CRISTAIS E PEDRAS - PROPRIEDADES - K A Z

 

kunzite.gif (28360 bytes)

KUNZITA – Equilibra todo o sistema cardiovascular. Dá alegria, inspiração e calma. É a pedra do Anjo da Guarda. É uma gema roza-lilás. Ensina-nos a perdoar, harmoniza o coração e nos traz calma em momentos de tensão. Regula irritabilidade, pressão, enjôo, depressão e medo. É o ativador do chackra do coração e sua força transforma dinamicamente inseguranças e inibições em atos de amor. Ideal também para crianças com dificuldade de adaptação e atuação na vida. Seu raio rosa claro irá confortar-lhes a cabeça e purificar quaisquer sombras áuricas acumuladas por vibrações sujas ou negativas.

 

lapis.jpg (10062 bytes) lapislazuli.jpg (14851 bytes)

LÁPIS LAZULI – Movimenta a consciência rapidamente a níveis superiores. Estimula a meditação. Atrai a mente para a procura de sua própria fonte de poder. Muito admirada no antigo Egito, simboliza o terceiro olho. Facilita a tomada de decisões difíceis, pois abre nossa visão para novas perspectivas.

LABRADORITA – Promove habilidades psíquicas, e a força de vontade. Ajuda a comunicação com o Eu Superior.

LEOPARDITA - É uma variação do Jásper. Sua estrutura imita a pele de um Leopardo. Influencia na coragem, vontade e determinação. Acaba com fobias, medos e dúvidas.

LEPIDOLITA – Mica de Lito. Equilibra a mente com o coração. Promove transcendência espiritual e equilíbrio emocional.

MALAQUITA – Uma das pedras mais antigas dentre as que se conhecem e tem sido usada há milhares de anos por suas propriedades curativas e transformadoras. Personifica o profundo verde curativo da natureza e representa a beleza inata das ervas, árvores. É uma pedra opaca e não transparente, absorvendo energia em vez de emiti-la. Libera a pressão do diafragma e restaura a profunda e plena respiração. Trabalha as emoções contidas. Expurgador do plexo solar. Boa contra cólicas, envenenamentos, asma, cólera, reumatismo, múltipla esclerose e mal de Parkinsom. Deve ser limpa após cada tratamento pois perde a energia ao ser usada, devida à suas propriedades de absorção. Para limpeza deve ser colocada sobre um grande agregado de quartzo por no mínimo 3 horas. Não se recomenda o uso de sal pois seu material é macio e arranha com facilidade.

MICA – Associada à aprendizagem, recomendada para proteção por ser isolante.

OBSIDIANA FLOCOS DE NEVE - Estimula a digestão, fortifica a pele, o cabelo, coluna vertebral, ossos e unhas. Não deve ser usada em meditações por pessoas sensíveis, pois sua forte energia pode causar irritabilidade, depressão ou angústia.

OBSIDIANA MARAGONI - Intensifica a energia que está dentro de nós, influenciando em momentos de crise.

 

obsidian.jpg (32125 bytes)

OBSIDIANA PRETA – Nesta pedra está o poder de revelar idéias, trazer para o consciente o que está escondido no inconsciente para que seja liberado. Traz à tona conteúdos inconscientes, faz lembrar vidas passadas. Estimula o crescimento espiritual, para quem está preparado para enfrentar o inconsciente. Deve ser usada com cuidado pois trata-se de uma das mais importantes professoras de todas as pedras da Nova Era. Está associada ao primeiro chackra.

OLHO DE GATO – Incrementa a constância, estabilidade e a habilidade de superar obstáculos.

 

olhotigre.jpg (7781 bytes)

OLHO DE TIGRE – Ajuda a reconhecer recursos internos, dando forças para superarmos problemas. Auxilia a julgar situações. Melhora a proteção e clareza de pensamento. Integração de espírito com a energia da terra. Protege contra o mau-olhado.

OLHO DE FALCÃO – Paz e serenidade. Ajuda a ter uma boa perspectiva das situações do dia-a-dia.

ÔNIX – Equilibra mente-corpo. Boa para distraídos. Ajuda na abordagem de uma lição ou trabalho. Faz ficar mais à vontade nos ambientes que se frequenta. Fortifica a vista e celera curas e aumenta a força muscular. Boa para atletas. É importante limpa-la depois de cada tratamento.

 

opala.jpg (8027 bytes)

OPALA - Os poderes da opala são projeção astral, sensitividade, beleza, dinheiro, sorte, poder.É ligada à divindade do Cupido.Para muitos a opala é a pedra da desgraça, da tristeza e do azar. No entanto, essa idéia moderna é falsa.No passado foi empregada para criar a invisibilidade. A gema era envolta numa folha fresca de louro e levada com esse propósito.Normalmente as pedras e ervas ligadas à invisibilidade eram empregadas para promover a projeção astral e a opala é ideal para isso. São usadas durante a projeção astral para proteção, assim como para facilitar o processo.Tambem servem para recordar encarnações passadas. São usadas tambem para revelar a beleza interna.As opalas negras são apreciadas por magos e wiccanos como pedras de poder.

