Drama e Glória dos Bicampeões 
  • Autores : Armando Nogueira e Araújo Neto
  • Editora: Editora do Autor
  • 1962 
  • Capa : Renato Vianna
  • Fotos: Alberto Ferreira
  • Escrito no Chile, durante a Copa do Mundo de 1962, o livro narra de forma vibrante os principais acontecimentos de bastidores e de palco da gloriosa conquista do futebol brasileiro.
  • Solto e leve como o futebol que se jogava naquela época, o livro faz desfilar em nossas mentes os dribles maravilhosos de Garrincha, os 
  •  passes em curva de Didi e a fúria avassaladora de Vavá e Amarildo.
    O leitor, seja ou não torcedor de futebol, não poderá deixar de se envolver emocionalmente com o drama vivido por Pelé que culminou com uma distensão da virilha durante a partida com a Tcheco-Eslováquia.
    Ficha de todos os jogos, com local, placar, escalações ,etc. Ficha dos atletas e material fotográfico complementam esse livro maravilhoso.


      na página 39
     
     

    A bola espirrada na área, vem morrer quase aos seus pés, rente a linha lateral. Com a direita, Pelé dá-lhe um toque delicado, medroso, ela rola, se muito, a sua própria circunferência, e pára a um palmo dêle. O tcheco Masopusti, que vinha na corrida, pára, também, ao lado de Pelé. Ninguém se move no campo. Vinte e dois jogadores, um juiz e a bola. O estádio em silêncio. Só o tempo corre, impressentido. Zito desperta: "dá de calcanhar, Pelé. De calcanhar". Pelé imóvel, vencido; Masopusti, imóvel, olhando, repeitosamente, para o corpo de Pelé. Poderia recolher a bola, sair com ela ou chutá-la para fora; poderia fingir que a queria apenas, para forçar Pelé a tocá-la para a lateral. Preferiu, dignamente, omitir-se para que Pelé tivesse, ao menos, a ventura de escolher um desfêcho para o lance, E Pelé escolheu o mais singelo: com o biquinho da chuteiro, pôs a bola fora.
     
     

     


    Sumário
     

    I- Nas asas da superstição 
    II- O touro custa a morrer 
    III- O rei acorrentado 
    IV- A fera de cabelo cacheado 
    V- Um pássaro do outro planeta 
    VI- A "família"de Sua Excelência 
    VII- Pero que las hay, las hay 
    VIII- Cinco pardais na grande área 
    IX- O entreato das vedestes 
    X- Duelo de luvas brancas 
    XI- Um professor na banheira 
    Apêndice
    I-Resumo dos Jogos
    II-A Seleção Nacional
     

    Fotografias
     
     
     
    Nilton Santos em ação contra os chilenos. Jogada característica: adversário batido em curto drible. Didi sai com a bola, deixando batido um defensor espanhol, que ensaia uma rasteira contra o homem-chave do meio campo brasileiro.
     
     
     
    Garrincha ao realizar uma das jogadas inesquecíveis da VII Copa, contra os tchecos: driblando toda a defesa adversária.
     
     
     


    Home 1