O uso do microcomputador na vida de qualquer indivíduo pode ser considerado como uma grande mudança. Dentro dos vários aspectos que sofrem nesta mudança, um deles se refere ao aprendizado no uso de software ou melhor de programas, tradução deste termo.
São muitos os programas disponíveis para uso no microcomputador. Neste texto tentaremos fazer uma cobertura geral nos principais tipos de programas, tanto os inespecíficos, como os específicos da área médica.
SISTEMAS OPERACIONAIS E WINDOWS
Antes de iniciarmos qualquer discussão sobre os programas temos que introduzir alguns conceitos básicos sobre os programas. Todos os programas funcionam ou "rodam" utilizando um outro programa que é chamado de sistema operacional. O mais famoso de todos é o DOS (Disk Operating System). Além do DOS, temos ainda o OS/2, mas o primeiro ainda é mais utilizado. A função do sistema operacional é fazer com que as ações do programa sejam compreendidas pelo computador.
O grande problema do DOS é que ele, como se diz na linguagem informática, não é uma boa interface gráfica, ou seja, sua apresentação é muito menos amigável e mais difícil de ser aprendida.
Para tanto, desenvolveu-se um outro sistema, que não é exatamente um sistema operacional, mas tinha intenção de funcionar como, o chamado Windows. O nome veio do inglês, janela, significando exatamente como o programa funciona. São uma série de janelas que representam os vários programas. É uma interface gráfica, de muito mais fácil aprendizado do que o DOS. A razão disto é que enquanto as ações do DOS se fazem apertando teclas, as ações do Windows são realizadas através do uso do Mouse, que ao pressionar ou clicar os seus botões ativa as diversas funções dos programas.
O ambiente gráfico do Windows permite a utilização de gráficos que atraem o usuário, interessando-o para o uso do microcomputador. Atualmente, a versão do Windows em uso é o Windows 95, com uma nova versão em finalização o Windows 98. A diferença entre o Windows 3.11 e o Windows 95 jaz na capacidade do Windows 95 de atuar como sistema operacional, gerenciando melhor todos os dispositivos do computador.
Explicado então esta parte inicial, vamos para os programas de uso corriqueiro. Se existe uma função para a qual o computador mais é utilizado é a de editor de texto, ou popularmente, de máquina de escrever. Muito mais do que uma simples máquina de escrever, os editores de texto são programas que atualmente estão capacitados a realizar funções altamente sofisticadas, dignas de grandes programas de editoração, superando em muito a simples tarefa de escrever.
EDITORES DE TEXTO
Também são inúmeros os editores de texto, desde os mais simples até os maiores e mais complexos. Vamos nos ater a discutir os maiores e mais potentes, citando apenas pequenos editores de texto para tarefas ocasionais.
O mais simples dos editores de texto é o chamado Notepad ou Bloco de Notas. Como diz o próprio nome é utilizado para funções simples e digitação de pequenos textos, assim como seu parceiro WordPad, editores que tem apenas a função de digitação de dados e se atem pouco a formatação do texto (Figuras 3 e 4 ).
Existem dois grandes grupos de editores de texto, famosos pela competição e classicamente utilizados em mercados diferentes. Um deles é o Microsoft Word e o outro é o WordPerfect. O primeiro foi inicialmente mais utilizado no Brasil, desde sua versão no DOS até sua versão mais recente o Word 7.0, dentro do pacote de programas do Office. O segundo, o WordPerfect, era inicialmente mais utilizado nos EEUU, sendo ainda bastante utilizado neste pais, mas o Office devido a sua capacidade de integração com outros programas mais populares fez com que o Word ganhasse mais popularidade lá.
Os editores de textos atualmente são muito mais do que simples máquinas de escrever. As funções mais importantes estão citadas abaixo:
Funções simples
- Formatação automática de texto – todo o texto pode ser automaticamente formatado, desde coisas mais simples como justificação do texto – trabalho anteriormente feito com grande dificuldade pelo digitador – até formatação das letras, conhecidas como fontes. O programa oferece vários tipos de fontes, desde as mais simples até as mais inusitadas.
Exemplos:
Fontes Fontes Fontes Fontes Fontes
- Assistentes de estilos – criação de estilos de textos, como cartas pré-formatadas, ou modelos de documentos, etc..
- Edição e formatação de figuras dentro do texto.
- Edição e formatação de tabelas
Além de tudo isso, o editor de texto conta com recursos de barra de ferramentas que facilitam a maioria das tarefas. Paralelamente, ainda possui um assistente, programa que orienta o usuário nas tarefas, identificando quando o mesmo necessita de ajuda. Um exemplo de programa de edição de texto se observa na figura 5..
- Correção ortográfica
- Autocorreção
- Autoresumo
- Contagem de palavras
- Assistente de mala direta, dentre muitos outros
PLANILHAS ELETRÔNICAS
As planilhas eletrônicas são programas que gerenciam bancos de dados, sendo que a associação de recursos de estatística e criação de gráficos tornou este software indispensável para qualquer médico que esteja envolvido na realização de um trabalho científico.
