Estadual - 1999
Botafogo jogo a jogo

 

 

PUTA QUE PARIU!
Bota consegue perder até do tricocô das laranjeiras
BOTAFOGO 0x2 fluminense
03/06 - 16:00h

Botafogo: Wagner, Paulo César (Baltazar), Alemão (Felipe), Jorge Luís e Hamílton; Reidner, Júnior, Caio e Sérgio Manoel; Zé Carlos (Pontes) e Valdir.
Técnico: Gílson Nunes.
fluminense: Diogo, Paulo César, Alexandre Lopes, Emerson e Flavinho (Gílson); Odair, Roberto Brum, Marcelinho Paulista e Bruno Reis (Cláudio); Roger (Júlio César) e Magno Alves.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Gols:  Gols: Magno Alves (29') 2º tempo: Bruno Reis(32')
Renda:
Público: 8.553 pagantes
Juíz: Carlos Jorge Moreira
Local: Maracana

Opinião da TJB:  Dessa vez o time passou e muito dos limites. Depois de perder para Friburguense, Americano, Olaria, Madureira... o Botafogo conseguiu perder para o tri-rebaixado fluminense. Não tem desculpa. Time e técnico(temos isso?): Vão tomar no cú! Sob a desculpa "estamos nos preparando para a Copa do Brasil...", o Botafogo vem colhendo vexames atrás de vexames no Estadual. Uma coisa é ser eliminado, outra é ser saco de pancada de time pequeno. Vimos novamente aquele time ridículo do estadual, sem raça, sem vontade, sem porra nenhuma!
Onde se "destacaram": Paulo Cesar, que esperamos tenha feito sua despedida do alvinegro. Alemão, que está na profissão errada. Pois lembra muito Marcio Theodoro. Hamilton, que no mínimo ainda está verde, para jogar no profissional. Junior "jiu jitsu", só entrou em campo p/ dar porrada. Onde o GN viu que esse cara joga? Sergio Manoel, errando tudo o que tentou. Até antes de começar o jogo, nosso capitão errou. Escolheu o lado errado do campo. E pela 1ª vez em anos, o Botafogo não atacou o 2ºt para o lado de sua torcida. Salvaram-se Wagner, que não teve culpa nos gols. E Reidner. O único que mostrava alguma vontade de jogar e honrar a camisa que vestia. Ah, não podíamos esquecer: Felipe. De chuteira verde, para que pudesse realçar todas as cagadas que conseguiu fazer mesmo só tendo jogado meia hora.  Por favor aceite nosso apelo; Segura na mão do Gilson Nunes, peçam p/ cagar e saiam! De Gilson Nunes a gente não aguenta mais falar. Mas o pior é escutar do Rolim que GN vem fazendo um bom trabalho. Segundo GN, a galera alvinegra que todo jogo lhe chinga de burro, não passam de meia dúzia de paus mandados, que estão sendo pagos p/ fazer isso. Além de burro e incompetente, ele revela outro lado. O cara também é maluco!
    Temos recebidos dezenas de emails pedindo a saída de GN. Até hoje não recebemos uma só mensagem a favor dele. Não é possível. Será que estamos vendo outro jogo? Se algum Botafoguense estiver gostando do trabalho de GN, por favor nos escreva (tjbfogo@hotmail.com), esponha os motivos que os deixa satisfeito com GN. Pois nós não conseguimos enxergar nenhum.
Esperamos que com o fim do estadual, tenha morrido também este Botafogo. E que a partir de agora, só entre em campo o legítmo BOTAFOGO da Copa do Brasil.

Botafogo domina mas só consegue empate
BOTAFOGO 1x1 Vasco
30/05 - 17:00h
Edmundo sendo enrabado por Jorge Luis.

Botafogo: Wagner, Paulo César, Bandoch, Jorge Luís e César Prates; Júnior, Fábio Augusto, Caio e Sérgio Manoel; Valdir e Zé Carlos.
Técnico: Gílson Nunes.
Vasco: Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão (Alex) e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Alex Oliveira (Donizete) e Chiquinho (Vagner); Edmundo e Guilherme.
Técnico: Alcir Portela
Gols:  2º tempo: Zé Carlos(24') Gols:  2º tempo: Chiquinho(1')
Renda:
Público: 74.170 presente
Juíz: Jorge Travassos
Local: Maracana

