História da Renascença Italiana
  • Autor : Lucas-Dubreton
  • Editora: Editorial Aster
  • Tradução: Rinaldo Campeão
  • Porto - 1961
  • O livro de Dubreton trata de um dos temas mais empolgantes na história das artes, qual seja a Renascença italiana. Período  

    extremamente fértil da criação artística contracenando com movimentadas agitações políticas, em meio a uma mistura de miséria e esplendor, sem igual. Nesta obra, de texto competente e de esclarecedoras ilustrações, o leitor encontrará em paralelo ao tema principal e subsidiando-o as linhas mestras de toda a civilização daquela época,destacando-se as grandes figuras políticas que dominaram a Europa de então, os conflitos dos principados italianos, as figuras da diplomacia, das artes, das letras e da música.
    Fantástico o capítulo O Verdadeiro Século de Ouro, onde é contada a empreitada de Miguel Ângelo com Júlio II objetivando a pintura do teto da capela Cistina.
    Obra de leitura obrigatória para estudantes de artes, pintores e, artistas em geral.


     na página 120
     
     

      
    Leão X não sentia nehuma simpatia por Miguel Ângelo, que lhe apontavam como um ser insociável. Não era o seu género. O Papa gostava da serenidade, do respeito, da obediência, e Miguel Ângelo era um homem agitado, que ainda por cima parecia desconhecer o caminho do Vaticano. Em 1513, Miguel Ângelo voltara à escultura, a sua arte preferida, e trabalhava no túmulo de Júlio II, com a imaginação ainda  cheia de sibilas e profetas. Datam desta época os Escravos (Louvre) e o Moisés (Roma), no qual todos reconhecem o terrível píncipe, o capitão, o Papa-rei, que humilhara Veneza e expulsara os bárbaros.  
    Neste momento, o pacífico sucessor do <>, sempre preocupado com o embelazamento de Florença, projecta a construção de uma grande fachada em São Lourenço. Miguel Ângelo, que sonha em regressar à pátria, larga imediatamente os cinzéis, corre ao Vaticano e oferece-se ao Papa: compromete-se a concluir os trabalhos em oito anos. Negócio arrumado!
     
     

    Sumário
     
     
    INTRODUÇÃO  

    JÚLIO II, O TERRÍVEL   

    A DERROTA FRANCESA  

    O VERDADEIRO SÉCULO DE OURO  

    O PRIMEIRO PAPA MÉDICIS  

    A CORTE DE LEÃO X  

    UM CERTO FRADE  

    O VIRTUOSO BÁRBARO  

    LUZES E TREVAS  

    A SOCIEDADE ANTES DA RUÍNA  

    O REINADO DA MULHER  

    SALÃO DE ARTE  

    A CAMINHO DA ESCRAVIDÃO  

    O SAQUE DE ROMA  

    A GLÓRIA DE CARLOS V  

    O CERCO DE FLORENÇA  

    LIQUIDAÇÃO  

    VENEZA, A ÚNICA  
     


    ilustrações
     
     
    David  
    Escultura de Miguel Ângelo.  
    Florença
    Alba Madonna.  
    Rafael  
     

    Home 1