BAIÃO On Line
JOSÉ SARAMAGO

Prêmio Nobel da Literatura de 1998
Sua Vida

José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, concelho de Golegã, no Ribatejo, em Novembro de 1922. Menos de três anos depois, seus pais, camponeses, emigraram para Lisboa . Seus estudos secundários não completou por dificuldades financeiras.
Foi serralheiro mecânico, desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Em 1947 foi publicado o seu primeiro livro, o romance Terra do Pecado, e ficou sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, na direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972/1973 foi entre outras, comentador político do Jornal "Diário de Lisboa". Pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1975 foi diretor-adjunto do "Diário de Notícias".
De 1976 até hoje se dedica ao seu trabalho literário.
Em 1993 passou a residir na ilha de Lanzarote, nas Canárias (Espanha).

Sua Obra

Na obra de José Saramago, uma das mais conhecidas e traduzidas da literatura portuguesa contemporânea, a História, nos seus movimentos e contingências, é problematizada e revisitada à luz da vontade e da esperança humanas, constantemente testadas por ela. A escrita do autor, de pendor barroquizante temperado por uma ironia característica, tem sido, pelo entrecuzar de real e imaginário que lhe é muito próprio, aproximada do realismo mágico sul-americano de Garcia Marquez e Alejo Carpentier, tendo constituído uma renovação muito importante na novelística portuguesa do último quartel do século.
A importância da sua obra tem sido reconhecida através de várias distinções, tendo-lhe sido atribuído o grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago da Espada pelo governo português e o grau de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres, pelo governo francês.
O seu romance Memorial do Convento foi adaptado a ópera pelo compositor italiano Azio Corghi, com o título Blimunda. A estreia mundial, com encenação de Jérôme Savary, realizou-se no Teatro alla Scala, Milão, em Maio de 1990. Também da peça In Nomine Dei foi extraído um libreto: o da ópera Divara, estreada em Münster (Alemanha), em 31 de Outubro de 1993, com música de Azio Corghi e encenação de Dietrich Hilsdorf.

As obras de José Saramago encontram-se publicadas nos seguintes países: Espanha (Castelhano e Catalão), França, Itália, Reino Unido, Holanda, Alemanha (Edições na RDA e na RFA), Grécia , Brasil, Bulgária, Polónia, Cuba, União Soviética (Russo), Checoslováquia (Checo e Eslovaco), Dinamarca, Israel, Noruega, Roménia, Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Japão, Hungria, Suíça, Argentina, Colômbia, México.
O seu romance "Memorial do Convento" foi adaptado para a Ópera pelo compositor italiano Azio Corghi, com o título "Blimunda".
A peça de teatro "In Nomine Dei" foi adaptada para a Ópera por Azio Corghi, com o título "Divara".

Prêmios recebidos

Prêmio Literário Brancatti (Zafferana/Sicília), 1992
Prêmio Internacional Literário Mondello (Palermo), 1992
Prêmio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores (APE), 1993
Prêmio Consagração SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), 1995
Prêmio Nobel da Literatura de 1998

Doutoramentos

Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Turim, 1991
Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Sevilha, 1991
Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Manchester, 1994

Para ler mais sobre o assunto visite os sites abaixo:

http://www.ipn.pt/opsis/litera/saramago.htm
http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/saramago/bio_mem.html
http://www.caleida.pt/saramago/
http://www.liv-arcoiris.pt/bienal98/Bibliografia/paginas/saramago.html


ANTERIOR
PRINCIPAL
SOBRE BAIÃO
UTILIDADES
LINKS
NOVIDADES
^^^ CARREGUE NO TEXTO PARA IR PARA PÁGINA DESEJADA ^^^

Se você tem alguma sugestão, informação ou crítica mande um e-mail.
Páginas Criadas e Mantidas por Marcos F. R. Ferraz Última atualização 12-NOV-1998
1