clic.gif (1353 bytes) VOLTAR

A MAÇONARIA NA INTERNET


            "Internet; existe alguma coisa no ar, não há um dia em que não ouço esta palavra, seja no rádio do carro, no serviço, no clube, na escola, em casa, enfim, em todo lugar. É um tal de "dáblio, dáblio, ponto com" que invadem o meu ouvido e nem sei bem o que é."  Bom, como muitos, já estive nessa situação. Mas não deu para fugir. Fui, vi e finalmente conheci um pouco da dita; a ponto de criar e colocar no ar uma "página" de minha Loja. No começo meus irmãos estranharam um pouco, um receio respeitoso e natural de qualquer bom maçom. Afinal, a coisa é conhecida mas nem tanto.    
            Talvez, alguns questionem se Internet é lugar de Maçonaria, mas a verdade é que a Maçonaria tem seu Lugar na Internet. Os Estados Unidos foram os primeiros, todas as suas Grandes Lojas estão lá. França, Alemanha, Suécia, Japão, Espanha, Canadá, Argentina, é uma volta ao mundo que não acaba mais, um simples "clic" e pronto, aparecem esquadros e compassos tão receptivos que você se sente em casa.
            Os assuntos são vários: históricos de Lojas; calendários de eventos; fotos de irmãos e de templos; livros de visitas; artigos afins; figuras interessantíssimas; vitrais; murais e muito mais. Tudo na sua telinha sendo exposto dentro do mais puro e discreto espírito maçônico.

            Sentimos, então, que não podíamos ficar de fora. Em 19 de junho colocamos o nosso recado na "rede". Uma mensagem simples de boas vindas e pronto! Tornamo-nos conhecidos mundialmente. Nosso "e-mail" começou a funcionar trazendo recados de irmãos de todo canto do país e deu até para exercitar o espanhol, o inglês e o italiano em algumas respostas. É claro que sempre aparecem uns curiosos e admiradores profanos que
respeitosamente vêm nos deixar um abraço. 
            Estamos ainda engatinhando a caminho do verdadeiro potencial da Internet, o nosso correio eletrônico, por enquanto, é o maior aliado, sendo utilizado não só para justificativas de ausência de irmãos do quadro como também para enviar mensagens "à velocidade da luz", sem desprezar a fiel atuação do nosso tradicional Correio. 
            Recomendamos aos irmãos de todas as Lojas que pensem na possibilidade de também disponibilizar um espaço para sua oficina na Internet. Minas Gerais, em toda sua extensão, quase não possui representantes maçônicos na rede. Visite nossa "página", e deixe seu recado. Use nosso e-mail para "conversarmos"; estaremos prontos para indicar os primeiros passos para que sua oficina seja reconhecida mundialmente e os membros de sua Loja fiquem contentes e, temos certeza, bastante satisfeitos. A Internet, como disse, está no ar, não fique para trás e se torne como nós, contemporâneos do futuro.

                                                                                    Elmo Augusto Alves

clic.gif (1353 bytes) VOLTAR

1