não existe, nem o esquecimento. Elas guardam os maus sentimentos dentro de si e depois de remoê-los bastante ficam cheias de raiva, mágoa e rancor.
A essência Willow ajuda estas pessoas a reconhecerem suas responsabilidades frente aos eventos de sua vida. Elas aprendem a reconhecer o quanto os maus sentimentos que nutrem ajudam a que eventos negativos aconteçam com elas próprias. Elas se abrem para vida, para o amor, o serviço e os bons pensamentos.
Caso clínico: mulher, 22 anos, estudante. Relatou que era com ela que sempre aconteciam os problemas. Acreditava ser uma azarada. Não tinha namorado. Tinha pouquíssimos amigos. Mostrava rancor das pessoas, principalmente quando suas colegas de escola faziam programas entre elas e ela não era convidada: "mas da próxima vez que for convidada também não vou...". Relatou que sempre que era convidada para sair com elas o lugar não era legal, o dia não era bom e as pessoas que iam não eram as melhores. Ou seja, colocava tanto defeito e ficava com tanta má vontade que nunca era bom nem para ela nem para as colegas. Criticava muito as pessoas. Era egoísta, "ninguém me dá nada de graça e eu vou ficar ajudando os outros... de jeito nenhum." Foi prescrito Willow, Chestnut Bud (para aprender com as experiências), Walnut (para facilitar a sua transformação) e Beech (para a intolerância). Na segunda consulta relatou que estava fazendo esforço para ser agradável, mas que era difícil por causa dos seu negativismo (que começou a incomodá-la). Relatou que todo problema ficava bem maior na sua cabeça. Foi prescrito Willow, Chestnut Bud, Walnut, Beech e Crab Apple (para desenvolver um senso de proporção justo). Com pequenas alterações esta foi a formulação que tomou por mais 9 meses. Durante este período pode perceber o quanto era egoísta e desagradável com as pessoas. Aprendeu a ter uma convivência social harmoniosa e com isto seu vínculo com as colegas se transformou. Passou a ter mais amigos e a ser mais amiga.
|
|
Cursos / O Autor / Florais de Bach / Florais de Minas / Florais da Austrália / Casos Clínicos / Links / A Produção das Essências / Florais: Arquétipos em Movimento / Novidades / O Tratamento / FAQ's / Florais, Energia e Matéria / Livros Indicados / Filosofia de Bach / Perguntas e Comentários / Colabore / Outras Essências / Novos Casos Clínicos / A vida de Ed. Bach
Terapia de Vidas Passadas / Análise de Sonhos / Consciência On-line
Essências Florais para a solidão.
Essências Florais para a indecisão.
Essências Florais para a preocupação excessiva com o bem estar dos outros.
Essências Florais para o medo.
Essências Florais para os que são susceptíveis a influência e idéias alheias.
Essências Florais para a falta de interesse nas circunstâncias atuais.
perguntas, dúvidas,
opiniões e idéias.
O conteúdo desta página está registrado junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional
Última atualização desta página: 17 novembro 2000
Campinas, 18 de Maio de 1998.
Copyright © 1998 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira.
This page hosted by Get your own Free Home Page