CLÁUDIO'S HP
BIOGRAFIA
Aos 07 de janeiro de 1903, nascia em Ubá, Minas Gerais, na Fazenda da Barrinha, o genial compositor ARY EVANGELISTA DE RESENDE BARROSO , seu nome completo, tendo falecido no Rio de Janeiro com pouco mais de 60 anos, num domingo de carnaval, em 09 de fevereiro de 1964.
Ary Barroso foi autor de inúmeras canções, algumas imortais, tornando-se muitas delas verdadeiros clássicos da MPB, tais como: Aquarela do Brasil, No Rancho Fundo, Três Lágrimas, Maria, Tu, Na Batucada da Vida... Jóias do nosso cancioneiro popular.
O consagrado autor ubaense enveredou-se também como compositor de carnaval, destacando-se a marchinha "Dá Nela", premiada como melhor marcha do reinado de momo de 1930, além de compor outras músicas carnavalescas em diferentes anos tais como: "Foi Ela, Camisa Amarela e Está Faltando Um Zero no Meu Ordenado".
Ary Barroso teve uma múltipla atividade profissional e política, tendo trabalhado como locutor esportivo na Rádio Tupy, e ainda nesa emissora Ary Barroso criou programas diversos, entre os quais o famoso musical "Calouros do Ary".
Na década de 40 em face de sua imensa popularidade, Ary Barroso elegeu--se vereador à Câmara Municipal do Rio pela UDN .
Ele foi o primeiro compositor brasileiro a descortinar o exterior, onde exibiu-se com sua orquestra na Argentina e México. Também Ary pasou quase dois anos nos Estados Unidos, contratado pelos estúdios de Walt Disney, musicando películas das produções Disney e igualmente com participações de Carmen Miranda, sobressaindo-se o extraordinário samba "Na Baixa do Sapateiro", que nos Estados Unidos ganhou o nome de "Bahia" .
Por ocasião do centenário de Ubá, em 1957, Ary Barroso aqui ficou durante uma semana, às expensas da municipalidade e do Tabajara, que promoveu uma intensa programação no seu clube, com atrações trazidas po Ary, destacando-se Ernani Filho, Ilka Soares, Luiz Jatobá e componentes de sua orquestra, que deram tremendo show para os assistentes .
Nessa mesma ocasião, a prefeitura de Ubá homenageou Ary Barroso dando-lhe o nome de Avenida Ary Barroso, a principal via pública do emergente Bairro Jardim Glória. Era prefeito naquela época José Pires da Luz .
Ary Barroso foi considerado por críticos de todo o Brasil como o mais inventivo e patriota dos nossos compositores de todos os tempos.
PESQUISA: Gualberto de Mello