RONDON 
Uma relíquia da Pátria
  • Autor : Cel. Amilcar A. Botelho de Magslhães
  • Editora: Editora Guaíra Limitada
  • Curitiba
  • 1942
  • 250 páginas
  • A biografia do general Cândido Mariano da Silva Rondon é aqui apresentada por alguém que, convivendo no ambiente militar junto 

    com o biografado, pode trazer os principais aspectos aventureiros da vida de Rondon.
    É bem verdade também que a obra, rica em ilustrações, é impregnada de nacionalismo e disciplina, próprios ao estilo literário militar. De qualquer forma o leitor atento poderá separar com certa segurança o joio do trigo e ter a mão um material importante no estudo antropológico, geográfico, sociológico e cultural de nossas coisas e de nossa gente.


     na página 101
     
     

      
    Exmo. Sr. Getúlio Dorneles Vargas
    M.D. Presidente da República
    I- Mais uma vez hoje, após a expedição da carta que enderecei a V.Excia. sob nº 317 de ontem, tentei novamente entrevistar-me com o Exmo. Sr. Ministro da Justiça, a quem desejaria dar à leitura a carta que junto a esta remeto a V. Excia., por cópia autêntica, com a qual o Missionário Evangélico FRANCISCO COLARES, expõe, com vivo colorido, o que foi o massacre dirigido contra os índios "Craôs", no rio Manuel Alves Pequeno, do Município de Pedro Afonso, Estado de Goiaz.
    II- O meu espírito humanitário e o dever que me impõe a função com que V. Excia. me honrou, obrigam-me a insistir perante  a autoridade suprema do meu País, no interesse de savalguardar a propriedade, a liberdade e a própria vida dos nossos aborígenes.
    III- O monstruoso atentado que a carta do Missionário Colares denuncia e documenta, como tantos outros que a história regista, tenderá a repetir-se, caso uma nova legislação ou uma providência especial não venham pôr cobro, de forma cabal e definitiva a cenas de semelhante selvajaria.
    IV- Temos conhecimento do ponto de vista doutrinário em que se coloca o Exmo. Sr. Ministro da Justiça e, certamente, a objeção de S. Excia. tem raizes fundamentais que obrigam a repelir a proposta do Conselho Nacional de Proteção aos Índios, para assimilar os casos de ataque aos índios àqueles crimes cujo julgamenteo está afeto ao Tribunal de Segurança NAcional.
    V- ..................................................................................
    ......................................................................................
     
     

    Sumário
     
     
    AGRADECIMENTOS  

    NO ÁTRIO 

    UMA RELÍQUIA DA PÁTRIA  
    -


    ilustrações
     
     
    O coronel Rondon entre os índios Jarús.
    Rondon distribuindo brindes aos Parecis.
    Em plena floresta, Rondon ao lado dos presentes deixados pelos índios amontoados, em troca de brindes que aquele chefe lhes deixara, pendurados pelos galhos e em rústica armação.

    Home 1