Pão de Arroz / Quibe Vegetal / Vatapá de Abóbora Moranga com Camarão / Caldo Verde / Creme de Cenoura / Salada Grega / Salada Verde com Cenoura / Tabule
Use arroz
integral cozido já um pouco fermentado.Acrescente água morna e
o dobro de farinha de trigo e sal a gosto. Amasse bem
Deixe repousar durante cerca de 12 horas. Coza-o depois em forno
brando, numa forma de bolo inglês untada de óleo, barrando a
crosta com um pouco de óleo ou tahine para os grãos se
conservarem macios.
Pode-se obter um pão doce, acrescentando ameixas, passas, erva doce, água do cozimento de maçã ou cenoura, além de nozes amêndoas ou avelãs, ligeiramente tostadas. (VOLTAR)
Ponha triguilho de
molho durante a noite. Pela manhã, esprema. Junte sal, cebola
ralada, sumo de gengibre ou alho socado, limão, cheiro verde,
contro, hortelã.
Faça os bolinhos e frite ou ponha no tabuleiro para assar.
Pode rechear com carne de soja. (VOLTAR)
Cozinhe a abóbora picada em pedacinhos em refogado de cebola com óleo de soja e um pouco de água. Passe-a no liquidificador junto com uma colher de sopa de fécula de araruta. Prepare alguns camarões refogados com óleo de soja e bastante cebola picada, mexa até cozinhar bem, junto molho de soja e sal. Neste ponto, misture a abóbora aos camarões. Faça à parte um creme de arroz bem clarinho e bem cozido. Coloque o vatapá em pratinhos, ponha por cima o creme de arroz, enfeite com pedacinhos de azeitona e sirva. (VOLTAR)
3 ou 4 folhas de couve cortadas bem
fininhas
1 cará médio
1 dente de alho bem picado
Sal marinho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Descasque e lave o cará, corte-o em pedaços e ferva-o em pouca água. Quando estiver cozido, passe-o num espremedor. Prepare à parte em outra panela, um refogado com o azeite e o alho, antes de dourar jogue um pouco de água, junte a couve e o cará amassado, acrescente mais água, (não muita pois o caldo deve ser meio grosso) e salgue à gosto. Deixe ferver por mais alguns minutos e sirva quente em tigela regada com um pouco de azeite de oliva. (VOLTAR)
1/2 kg de cenouras (metade com rama)
3 cebolas
1 colher de sopa de araruta
Óleo
Sal
Água (para 5 porções)
Cozinhe as cenouras esmagando-as. À parte, refogue cebola num pouco de óleo, deitando-lhe, em seguida , a rama da cenoura muito bem picadinha (retirar os talos mais graúdos). Acrescente-lhe, então, a cenoura, bem como água do cozimento desta. Tempere com algumas gotas de shoyu diluído na água onde desfez a araruta, deixando ferver ambos durante cerca de 10 minutos. (VOLTAR)
1 alface cortada em tirinhas
1 pimentão verde, sem sementes e cortado em fatias finas
1 cebola cortada em rodelas finas
4 tomates cortados em quartos
azeitonas verdes ou prestas
salsa fresca picada
hortelã fresca picada
outras ervas, como alecrim, aneto, orégano, manjericão e
cheiro-verde frescos
suco de 1/2 a 1 limão
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal marinho e pimenta-do-reino
(como alternativa, use 1 a 2 colheres de sopa de molho
francês*.)
Misture os ingredientes da salada, exceto os tomates. Coloque-os em sacos plásticos e mantenha-os na geladeira até o momento de usar. Coloque-os numa saladeira, cubra-os com os quartos de tomate e regue com o molho ou molho francês* pouco antes de servir. Sirva com fatias de queijo feta (especialidade grega, feito com leite de cabra, de consistência dura, cor branca e salgado) ou qualquer outro tipo de queijo. (VOLTAR)
4 cenouras raladas
1 laranja cortada em pedacinhos
1 maço grande de agrião, folhas de salsa ou mostarda, ou um
pouco de todos, bem picados
1 cebola pequena cortada em rodelas, para guarnecer
folhas de alface
nozes sortidas, picadas e torradas (opcional)
Misture os ingredientes da salada. Arrume numa travessa forrada com folhas de alface e guarneça com rodelas de cebola e nozes sortidas (opcional). Para temperar, pode-se regar a salada com molho francês ficar todo o organismo. (VOLTAR)
255 g de trigo para quibe
3 colheres de sopa de cebolinhas bem picadas
1 cebola grande bem picada
salmarinho e pimenta-do-reino
1 xícara de salsa fresca bem picada
3 colheres de sopa de hortelã fresca bem picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 colheres de sopa de suco de limão
folhas de videira cozidas e frias, ou folhas cruas de alface,
para guarnecer
Deixe o trigo de molho em água durante 1/2 hora; após esse período, o trigo deverá aumentar de volume. Escorra-o, esprema-o e, se possível, espalhe-o numa pano limpo, para que seque bem.
Misture bem o trigo com todos os demais ingredientes. Prove o tempero e acrescente mais suco de limão, se necessário - o tabule deve ter o sabor refrescante dessa fruta.
Sirva em pratos individuais forrados com folhas de videira ou alface ou numa travessa grande. Decore com azeitonas, quartos de tomate e ramos de salsa. Essa saldada é tradicionalmente degustada com folhas de videira servindo de colher. Trata-se de um ótimo prato para servir em festas, como entrada ou como salada de acompanhamento. (VOLTAR)