Viagem em Torno de Pelé
  • Autor : Mário Filho
  • Editora: Editora do Autor
  • 1963
  • Este livro, como o próprio título esclarece, trata da biografia de Pelé. Mas sem dúvida alguma é uma biografia diferente pois conta a história de um Pelé muito diferente do Pelé que conhecemos hoje. Sem entrar em juízos de valores, diremos apenas que é a história de um Pelé escrita na plenitude de sua melhor competência. Craque de futebol, o melhor que o mundo já assistiu até hoje.

    Como se não bastasse a história e o personagem, tudo isso é contado pelo jornalista Mário Filho, inigualável nesta arte e cuidadoso pesquisador daquilo que escrevia. A integridade e o compromisso com a informação, sua marca registrada, andam um pouco esquecidos hoje em dia, quando uma maquiagem bem feita, uma iluminação correta e um cervejaria patrocinando dão o tom da crônica esportiva. O que aliás este livro não é, é muito mais, é um importante retrato sociológico de uma época e um povo.


     na página 76
     
     

    Era sete de setembro, Pelé estava ao lado de Lula, encolhido no banco de reservas. 
    - Você vai entrar - disse Lula. 
    Pelé levantou-se de um salto. Ia jogar no primeiro time. 
    Quando pisou no gramado e recebeu no rosto o sôpro da tarde teve que fazer força para não mostrar os dentes todos. Quase amarrou a cara. Mas estava leve, como que se sentia com asas. 
    - Vai moleque! - gritou-lhe Jair da Rosa Pinto. 
    E enfiou-lhe uma bola, na conta. Pelé foi, viu-se diante do gol do Coríntians de Santo André. O goleiro se agitava, os braços abertos. Pelé empurrou a bola num tapa com o pé. E saltou, logo, os pés juntos esmurrando o ar.
     
     

    Sumário
     
     
    O menino 
    O caminho 
    O destino  
    A glória  
    O reino  
     
     

    Home 1