cep centro de estudos psicanalíticos
em 1999
Em 1999, além dos Cursos de Formação em Psicanálise e do Curso de Formação em Psicanálise de Crianças, cujo os detalhes podem ser vistos na página principal, foram as seguintes as demais atividades promovidas pelo CEP:
Curso Breve
Psicanálise e Discurso Médico
Coordenação geral: Dr. Domingos Paulo Infante, Psiquiatra, psicanalista, diretor de Psiquiatria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, membro da Escola Brasileira de Psicanálise.
Programa:
1. O resgate do sujeito no discurso médico
Coord: Dr. Domingos Paulo Infante
2. O sintoma médico, o sintoma analítico e o fenômeno
psicossomático.
Coord: Dra. Anete Katsuno
3. A ciência: o sujeito excluido. A medicina: o sujeito doente.
A psicanálise: o sujeito e sua verdade.
Coord: Dra. Raquel Ieginsvajn
Curso Breve
A Clínica Psicanalítica e o Discurso Social
Docente: Dr. Alfredo Jeruzalinsky, Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, diretor do Centro Lydia Coriat, e presidente da Fundación para el Estudio de los Problemas de la Infancia (FEPI), autor dos seguintes livros: Psicanálise do Autismo, Psicanálise do Desenvolvimento Infantil e co-autor de dois volumes sobre Psicanálise e Sintoma Social.
Curso Breve:
Novas tendências no tratamento e na escolarização de crianças com distúrbios globais de desenvolvimento
Docente: Dra. Maria Cristina Kupfer, Psicanalista, Profa do Instituto de Psicologia da USP, Diretora da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, IPUSP.
Evento
O Lugar do Discurso Parental na Análise com Crianças
Docente: Mira Wajntal, Psicanalista, mestranda e pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC.
Data: 12 de Junho de 1999.
História da Psicanálise na formação do psicanalista
Docente: Dr. Renato Mezan, Psicanalista, prof. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, autor de diversos artigos e livros, entre eles, Freud: pensador da cultura; A vingança da esfinge; Na sombra de Dom Juan, Brasiliense.
Palestras e Debates
26/03/99 - Debate: "Psicanálise com Crianças"
Debatedores:
Monica Seincman - Psicanalista, linguista, mestranda em Psicanálise pela PUC-SP, membro do Lab.de Psicopatologia Fundamental do Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP, Coordenadora do Curso de Formação em Psicanálise e o de Psicanálise de Crianças do CEP.
Roseli Penacchi - Psicanalista
Sandra Moreira de Souza Freitas - Psicanalista de crianças.
30/04/99 - Palestra: "Uma introdução à teoria dos campos na psicanálise"
Palestrante: Fabio Herrmann - Médico, psicanalista, membro efetivo analista didata da Soc. Brasileira de Psicanálise, SP, prof. de Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. Autor de diversos livros, entre eles: Psicanálise do Quotidiano, Artes Médicas.
28/05/99 - Debate: "Transtornos Alimentares"
Debatedores:
Dr. Táki Athanássios Cordás - Psiquiatra, mestre e doutor do Departamento de Psiquiatria da Fac. de Medicina da USP, coor.geral do Ambulatório de Bulimia e transtornos alimentares, do Inst. de Psiquiatria da USP.
Dr. Domingos Paulo Infante - Psiquiatra, psicanalista, diretor da Pediatria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, SP.
Ana Cecilia Scafuzca - Psicóloga, psicanalista, mestranda do Prog. de pós-Graduação em Psicologia Clínica, PUC-SP, onde é membro do Lab. de Psicopatologia Fundamental.
25/06/99 - Debate: "Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria:
A confusão das práticas"
Debatedores:
Pedro L. Ribeiro de Santi - Psicanalista, mestre em Filosofia pela USP, doutorando em Psicologia Clínica do Núcleo da Subjetividade do Programa de Pós-Graduação, PUC-SP. Coordenador do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Peter Paul Pelbart - Psicanalista, autor de diversos artigos e livros, entre eles: A nau do tempo rei, Brasiliense.
Miriam Schnaiderman - Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Inst. Sedes Sapientiae, doutora em Artes Cências pela ECA-USP.
27/08/99 - Debate: "Desenvolvimento do Projeto Moradia:
A potência transformadora do cotidiano"
Debatedores:
Nelson Carrozo - Psicanalista, diretor do Instituto de Desenvolvimento em Saúde Mental Psico-Social "A CASA".
24/09/99 - Palestra: "O papel do analista na situação terapêutica"
Palestrante:
Sérvulo Augusto Figueira - Psicanalista, formado no Middle Grupo em Londres, mestre em Psicologia Clínica, PUC-RJ, PhD em Psicologia na University of London, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, SP, autor de diversos livros, entre eles, A contratransferência, Casa do Psicólogo e A clínica do analista, Lemos.
29/10/99 - Debate: "Práticas sexuais contemporâneas"
Debatedores:
Julio Cesar Cordeiro do Nascimento - Psicólogo, psicanalista, membro do Lab. de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP ,onde é mestrando em Psicologia Clínica.
Durval Chechinatto - Psicanalista, membro da Soc. Campinense de Psicanálise.
Paulo R. Ceccarelli - Psicólogo, psicanalista, doutor pela Paris VII - Denis Diderot.
Cinema, Psicanálise e Cultura
exibição de filmes e reflexão psicanalítica
Coordenação: Pedro Luiz Ribeiro de Santi
23/04/99 - Central do Brasil, de Walter Salles Jr.
Comentários de Luis Claudio Figueiredo
18/06/99 - Afinidades eletivas, de Paolo e Vittorio Taviani baseado em obra homônima de Goethe.
Comentários de Ines Loureiro
10/09/99 - Hamlet, de Laurence Olivier
Comentários de Pedro Luiz Ribeiro de Santi
12/11/99 - Morte em Veneza, Luccino Viconti
Grupo de Fala da Terceira Idade
Coordenação: Viviane Nunes Batista, Psicóloga, psicanalista, membro da Clínica Psicanalítica - Rede de Atendimento.
Abrimos este espaço na tentativa de restituir ou instituir a fala daqueles que em geral calamos. Seja por não se inserirem mais no processo de producão, ou por sua fala que nos remete ao contato com a proximidade da morte, predomina o silenciamento de suas manifestacões.
A consequente "des-subjetivação" a qual esta realidade social expõe este setor da população, produz efeitos patologizantes e mortíferos.
Denominamos "grupo de fala", este espaço que se propõe a recuperação destas expressões, cuja tendência é permanecerem mudas.
Clique aqui para voltar à página principal do Centro de Estudos Psicanalíticos