Organização básica do CAv a bordo de navios
CAv - Controle de avarias
O CAv é de responsabilidade de todos a bordo, e cabe a todo pessoal de bordo zelar pelo seu cumprimento.
A melhor maneira de prevenção contra incêndios é evitar que os mesmos tenham as condições ideais para se desenvolverem (Ex: limitar a presença de materiais combustíveis a bordo).
Todo navio deve confeccionar um LISTA DE INFLAMÁVEIS, que é uma relação possuindo a localização de todos os materiais capazes de se inflamarem com facilidade, que estão distribuídos pelos compartimentos de bordo.
O combate a incêndio é uma faina de equipe, cujo desenvolvimento se faz sob tensões físicas e emocionais. Qualquer trabalho assim executado necessita para ser bem sucedido, que determinados requisitos básicos sejam satisfeitos, a saber:
ORGANIZAÇÃO
- É dar aos componentes de um grupo de CAv a disposição necessária para a execução de funções a que elas se destinam.INSTRUÇÃO
- É o conhecimento técnico individual da função, para o qual está designado o componente do grupo, pela organização.ADESTRAMENTO-
É a execução de uma função por um componente do grupo, para a qual já foi instruído durante um certo número de vezes, de um trabalho em conjunto.ORGANIZAÇÃO DO CONTROLE DE AVARIAS
O controle de avarias a bordo é regido por duas organizações distintas: a Organização Administrativa e a Organização de Combate.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
- O CAv fica subordinado ao Chefe do Departamento de Máquinas.ORGANIZAÇÃO DE COMBATE
- O CAv está subordinado diretamente ao comandante.
GRUPOS DE REPAROS
Os serviços de controle de avarias são efetuados por Grupos de Reparos.
Os navios são divididos em áreas e cada uma ficará diretamente sob a responsabilidade de um Grupo de Reparos.
A cada Grupo de Reparos caberá a execução de todos os serviços de controle de avarias dentro de sua área de responsabilidade.
O número de reparos e sua localização depende do tipo e tamanho de navio.
O serviço de vários grupos de reparos é coordenado e dirigido pela Estação Central de Controle de Avarias (EncCAV).
Esta estação é sempre guarnecida pelo Oficial Encarregado do CAv e seus ajudantes.
A doutrina da MB determina dividir cada reparo por turmas e distribuir essas turmas pela área do reparo, evitando com isso que todo grupo corra o risco de vir a ser destruído por um único impacto inimigo.
As turmas previstas para um reparo são as seguintes:
É conveniente, que cada reparo possua um determinado número de homens de reserva, compondo uma Turma de Serviços Gerais, para que possa atuar com flexibilidade no reforço de qualquer outra turma ou tarefa.