O Negro no Futebol Brasileiro
  • Autor : Mário Filho
  • Editora: Editora do Autor
  • 1964
  • A primeira coisa que pensamos é: este é um livro sobre futebol. É verdade. Mas o leitor atento verá que mais uma vez Mário Filho abusou da sua competência com as letras e com os fatos para construir um tratado de sociologia e por que não dizer antropologia também. Neste livro, misturado as coisas do futebol vemos aparecer parte da história da formação do povo brasileiro.

  • A difícil tragetória social do negro é contada aquí de forma clara, real e envolvente. O futebol, mexendo com as emoções transforma hábitos e preconceitos, crenças e padrões, alterando substancialmente a vida de quantos com ele se envolvem.
    Não é possível falar no negro brasileitro sem falar no futebol. Não é possível falar no futebol brasileiro sem falar no negro. Esta indissociável parceria não poderia ser esmiuçada de forma mais consistente daquela que encontramos no livro. Leitura imperdível a todos aqueles interessados em nossas coisas. Sociólogos, antropólogos e historiadores, leitura obrigatória.


     na página 150
     
     

    O Flamengo podia ter um prêto no atletismo, no basquete, no water-polo, no remo. Assistia-se a uma regata de longe, do pavilhão da praia de Botafogo, da amurada da Avenida Beira-Mar, de uma barca. Não se via direito o remador, via-se o barco, os remos. Os remadores, numa regata, viravam uns barcos, uns remos. 
    Num match de futebol via-se o jogador em close-up. Batalha, Pena e Hélcio, Mamede, Seabra e Dino, Newton, Candiota, Nonô, Vadinho e Moderato. O Flamengo não podia ter nenhum prêto em futebol. Em futebol precisava ser branco, tão branco como o Fluminense. Não era de admirar, portanto, que quando gente do Flamengo e do Fluminense se juntava para formar um escrete carioca, o escrete saísse todo branco, do quíper ao extrema-esquerda.
     
     

    Sumário
     
     
    Prefácio 
    Nota ao Leitor  
    Nota à Segunda Edição   
    Raízes do Saudosismo   
    O Campo e a Pelada 
    A Revoltas do Prêto 
    A Ascensão Social do Negro 
    A Provação do Prêto 
    A Vez do Prêto 
     
     

    Home 1