Os Doze Trabalhos de Hércules
1º tomo
  • Autor : Monteiro Lobato
  • Editora: Editora Brasiliense Ltda.
  • São Paulo - 2 volumes
  • 2ª edição - 1956 
  • Ilustrações de J. U. Campos
  •    O que estaria fazendo um livro infantil aquí, relacionado  nesta página? A resposta é muito simples. Não se pode falar em livros e literatura no Brasil, seja qual for o motivo, sem falar em Monteiro Lobato.

    Mas, seria mesmo um livro infantil? Sim, seria e dos melhores livros infantis que já foram escritos pois atende a infância perene dos homens, aquela que vai dos 6 aos 600 anos.
    É indiscutível o valor da obra de Monteiro Lobato, sua habilidade em ensinar contando estórias e contar estórias ensinando. Geografia, Mitologia Grega, História Universal, Matemática, Gramática, tudo fica delicioso nas letras de Lobato. Não é preciso dizer mais nada, apenas isso: Devia ser de uso "obrigatório" nas escolas.
     na página 60
     
     
     
    Micenas! - exclamou Hércules. Lá mora o Rei Euristeu. Vamos todos juntos ao palácio ou vou eu só? 
       - Todos juntos! - berrou Emília lá de cima do centauro. Quero ver a cara dêsse malvado. 
       - Por que malvado? - perguntou Hércules. 
    O bom Hércules ndad sabia da terrível trama contra êle cozinhada entre os deuses do Olimpo. Fôra por instigação de Hera que o Oráculo de Delfos o mandou dirigir-se para Micenas, quando, depois de sua loucura assassina, o herói pensou em castigar-se com o destêrro. A razão era a seguinte. Euristeu viera ao mundo antes de Hércules, e Hera havia pedido a Zeus que concedesse ao futuro rei uma graça, qual a de "dominar a todos os seus vizinhos."Como Hércules fôsse nascer logo depois nas proximidades de Micenas, tinha de ficar submetido a Euristeu, e isso por um decreto do Deus Supremo - decreto que nem êsse próprio Deus Supremo podia revogar. A tramóia de Hera deu certo. Embora fôsse o tremendíssimo herói que sabemos, tinha o pobre Hércules de ficar sempre submetido a Euristeu. E o rei títere vivia lhe ordenando que executasse tais e tais trabalhos, escolhidos entre os mais perigosos, para que de um momento par outro êle acabasse vencido e destruído.
     
     

    Sumário
     
     
    O Leão de Neméia 
    A Hidra de Lerna 
    A Corça de Pés de Bronze 
    O Javalí de Erimanto 
    As Cavalariças de Augias 
    As Aves do Lago Estinfale

    ilustrações
     
     
    página 23 
    Desenho ilustrando a aventura na qual Hércules enfrenta o terrível Leão de Neméia.
    página 245 

    Hércules enfrentando as aves indestrutíveis do lago Estinfale, na Arcádia.

    página 175 

    Ilustração mostrando como o deus Pã atraia com sua música as ninfas do bosque. 
     
     

     

    Home
      1