PEDRA DA CRUZ – Reconhecida como a pedra do misticismo e da fé que move montanhas. A cruz representa os 4 pontos cardeais e a fé em si mesmo. Pedra da sorte por excelência.

PEDRA DA LUA – Ligada ao aspecto intuitivo. Acalma as reações emocionais exageradas. Absorve energia da lua. Nos protege contra tendências auto-destrutivas. Atrai o feminino e aumenta a sedução. Também muito útil à mulher na época do ciclo menstrual, para auxiliar no equilíbrio físico, hormonal e emocional.

PEDRA DO SOL – Vitaliza com as qualidades da luz solar. Dá ao usuário uma aura de sensualidade.

PIRITA – Benéfica para o sistema respiratório. Fortalece a capacidade mental e desenvolve as faculdades mais elevadas do ser humano. Atrai dinheiro. Para pessoas que fazem empreendimentos inovadores nos negócios. Não se coloca na água. Deve ser energizada somente no sol.

QUARTZO LÍMPIDO – Versátil, todos os chacras, todas as finalidades. Traz equilíbrio, capta energias para todos os centros. Propriedades curativas.

 

quartzoazul.jpg (13028 bytes)

QUARTZO AZUL – Efeito calmante sobre a mente e estimula a esperança. Favorece relações e expressões.

QUARTZO FUMÊ – Sintonizado com a energia do planeta. Equilíbrio do espírito na terra. Neutraliza energias negativas, nos ensina o caminho da luz, quando nos sentimos na escuridão.

QUARTZO ROSA – Pedra do amor. Ajuda a dar e receber amor. Resolver problemas emocionais. Cura mágoas do coração. Auto-estima e perdão. Dissolve as cargas acumuladas. Considerada uma das pedras de Afrodite.

QUARTZO RUTILADO – Promove a determinação e autocontrole. Boa para tomar decisões em situações de dúvida. Associada a comunicação com os guias espirituais. Suaviza estados depressivos.

QUARTZO SODALÍTICO - Ajuda na concentração e nos estudos.

RODOCROSITA – Combina com harmonia as cores rosa e laranja, criando um belo matiz pêssego que vai do claro ao escuro. Alegre, dinâmica e transformadora. Combate medos inexplicáveis e o pessimismo. Boa para asmáticos e alérgicos. É conhecida como pedra dos caminhos amorosos, pois ela nos dá amor e carinho e ajuda a ver no outro mais as qualidades que os defeitos. No estado semi-precioso, canaliza a conscientização espiritual ao corpo físico para sua manifestação. Ajuda na recuperação de vista fraca.

RODONITA – Ajuda a expressar o amor na vida cotidiana. Boa para momentos de crises afetivas. Fortifica o coração, aumenta a concentração, facilitando assim, processos de mudança.

 

rubi.jpg (7285 bytes)

RUBI – Reforça vitalidade, confiança, iniciativa e liderança. Estimula a paixão, entusiasmo e generosidade. Segundo os hindus, é a pedra sagrada do Sol. É encontrado numa vriedade de tons carmins e vermelho-escarlate. Pedra bem sólida, e sua coloração vermelha provém de uma combinação entre o ferro e cromo. Possui brilho, transparência e inclusões sedosas e leitosas, com forma regular. Considerada um símbolo do conhecimento e poder desde a antiguidade.

 

safirasdiversas.jpg (13060 bytes)

SAFIRA - Possui efeito calmante. Ajuda em problemas de depressão, doenças físicas e ilusões. Fortalece o poder da fé e da verdade. Encoraja a sobriedade, a habilidade de criticar e organizar pensamentos. Suas intenções e desejos começam a ficar mais claros, fazendo com que suas idéias e seus pensamentos sejam realizados mais rápidos. Encoraja os processos gerais de cura física e mental. Alivia dores, febres e é particularmente útil em problemas intestinais, cerebrais e doenças associadas com o sistema nervoso.  

 

safirasamarelas.jpg (13718 bytes)

SAFIRA AMARELA– Seu planeta é Jupiter segundo os hindus, e este planeta rege o intelecto, o Corpo Cósmico. Irmã gêmea do rubi e da safira azul, é encontrada em matizes dourados e laranjas, bem como na variedade incolor, conhecida como safira-branca. Ajuda a expectoração, cura de resfriados, vômitos, seu pó é bom para problemas causados por envenenamento, hemorróidas e lepra, tuberculose e tem alto poder vermicida.

SELENITA – Os cristais naturais de alta qualidade de selenita apresentam uma das qualidades mais límpidas de transparência encontradas no reino mineral. A cor branca associa-se ao chackra da coroa. Pode ser usada em meditação ou sessões de cura para ativar os centros mais elevados de energia. Devido à habilidade de gravar informações, a selenita serve para a comunicação telepática entre pessoas de disposição semelhante.

SODALITA – Favorece a intuição, a ser menos crítico e mais objetivo. Ajuda nas épocas de mudanças, porque combate a tendência à acomodação. Favorece a comunicação. Atua no terceiro olho ampliando a vidência e a intuição. Também se revela boa para carregar, segurar, aplicar em meditação ou colocar sobre a área do terceiro olho a fim de se obter compreensão intelectual do eu de um indivíduo ou de uma situação.

