cep centro de estudos psicanalíticos

Curso de Formação em Psicanálise de Crianças

Coordenação Geral: Monica Seincman

Corpo Docente:

David Calderoni, Psicólogo, Psicanalista, Membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP e do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre e Doutorando em Psicologia pela USP.

Grace Lagnado, Psicóloga e Psicanalista, Mestre pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica). Realizou, durante 10 anos, atendimentos clínicos de crianças e adolescentes psicóticos e autistas, na instituição belga "Les Godillots".

Marcelo Lábaki Agostinho, Psicólogo, Psicanalista, participa da equipe da Clínica de Psicologia da USP.

Mira Wajntal, Psicanalista, mestranda no Núcleo de Psicanálise pela PUC-SP, membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Núcleo de Psicanálise do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da PUC-SP.

Monica Seincman, Psicanalista, lingüista, mestranda no Núcleo de Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.

Proposta

Por que a necessidade de uma formação específica em psicanálise de crianças? O atendimento psicanalítico de crianças possui singularidades que fazem dele não apenas um ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalíticos. Dois pontos devem ser, neste sentido, destacados:

1º - Inclusão da família no atendimento, demandando alterações técnicas.

2º - Plasticidade do psiquismo infantil, necessitando de uma metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios à infância.

Estes dois fatores exigem uma formação que possibilite a escuta da criança enquanto sujeito e não como mero desdobramento do que ocorre na clínica de adultos.

O Curso de Formação em Psicanálise de Crianças tem um enfoque basicamente clínico, e a partir da clínica infantil é que são pensadas sua teoria, metapsicologia e técnica. Fundamenta-se essencialmente nos relatos clássicos de casos de análise de crianças e em uma seleção de casos de autores contemporâneos. O percurso é marcado pela pluralidade de linhas de pensamento que, oferecendo a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da psicanálise de criança, visa a construção de uma postura psicanalítica pessoal.

O eixo do desenvolvimento da reflexão clínica é a temática da subjetivação. Tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose, o trabalho se desenvolve através da verificação das diversas fases e particularidades de cada quadro psicopatológico, sua incidência no processo da subjetivação e de como isto pode ser trabalhado na clínica.

Programação

Atividades:

- Aulas expositivas apoiadas em relatos de caso quando serão enfocadas
  a metapsicologia e a técnica
- Supervisão de casos em grupo
- Monografia orientada
- Supervisão individual a partir do 3º semestre
- Atendimento a pacientes

Carga horária: 1º e 2º semestres: 2h.e 30min. por semana, destinada a um período teórico e outro clínico. Nos dois semestres finais haverá aumento de carga horária destinada a supervisão individual e ao atendimento à pacientes.

Requisitos:

• Graduação e análise pessoal
• Duas entrevistas de avaliação

Início: abril

Horário: Quarta-feira das 20:00 às 22:30h

Preços: Taxa das entrevistas: R$150,00 - Mensalidade: R$185,00

Informações e Inscrições:

Pelos telefones: (11) 864-2330, 3865-0017 e 3676-1513

Clique aqui para voltar à página principal do Centro de Estudos Psicanalíticos

1