Resumo das Atividades Desenvolvidas
desde a Chegada a Campinas, 1976
Em março de 1976 eu era Professor, por Concurso, da Universidade de Buenos Aires - Argentina, tanto de Psiquiatria como de Psicologia do Desenvolvimento.
Logo após o Golpe Militar desse país, fui demitido de ambos os cargos e como muitos outros, fui objeto de ameaças diversas.
Em julho desse ano, o saudoso Prof. Dr. Zeferino Vaz, convidou-me a visitar Campinas para oferecer-me a Chefia e reorganização do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Aquele Magnífico Reitor ofereceu-me todo tipo de oportunidades para facilitar minha tarefa, já que o mencionado Departamento havia passado por várias Chefias e estava inteiramente a Cargo de um docente prestigioso, porém, sem os títulos acadêmicos necessários.
Demorei em aceitar o convite, com a esperança
de que a situação política na Argentina mudasse, coisa
que não aconteceu. Em outubro do mesmo ano fui intimado
a aceitar ou não o Cargo oferecido.
Não duvidei mais e em 11 de outubro
1976, cheguei ao Brasil, em Campinas, assumindo a responsabilidade incumbida,
com total dedicação. Minha família, renunciando laços
sangüíneos e de amizade, acompanhou-me nesta oportunidade.
Eu já era um Professor relativamente conhecido, nacional e internacionalmente e considerei que realmente valia a pena aceitar o desafio. Meu curriculum atesta todas as minhas atividades científicas e universitárias.
Após a minha contratação, como Professor Titular e Chefe do Departamento, nível MS.6, em Regime de Turno Completo, fui procurado, nessa época, pelo Magnífico Reitor da PUCCAMP, Prof. Dr. Barreto Fonseca, para também reorganizar o Departamento de Pós-Graduação em psicologia Clínica, exercendo como Professor Titular do Departamento, o qual comecei a reorganizar no início de 1977, finalizando com sucesso minha gestão em 1981 e continuando até 1991 como Professor Titular desse Departamento de Pós-Graduação.
O trabalho no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria foi bem sucedido na medida que tive o apoio do Magnífico Reitor e dos Senhores Diretores da Faculdade de Ciências Médicas, Professores: Pinotti e Leonardi, na fase inicial e posteriormente Frederico Magalhães e Martins Filho, e depois o Prof. Dr. Luis Alberto Magna.
Eu já possuía os títulos de Doutor em Medicina e Livre-Docente, assim como de Professor Titular, por Concurso e os de Especialista em Psiquiatria Infantil dos Estados Unidos, onde fiz 03 (três) anos de Residência Psiquiátrica.
Na PUCCAMP consegui reorganizar a Pós-Graduação,
contratar Professores Doutores e orientar diversos Psicólogos nas
suas Teses de Mestrado (31 dissertações de Mestrado, foram
aprovadas).
A UNICAMP revalidou primeiro meu título
de Médico e depois os de Doutor em Medicina e Livre-Docência.
Assim, meu trabalho na UNICAMP me levou logo a organizar a Primeira Jornada Campineira de Medicina Psicossomática (236/03/1977), a Primeira Jornada Campineira de Atualização em Psicopatologia Infantil (17/09/1977), a Primeira Jornada Campineira de Psiquiatria Social (20/11/1977), sempre convidando personalidades de prestígio internacional.
De 06 à 09/03/1978, e sob os auspícios da Organização Pan-americana da Saúde, organizei em Campinas o Segundo Seminário Latino-Americano de Adolescência.
Apesar de não ter necessidade burocrática para continuar como Professor Titular, optei, como exemplo para meus alunos e colegas, a submeter-me a Concurso Público para Professor Titular, o qual realizou-se em novembro de 1985, onde a banca outorgou-me a nota 10 (dez).
Em 1987 afastei-me da Chefia para cedê-la aos que foram eleitos para o Cargo e por eleição fui reconduzido para o mesmo, desde 1989, até 1991 e reeleito até 1992. Participei de numerosas Comissões da Faculdade de Ciências Médicas e da própria UNICAMP. Idealizei a criação do Núcleo de Estudos Psicológicos da UNICAMP (NEP) e em 13/01/1988 fui designado Coordenador do mesmo Cargo que exerci até julho de 1991 em que me demiti.
Como Chefe do Departamento participei da
elaboração de diversos Convênios, especialmente com
a Secretaria da Saúde Pública do Estado de São Paulo.
Orientei diversas pesquisas científicas e dissertações
de Mestrado e Doutorado, em nossa Universidade. Integrei e integro Sociedades
Nacionais e Internacionais. Fui Presidente do Departamento de Psiquiatria
da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (1978-1979) e também
da Regional Campinas da Sociedade de Medicina Psicossomática (1979-1981),
da Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental do Brasil (1979-1981),
organizando o IIº Congresso Nacional dessa Sociedade em Campinas,
em 1981.
Fui Presidente da Comissão Científica
de Saúde Mental do Estado de São Paulo (1987-1991).
Sou Consultor Científico de diversas publicações nacionais e estrangeiras e Membro de Honra de diversas Sociedades Nacionais e Internacionais. Atualmente sou Vice-Presidente da Associação Mundial de Psiquiatria Dinâmica, com sede em Berlim - Alemanha, Ex Vice-Presidente da Federação Internacional de Psicoterapia Médica, com sede em Berlim - Suíça e Membro dos Conselhos Diretores da Associação Mundial de Psiquiatria Social, do Colégio Internacional de Medicina Psicossomática e a de Psiquiatria Infantil. Membro da Academia Campineira de Letras e Artes.
Autor de 52 capítulos de livros e 12 livros, alguns dos quais já em várias edições publicadas no Brasil, a partir de 1978 até 1991 e mais de 300 trabalhos científicos publicados.
Idealizei o Centro de Prevenção ao Suicídio e dirigindo-o por vários anos em Campinas e também a Casa do Adolescente que ainda espero possa ser concretizada.
Pronunciei mais de 200 palestras e ministrei mais de 150 aulas e cursos.
Participei de 245 Congressos, Seminários, Jornadas, etc.
Publiquei uma coluna semanal de divulgação científica durante um ano num jornal de Campinas, tomando conhecimento de que muitos desses artigos foram reproduzidos em Jornais da região.
Sou Consultor Científico da FAPESP (São Paulo), FAPERJ (Rio de Janeiro) e Comissão Científica da Universidade de Londrina, Paraná.
Criei o Setor de Psiquiatria Infantil e o Setor de Psiquiatria da Adolescência (ambos com Cursos de Especialização, conhecidos em Campinas e em todo o país), assim como o Serviço de Atendimento Psicológico e Psiquiátrico ao Estudante da UNICAMP, SAPRE.
A 19 de março de 1992 tive que aceitar minha aposentadoria “Compulsória” (por idade). Por indicação e unanimidade da Igreja Congregação da F.C.M., o Magnífico Reitor da UNICAMP, designou-me “Professor Titular Convidado” de Clínica Psiquiátrica, em setembro de 1992, o que me obriga a continuar com responsabilidades de ensino e pesquisa, porém, sem remuneração. Em 30/03/1993, ganhei o título de “Professor Emérito” da UNICAMP, aprovado por unanimidade do Conselho Superior da Universidade na sua 31ª Sessão Ordinária, realizada em 30/03/1993, e entregue em solenidade do Conselho Superior, pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. Carlos Vogt, em 01/09/1993.
Continuo meus estudos, pesquisas, publicações,
ensino, etc...
Voltar
para a Página Principal
This page hosted by
Get your own Free Homepage