Opinião da TJB:  Não ia ser o assassino Edmundo que ia nos derrubar. Logo ele que com uma rebolada nos deu um título estadual. As coisas ficam ainda mais fáceis quando entra em campo o Botafogo da Copa do Brasil. Sim, pois temos visto que existem 2 Botafogos. Aquele pavoroso do estadual. E o que vai superando com muita garra todas as dificuldades, este é o da Copa do Brasil. Talvez em homenagem a estréia irregular do animal, foi este segundo Botafogo que entrou em campo. Começando por Wagner com as belas defesas de sempre. Passando pela zaga, onde Bandoch era absoluto. E do meio para frente, Caio, Valdir e Zé Carlos criavam jogadas perigosas. Mas isso não foi suficiente para que o alvinegro abrisse o palcar. Veio o 2ºt. e logo surgiu o gol do Vasco. Em posição duvidosa, Chiquinho só escorou para o gol. Parecia que ia ser igual ao 1ºturno. A torcida cruzmaltina, maioria no estádio, explodiu já comemorando a conquista da taça Rio. Mas o Botafogo foi crescendo em campo, o que fez a torcida adversária broxar. E ela se calou de vez quando Zé Carlos dominou na intermediárea, driblou 3 adversários e bateu forte cruzado. Golaço! 1x1 O time criou ainda várias outras chances, mas Zé Carlos não mostrou a mesma pontaria. E Valdir, contratado para ser a esperanças de gol alvinegra  ainda não desencantou. No fim, mais uma bela defesa de Wagner, acabou fazendo até certo ponto justiça ao marcador. A lamentar apenas que esta bela atuação não tenha sido constante em todo estadual. Mas não é difícil descobrir porque foi assim. Não temos técnico, diretoria omissa.  Por falar em diretoria, esta tanto alardeou a situação irregular de edmundo. Chega agora e diz que não vai recorrer e ainda parabeniza Eurico pela audácia. É FODA!

Reservas e Gilson Nunes levam Botafogo ao ridículo!
BOTAFOGO 0x2 Madureira
26/05 - 16:00h

Botafogo: Alex, Baltazar, Alemão, Marcelo Augusto(Edimar)e Leandro; Junior, Valber, Leonardo(Milson) e Marcos Aurélio; Valdir e Felipe(Pontes) . Técnico: Gílson Nunes. Madureira: Marcelo Cruz, Germano, Nilson, Marcelão e Josicler; D'Marcellus, Giovanny, Cristiano, Gilsinei(Marcelo Carioca); Dauri(Junior) e Derlei.
Técnico: .
Gols:  Gols: Dauri(20') 2º tempo: Derlei(34')
Renda:
Público:
Juíz: Reinaldo Barros
Local: Caio Martins

Opinião da TJB:  FORA GILSON NUNES, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS! Não é possível que exista alguém na diretoria alvinegra  que esteja satisfeito com o trabalho de GN. Ele pode ser muito boa pessoa. Mas para ser técnico do Botafogo não dá! É uma cagada atrás da outra. Ele escala mal, substitui pior ainda. E o que é pior, não reconhece isso. "A torcida do Botafogo está impaciente" diz ele.  E é para ser diferente? O time faz uma campanha ridícula no estadual. Só sobrevive na Copa do Brasil, graças a uma bicicleta salvadora no fim do jogo no Paraná. Ou será que GN acha que aquele lance era uma jogada ensaida sua?
    Contra o Madureira entrou um bando em campo. Quem nem ou menos treinou junto durante a semana. Mas não é para isso que existe técnico. O goleiro Alex estava completamente fora de forma. Mas ia fazer algum mal se Wagner jogasse? Até bem pouco tempo atrás, o pavoroso Edimar era sempre escalado no time principal. Agora que entrou com os reservas, Edimar estava no banco. Com Marcelo Augusto comandando o terror alvinegro em campo. Milson e Pontes que sempre são lançados no time principal, támbém começaram no banco. Não digo que eles sejam grande coisa. Mas é aí que falta coerência a GN. Se servem p/ entrar no principal. Porque não começar jogando nos reservas. Ou GN está completamente perdido e nem sabe o que faz? Depois a "torcida está impaciente". Tomar um banho de bola em casa do Madureira, que fez 2 mas podia muito bem ter feito 5. Sendo dominado o jogo todo. Tendo praticamente 1 chance de gol, que Valdir chutou bisonhamente para fora, durante todo o jogo. Este foi o Botafogo contra o Madureira. Ainda faltam Vasco e Fluminense, mas já estamos mais do que eliminados do estadual.

