cep centro de estudos psicanalíticos
Seminário Teórico - I
O Projeto de Freud para Winnicott e Bion
Docente: Daniel Delouya, Ph.D, Psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Resumo: A proposta desta disciplina é examinar a contribuição de Bion e Winnicott, autores tradicionalmente não-freudianos, em relação às questões suscitadas pelas dificuldades encontradas na clínica fora do campo das neuroses. Questões essas que impeliram Freud para a segunda tópica sem que ele pudesse, no entanto, encontrar uma resposta satisfatória para elas. Entretanto, veremos que tanto as questões freudianas como as respostas que os dois autores lhe aportam, entremeiam-se, surpreendentemente, na malha metapsicológica que Freud esboçou em seu Projeto de um psicologia (1895) e dos quais modelos começa a se reapropriar a partir da segunda tópica.
Conteúdo: A representação, como tem sido descoberta e elaborada por Freud, é o conceito norteador e o mais específico da clínica e da concepção psicanalítica mesmo, e principalmente, quando a grande parte das configurações psicopatológicas apontam para seu fracasso, ou para sua falência em se constituir. Esta disciplina pretende retomar a obra de Freud em seu conjunto para demonstrar como Bion e Winnicott têm fornecido, na clínica e na teoria, algumas das respostas mais instigantes para o elo de ligação entre a pulsão e a representação, um dos eixos principais ao longo do qual se constitui o movimento e o desenvolvimento do arcabouço freudiano.
O Projeto de Freud que parte de uma dimensão econômica, das quantidades, para a construção do mundo representativo do psiquismo, a memória e o pensamento, permite integrar as contribuições de Bion e Winnicott, a serviço do entendimento da construção psíquica, ausente enquanto conceito em Freud, mas que é, no entanto, ordenador das contribuições desses autores ingleses. Permite, assim, assistir a relevância teórico-clínica de um trabalho metapsicológico da obra freudiana feito por autores que situam-se em contextos teóricos diversos do freudismo tradicional.
Metodologia de ensino: A metodologia básica consiste em exposição frontal que seja, ao mesmo tempo, interativa e apoiada em leituras prévias de textos - tanto teóricos quanto clínicos - às aulas administradas. Alguns serão escolhidos para a discussão em grupo. Tomando como eixo central o movimento da obra freudiana, Bion e Winnicott serão introduzidos dentro do contexto das questões e problemáticas surgidas. Na medida que esses forem inseridos, o contexto de sua contribuição será exposto.
Abril
Horário: Início: 05/04/00 - 4º feira: 20:30 às 22:00h
Duração: 1 semestre
Preço/Mensalidade: R$ 120,00 / Alunos do CEP R$ 100,00
Informações e Inscrições:
Pelos telefones:
(11) 864-2330, 3865-0017 e 3676-1513
Atividade sujeita a um número mínimo de inscrições
Clique aqui para voltar à página principal do Centro de Estudos Psicanalíticos