O Imperio Brazileiro
  • Autor : Oliveira Lima
  • Editora: Companhia Melhoramentos de São Paulo
  •  1927                        (Weiszflog irmãos incorporada)
  • Trabalho do  professor Oliveira Lima cobrindo todo o período imperial brasileiro . Nas palavras do próprio autor "....não é a justificação de uma época ou governo, que dela não carece, porque consigo carrega seu fulgor moral. É a simples condensação de uma fase essencialmente progressiva da nossa nacionalidade, à qual não foi dado ultimar sua 

    evolução, interrompida pelo mesmo espírito revolucionário que presidira ao seu albor e de que parecia haver-se libertado pela continuação." Escrito com a empolgação de um imperialista, sejamos ou não igualmente empolgados, o livro é um importante registro de uma época política do nosso país e deve ser lido po estudantes, historiadores e todos que desejam conhecer melhor o Brasil. Apresenta ainda várias ilustrações de políticos da época.


     na página 80
     
     

     
    A Regencia (1831-1840) que foi como que um ensaio geral da Republica, devia necessariamente trazer a preponderancia politica daCamara eleita, o que não succedeu, porem, immediatamente. O regente Feijó (1835) logrou ainda governar algum tempo contra a maioria dos deputados, mas esta maioria adquiriu por fim força bastante para impôr suas tendencias conservadoras e levar ao poder em 1837 o representante das suas idéas. O antigo regente, a quem Araujo Lima (Olinda) succedeu, combatia sempre em 1840, quando os liberaes apressaram a declaração da maioridade, a pretenção da maioria da Camara intervir na organiação dos ministerios, que elle considerava como devendo emanar exclusivamente da confiança do soberano; insistindo na absoluta independencia dos dois poderes, executivo e legislativo, com relação um ao outro, e negando qualquer outra doutrina constitucional.
     
     

    Sumário
     
     
    I     O Imperio e o espírito revolucionario 
    II    O Imperio e os partidos politicos 
    III   O Imperio e o systema parlamentar 
    IV   O Imperio e a ordem civil 
    V    O Imperio e a escravidão 
    VI   O Imperio e o exercito 
    VII  O Imperio e a Egreja 
    VIII O Imperio e as finanças 
    IX    O Imperio e o desenvolvimento economico 
    X     O Imperio e a politica exterior 
    XI    O Imperio e as idéas 
    XII   O Imperio e a sociedade

    ilustração
     
     
    ilustração colocada entre as páginas 30 e 31 mostra os retratos de José Bonifácio, Antonio Carlos, Theophilo Ottoni e Diogo Antonio Feijó.

    Home 1