SUGILITA – De tonalidade violeta-escura, opaca, não-translúcida e fosca. Assenta o raio violeta etéreo no fndo da Terra, tornando-o mais acessível à cura física. O violeta e o azul são cores atribuídas ao terceiro olho e o raio violeta da Sugilita representa o elo entre a mente e o corpo físico. Deve ser usada por pessoas muito sensitivas e abertas que são frequentemente dominadas pela intensidade das vibrações e influências negativas do planeta.

TOPÁZIO – Concentra o poder da força física em excesso, para os centros de consciência. Ajuda a tomar decisões. Boa para relaxamento e conforto. Acalma o sistema nervoso. Transmite raios dourados de energia em todas as direções. Ajuda a iluminar o caminho para os objetivos que a pessoa se propõe. Torna clara a direção correta a seguir.

 

TopazioImperial.jpg (11794 bytes)

TOPÁZIO IMPERIAL - Nos traz alegria, vitalidade, força de vontade para crescer no plano espiritual e material.

TURMALINA - A Turmalina em sua variedade de cores, cura e reforça os sistemas do corpo capacitando a força do espírito a infiltra-se no sistema nervoso. Cria um escudo protetor nas pessoas que as usam. Trata-se de uma das pedras mais completas do planeta atualmente. Possui a capacidade de refletir todos os raios do espectro de cores, desde o branco límpido até o mais profundo preto, e ajusta sua vibração de modo a manifestar uma expressão perfeita de cada cor. Assim, demonstra a capacidade de ser multifacetada na expressão da luz.


TURMALINA AZUL – Alivia a mente conturbada com seu raio de paz. No coração, acalma a raiva ou alegra o coração entristecido. Para problemas na garganta, energisa e fortalece.

TURMALINA MULTICOLORIDA – Peças bi, tri e multicoloridas são um prazer para a contemplação, proporcionam alegria ao se trabalhar com elas. Algumas exibem até quatro ou cinco tonalidades diferentes. Os bastões manifestam vários tons do mesmo matiz. Essa capacidade de unir várias cores na mesma pedra simboliza a possibilidade de muitas nações, raças e povos viverem juntos, em harmonia. Um dos esquemas de cor melhor usado para cura é a combinação rosa/verde (mais conhecida como Turmalina Melancia). O raio verde cura as feridas emocionais armazenadas no coração enquanto o rosa inspira o amor a flui para dentro e para fora. Pode ser usada no chackra do coração e do plexo solar. Ela também ajudará a desenvolver o senso de humor daqueles que levam a vida demasiadamente a sério. Alivia a carga para que se possa ver, sentir e expressar a verdadeira beleza interior.

TURMALINA PRETA – Escudo contra a negatividade. Aumenta as defesas do organismo. Desvia as energias negativas ao invés de absorvê-las. Trata-se de uma pedra para aplicar, usar ou carregar quando se vai a ambientes negativos ou se espera entrar em contato com energias densas ou pesadas. Ela ajuda a formar um escudo protetor contra os defeitos de influências perniciosas, sejam elas físicas ou psíquicas. Pode-se também empregá-las para neutralizar as próprias energias negativas, tais como raiva, ressentimento, inveja, insegurança, etc. O porte ou uso de uma peça de turmalina preta reduz drasticamente as tendências neuróticas.

TURMALINA ROSA (RUBELITA) – Ajuda a expandir o amor, canalizar para fora, manifestar. Atrai o sexo oposto. Uma das pedras da tríade do chackra do coração. Pode ser usada em conjunto com o quartzo rosa e a kunzita para iniciar uma tivação completa do chackra do coração. Inspira o coração a livrar-se de mágoas passadas e voltar a confiar na força do amor. Varia em tonalidade do vermelho escuro ao pálido rosa claro.

 

turmalina.jpg (10253 bytes)

TURMALINA VERDE – Para pessoas muito sensíveis. Protege com luz calma e delicada. Favorece a compreensão das emoções e fragilidade humana. Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos, estendendo sua energia de mais pura essência espiritual sutil à forma material mais bruta. É capaz de fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual. Sua tonalidade varia desde o verde claro pálido ao tom mais escuro de esmeralda.

 

turquesa.jpg (14094 bytes)

TURQUESA – Recomendada para quem se quer comunicar. Favorece o sistema respiratório e imunológico (para problemas com poluição). Dá calma. Protege contra acidentes e ataques agressivos.

UNIQUITA - Pedra que equilibra razão e emoção.

ZEBRA STONE - É a pedra que equilibra os opostos.

ZIRCÔNIO - Acalma as emoções. Traz proteção contra a insônia e a depressão. Fortalece a mente. Aumenta a auto estima. Ajuda a se desapegar de coisas materiais e objetos e vivenciar mais a realidade, a superar o sentimento de perda. Estimula a avaliar as coisas importantes da vida, o fígado, alivia dores e dissolve caimbras. Zircônio é conhecido também pelo seu efeito de aliviar dores pré menstruais.

 

diambt.jpg (10243 bytes)

Clique aqui para ler a Bibliografia

1