Tentação no deserto

Aqui nos podemos notar o Espírito de Deus que abita o coração de Jesus, e também poderá abitaro nosso um dia.


Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome.

Disse-lhe então o demônio: "Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães." Jesus respondeu: "Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(Deut 8,3).

O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: "Dar-te-ei tudo isso se, prostrando-te diante de mim, me adorares." Respondeu-lhe Jesus: "Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás"( Deut 6,13).

O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: "Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra" (Sal 90,11s). Disse-lhe Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o senhor teu Deus"(Deut 6,16).

Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.

 

 

1