O mais famoso de todos é o Microsoft Excel, também parte do pacote de programas do Office. Outros também são muito utilizados, como o Quattro Pro, mas o importante é que todos tem aproximadamente os mesmos recursos que citaremos a seguir.
O formato básico do programa é semelhante ao do Word, com o detalhe que ao invés de uma área em branco temos uma área representando uma planilha.
As funções básicas de uma planilha são a de organização e armazenamento de dados em formato definido. Estes dados armazenados podem ser agora analisados através de várias fórmulas estatísticas, todas incluídas dentro do programa. O uso destas fórmulas pode ser feito manualmente pelo conhecedor ou mesmo através do assistente de fórmulas, que orienta e explica o seu uso. Isto facilita muito a análise de dados.
Paralelamente, as planilhas eletrônicas fornecem recurso de criação de gráficos, agora cada vez mais sofisticados com variações que tem intenção de atrair o usuário para gráficos cada vez mais bonitos e mais explicativos. O usuário então pode usar mão destes recursos gráficos para garantir que seus dados possam ser compreendidos e que ao mesmo tempo também despertem interesse de quem os lê.
Todo profissional que está envolvido na realização de qualquer pesquisa que envolva armazenamento de dados, necessariamente utilizada das apresentações para mostrar seus dados coletados. A importância das apresentações como meios cada vez mais iconoclásticos, cada vez mais autoexplicativos com certeza levará o o pesquisador a utilizar um programa de apresentações.
EDITORES DE APRESENTAÇÕES
As apresentações ou genericamente os slides são utilizados ubíquamente entre todos os colegas médicos, não importa qual seja a sua área ou mesmo qual seja o objetivo da apresentação. Também são vários os programas de apresentação, mas citarei três principais e discutiremos superficialmente seus aspectos vantajosos para quem os utiliza.
As apresentações são maneiras de mostrar dados que devem ser o máximo possível auto-explicativas. Os programas de apresentações, dentre os mais famosos o Powerpoint, Freelance Graphics e o Harvard Graphics, possuem inúmeros recursos que podem tornar as apresentações extremamente versáteis.
Dentre as funções básicas possíveis, podemos citar:
Atualmente, a tendência do uso do multimídia em apresentações vem se tornando cada vez mais e mais freqüente. O multimídia significa o uso de som e animações juntamente com o texto. Dentre as funções avançadas temos:
- Assistente de modelos – o programa fornece um modelo de apresentação, com fundo previamente produzido, letras e estrutura já organizada, facilitando mesmo para o usuário principiante uma realização fácil e rápida dos slides.
- Assistente de conteúdo – apesar de não muito útil a nível médico, o programa fornece assistente de conteúdo que orienta na realização da apresentação, utilizando modelo pré-estruturados de apresentações.
- Criação de gráficos e uso de clip-arts – O uso de desenhos e figuras nas apresentações enriquece tende a manter a atenção do ouvinte por mais tempo. Os chamados clip-arts são figuras pré-definidas de assuntos de uso geral que podem ser utilizadas em qualquer apresentação. Os gráficos, assim como nas planilhas podem ser criados sem dificuldades e os poderosos assistentes facilitam a formatação de acordo com o desejo do usuário.
- Criação de apresentações multimídia – a possibilidade de inserção de animações e de sons enriquece profundamente as aulas, sendo um recurso ainda subutilizado, mas de utilização crescente.
- Criação de animações com os slides – do mesmo modo que os estúdios de edição o fariam, as animações dos slides também são possíveis recursos a serem criados.
LEITORES DE PÁGINAS DA INTERNET
A rede mundial de computadores, a Internet, possui um mundo de informação, todo codificado numa linguagem chamada HTML. Os programas leitores ou paginadores ou ainda "browsers" são apenas aqueles que interpretam e colocam em modo gráfico os dados disponibilizados na rede.
São dois os maiores e mais famosos, mas não iremos comentar fatos específicos de cada um. O Netscape e o Internet Explorer são programas que tem como função básica paginar, isto é, permitir ao leitor que folheie as páginas da Internet. Com comandos fáceis e altamente interativos, o leitor pode folhear as páginas e também salvá-las no seu computador. Pode enviar ou retirar arquivos da rede, assim como gerenciar suas mensagens e enviar mensagens para amigos. Este programas vem sendo cada vez mais sofisticados com a implementação de novas linguagens como Java, que criam animações, transformando este ambiente gráfica ainda mais atraente.
Finalizando, este são os principais tipos de programas. Ainda temos uma gama imensa de outro tipos, como editores de imagem, jogos, programas de comunicação. Todos estes serão motivo de utilização conforme a necessidade específica de cada um, sendo os comentados aqueles que com grande probabilidade abrangem a maioria das necessidades básicas do médico.
Dentro destas necessidades básicas, não podemos esquecer de comentar sobre os programas específicos. Em número bem menor e com bem menos sofisticação, o software médico hoje tem uma atenção muito especial para os programas de gerenciamento de consultório
Apostila do curso de Informática para Urologistas do
XXVI Congresso Brasileiro de Urologia
Blumenau - SC
Use o Botão Back ou Voltar do seu Browser, ou clique aqui para voltar para a Home Page do Marcio
.