Viagem da Minha Vida
1 - o testamento da alvorada
  • Autor : Emiliano di Cavalcanti
  • Editora: Editora Civilização Brasileira S/A
  • 1955 
  • Nas palavras do próprio autor, o livro é constituído por fragmentos de um diário várias vêzes interrompido e muitas vêzes reiniciado. Escrito em três volumes ( 2 - O Sol e as Estrelas e 3 - Retrato dos Meus Amigos e...dos Outros), parece-me que apenas este primeiro 

    volume foi publicado. Ainda não pude certificar-me definitivamente disso.
    Este volume aborda a vida do pintor desde sua infância até o que ele chamou de inícios da maturidade. Trata-se da autobiografia de um dos maiores pintores brasileiros, carioca de nascimento. Sua estória é contada de uma forma forte como seu traço, mas suave o suficiente para contar também a história do Rio no início do século XX. Sua pintura genuinamente nacional, apesar de influenciado pelos europeus, apresenta traços marcantes da misigenação de nossa raça, através das sua famosas mulatas. Envolvimento esse aliás bastante precoce, começado nos peitos das amas de leite. Os admiradores do seu trabalho poderão se deleitar ainda com as expressivas e belas gravuras do autor que ilustram a edição.


     na página 124
     
     

     
    A Semana de Arte Moderna levou-me a Paris. Era necessária a aventura de uma viagem ao estrangeiro, era necessário tirar uma prova real de mim mesmo fora de um ambiente que me parecia cada vez menor, obstruído pelo comêço de um novo academismo, com adesões de novos modernistas. Quando menos se esperava lá vinha um modernista do Norte ou do Sul, genial e incompreendido. 
    Procurar Paris era mais uma fuga... Mas foi uma luta para deixar o Rio: não tinha dinheiro. Saí pelas ruas vendendo quadros para pagar o necessário na compra de uma passagem no velho Formose da "Chargeurs Reunis". 
    Foi Luis Edmundo que me ajudou nos últimos instantes, quando já estava pulando no navio. 
    Em Paris iria viver de crônicas que escrevia para o "Correio da Manhã". Osvaldo Costa pediu a Paulo Bitencourt e o meu Paulo teve a coragem de dizer sim. 
    Que aventura foi essa viagem! Lá fui eu!
     
     

    Sumário
     
     
    Prefácio 
    O Berço dos Sonhos 
    O Bairro de S. Cristóvão 
    Coração Nordestino 
    Carnaval Carioca 
    Um Homem - Um Artista 
    A Primeira Guerra 
    A Minha Lapa Carioca dos Vinte Anos 
    Semana de Arte Moderna 
    Primeira Fuga Européia 
    A Rua 
    Testamento da Alvorada

    gravuras
     
     
    Gravura impressa na página 96, frente do capítulo Ä Minha Lapa Carioca dos Vintes Anos".
    Gravura impressa na página 128, abrindo o capítulo "Primeira Fuga Européia".

    Home 1