Formas de Manipulação

Home Chat Fórum Biblioteca Receitas Nota

 

 Um nível acima

FOLHAMAIL.GIF (1856 bytes)

Escreva-me

Sobre a autora

formiguinha2.JPG (49678 bytes)

 

              [ Histórico ] [ Descrição das espécies ] [ Tabela/Outras espécies ] [Formas de Manipulação ][ Glossário ][ Referências Bibliogáficas ][ Colaboradores ]

 

FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS

 

Infusão: (Usa-se este método para as partes macias das plantas como flor, folhas e frutos). Coloca-se a quantidade de planta, suficiente para o preparo, em um recipiente de vidro, louça, ágata ou inox (evite o alumínio pois este solta partículas microscópicas, que são prejudiciais saúde). Em seguida derrame água fervendo sobre a erva no recipiente e aguarde 10 a 15 minutos. Após este tempo coe o infuso, utilizando-se então a posologia indicada.

 

Decocção: deve ser empregada para as partes mais duras dos vegetais (raízes, cascas e entrecascas, rizomas e sementes). Coloca-se as ervas, anteriormente lavadas, na água ainda fria. Lava-se ao fogo até a fervura. Deve-se deixar fervendo por um período de 5 a 15 minutos (o tempo vai depender da dureza da parte a extrair). Deixe repousar por 15 minutos em recipiente bem tampado, coando após decorrido este tempo.

 

Cataplasma: É uma preparação feita com farinha e água, geralmente a quente, com adição ou não de planta triturada. É aplicada sobre a pele da região entre dois panos finos.

 

Compressa: Preparação de uso tópico geralmente feita com pequenos pedaços de pano ou gaze embebidos em alguma loção, chá, cozimento ou sumo da planta. A compressa é colocada sobre a parte afetada e mantida levemente apertada.

 

Inalação: É uma preparação que aproveita a ação combinada de vapor de água quente com aroma das drogas voláteis. Coloca-se água fervente sobre porções de droga contida em uma panela de até ½ litro, usada como gerador de vapor. Deve-se aspirar os vapores ritmicamente (pode-se contar até 3 quando se aspira e até 3 quando se expele o ar) durante 15 minutos. O uso de uma cobertura sobre os ombros, a cabeça e a panela aumentam a eficácia do tratamento.

 

Loção: Este tipo de preparação é usada em banhos e compressas locais para limpeza e tratamento de feridas, coceiras e outras afecções da pele e do couro cabeludo. Coloca-se uma xícara das de chá contendo o infuso ou cozimento, junta-se adicionando-se ¼ de álcool. Agita-se e usa-se localmente.

 

Lambedor ou xarope: É uma preparação espessada com açúcar e usada geralmente para o tratamento da tosse e bronquite. Junta-se parte do chá ou do cozimento conforme o caso com uma parte de açúcar. Ferve-se a mistura desmanchando o açúcar até atingir o ponto de fio.

 

Tintura: Preparação feita com álcool ao invés de água. Deixa-se as partes vegetais frescas ou secas, grosseiramente trituradas, mergulhadas em álcool durante 8 a 10 dias. Filtrar e guardar em recipiente escuro ao abrigo da luz.

 

Vinho medicinal: é um estimulante feito com vinho tinto no qual se deixa em maceração durante 8 dias uma ou mais plantas.

 

BARRARVORES.GIF (17453 bytes)

Este é o número de visitas a esta página até o momento.

BOTÃRVORE.GIF (419 bytes)

Anterior Próxima

 

1