A CONQUISTA DO PROIBIDO
Renato Mezan
ISBN: 85-7480-010-4
164 páginas
Quem foi Freud, e por que pôde realizar o que realizou? Este pequeno livro traz alguns esclarecimentos para responder a esta pergunta, que na verdade é bem mais complexa do que poderia parecer. Somando informações biográficas a um breve estudo da obra freudiana, ele deseja ser uma isca: se, depois de o percorrer, você se sentir interessado o suficiente para ir mais além, lendo o próprio Freud, ou algum dos muitos psicanalistas e comentadores que discutiram questões ligadas à psicanálise, ele terá cumprido sua função. Pois ainda hoje, tantos anos após a primeira exposição das idéias deste que foi o maior psicólogo do século XX, elas permanecem vivas, atuais e desafiadoras.
Escrevendo a seu amigo Fliess, Sigmund Freud disse: "não sou um médico, nem um cientista. No fundo, sou um conquistador, com todas as características deste tipo de pessoa". Mas o que, exatamente, ele conquistou ? E como o fez ? Este livro responde: foi o proibido - a sexualidade, o reprimido, o inconsciente... E com isto, abalou a imagem que o homem ocidental fazia de si mesmo: razão mais do que suficiente para travar conhecimento com este inquietante senhor.
Sumário
Silêncio, por favor
" Uma mesma arquitetura Psíquica "
" Um lugar nas fileiras da humanidade laboriosa "
" Algo surgido do abismo "
" A agiração e o ruído dos tempos atuais "
" A fantasia audazmente desvairada "
Cronologia
Indicações de leitura
Referências bibliográficas
Renato Mezan é psicanalista, professor titular da PUC/SP, e autor de diversos livros, entre os quais os mais recentes são: Escrever a Clínica (Casa do Psicólogo) e Tempo de Muda (Companhia das Letras).
Ateliê
Editorial
Rua Manuel Pereira Leite, 15
06700-000 - Granja Viana - Cotia - São Paulo
Telefax(11)7922-9666
www.atelie.com.br