A família Contieri desembarcou no Brasil em 1.893, vindo do navio Solferino, onde vinham, como chefe da família o sr. Pietro Contieri, juntamente com sua esposa Angela, e seus filhos Alfrio (sic), Assunta, Maria e Ester.
Clique aqui e veja a Certidão de Desembarque, nossa fonte de informações.
Mas retrocedendo um pouco a história, temos no ano de 1878, na Itália, província de Rovigo, o nascimento de Alfieri, e não Alfrio, como consta da Certidão de Desembarque, filho de Pietro e Angela Brancaleon. O mesmo que ao chegar ao Brasil teve seu nome trocado.
Clique aqui e veja a Certidão de Nascimento de Alfieri Dante Augusto Contieri, nossa fonte de informações.
Não obstante, o nome da família também foi trocado. Em italiano, temos Il Contiero, ou seja, o Contiero, porém, acredita-se na lenda em que, ao chegar no Brasil, nosso sobrenome tenha sido escrito no plural, como I Contieri , e não no singular, como em Il Contiero .
O Brazão: Em 1953, meu avô Rene Contieri fez o levantamento junto aos cartórios da Itália e obteve o documento, que segue abaixo sua transcrição:
"Io sottoscritto Dott. Giulio Peruzzi fu Attilio, Notaio in Firenze iscritto nel Ruolo dei Distretti Notarili Riuniti di Firenze e Pistoia attesto che nel libro "Trenta centurie di Armi Centilizie" raccolte e descritte da Carlo Pediglione - Napoli 1914 - pagina 98 cosi leggesi alla voce:
- CONTIERI -
Di rosso a tre stelle di argento, 2 e 1; e nel canton destro del capo in elmo chiuso posto in profilo. Estratto conforme all'originale si rilascia a richiesta del Sig. Conte Ildebrando Coccia di Ciro, quale Direttore del Centro Ricerche Storico Araldiche Genealogiche con sede in Firenze Borgo Albizi 26.-
Dato a Firenze il 15 Aprile 1953.--"
De posse dessas informações, e uma cópia do Brasão enviada, temos o Brasão de nossa família Contieri.
Caso queira todas as imagens aqui apresentadas com uma melhor qualidade (BMPs, e com o Brasão a 100 DPI), clique aqui (3,4 MB) para o Download.