Bota cede empate no fim e se complica no estadual
BOTAFOGO 1x1 Bangu
23/05 - 16:30h

Botafogo: Wagner, Paulo César (Mílson), Bandoch, Jorge Luís e César Prates; Reidner, Fábio Augusto, Sérgi Manoel e Pontes (Leonardo); Felipe (Alemão) e Zé Carlos. Técnico: Gílson Nunes. Bangu: Alex, Isael, Paulo Campos, Naílton e Marquinhos; Marcão, Humberto, Sandro e Marcelo Cardoso; André Biquinho (Marquinhos) e João Rodrigo (Edílson).
Técnico: Alfredo Sampaio.
Gols:  Zé Carlos(18') Gols: Marcão(43')
Renda:
Público: 5.815 pagantes
Juíz: Vagner Tardelli
Local: Moça Bonita

Opinião da TJB:  Com 6 desfalques, era de esperar que o Botafogo tivesse muitas dificuldades para passar pelo Bangu. Mas mesmo desentrosado o time até que conseguiu dominar o Bangu em sua casa. Pois o adversário, praticamente não ameaçava. Ao Botafogo porém, faltava maior técnica e habilidade para driblar o esburacado campo de Moça Bonita e chegar ao gol. Dessa forma, o time teve apenas uma boa oportunidade de marcar, já quase no fim do 1ºt. Quando Felipe aproveitando cruzamento da esquerda, chutou em cima do goleiro, no rebote Pontes a queima roupa carimbava o peito do goleiro. Veio a 2ª etapa, e seguindo orientações de Gilson Nunes, o time passou a chutar todas de fora da área. A entrada de Leonardo deu um pouco mais de talento ao meio campo e o gol não demorou a surgir. Leonardo descobre Milson entrando livre pela direita. Este bate cruzado para Zé Carlos escorar para as redes: 1x0 Fogão, aos 18'. Poucos minutos mais tarde, o Botafogo seria ainda prejudicado pela arbitragem. Ao errar o chute, o zangueiro do Bangu acabou passando a bola a Zé Carlos, que com oportunismo fez o gol, mas anulado pelo juíz que marcou impedimento. Mas que impedimento se o passe foi do jogador do Bangu? Mas o juiz não foi o único culpado. Gilson Nunes, como sempre, também contribuiu. Ao tirar Felipe para por o cabeça de área Alemão, o técnico pensava em 'segurar' o resultado. Ao invés disso, o que se viu, foi o Bangu tendo maior liberdade para atacar, o que até então não coneguira. No fim, veio o castigo. Marcão penetra livre e toca na saída de Wagner 1x1, aos 43'. O que torna apenas matemáticas, as chances do Botafogo conquistar o 2ºturno.

Bota vence e segue com chances no estadual
BOTAFOGO 3x1 Olaria
19/05- 20:30h

Botafogo: Wagner, Paulo César (Baltazar), Bandoch, Jorge Luís e César Prates; Reidner, Fábio Augusto, Caio e Sérgio Manoel (Felipe); Zé Carlos e Bebeto (Pontes).
Técnico: Gílson Nunes.
Olaria: Brás, Cláudio Gomes, Deninho, Paulo; Paiva e Alexandre, Charles Guerreiro (Adriano), Carlos Alberto, Marcelo Ribeiro (Luciano) e Zinho; Deyves (Gabriel) e Darci.
Técnico: Toninho Andrade.
Gols:  Caio(25') 2º Tempo: Zé Carlos(3 & 34') Gols: Zinho(40')
Renda:
Público: 9.856 pagantes
Juíz: Edílson Silva
Local: Maracana

Opinião da TJB:  A vitória de 3 a 1 sobre o Olaria, ontem à noite, no Maracanã, deixou o Botafogo na terceira colocação do segundo turno do Campeonato Estadual. O resultado de 3 a 1 acabou sendo justo pelo que o Botafogo jogou no segundo tempo, mas o placar parcial de 1 a 1 também traduziu a igualdade na etapa inicial. O Botafogo tinha o domínio aparente do jogo, mas pouco ameaçava. Até que aos 25', num chute meio despretencioso de Caio, a bola desvia num zagueiro e entra, 1x0. Em seguida, Zé Carlos acertou uma bola no travessão de Brás. Mas a preguiça do time alvinegro era irritante, e o empate do Olaria não foi nenhuma surpresa. Zinho sozinho cabeceou no canto, aproveitando um falta cobrada sobre a área, fazendo 1x1 aos 40'. Com razão, a galera alvinegra passou a vaiar e a pedir raça.
    O Botafogo voltou mais disposto para o segundo tempo. Logo aos 3', Bebeto cobrou uma falta no travessão, Bandoch aproveitou o rebote e, de cabeça, passou a bola para Zé Carlos marcar, 2x1. O terceiro gol alvinegro, o mais bonito do jogo, começou na área do Botafogo, com Reidner se livrando de dois atacantes adversários e esticando para César Prates, que arrancou pela esquerda e enfiou a bola para Zé Carlos marcar, aos 33'. Destaque da partida fica com Cesar Prates, que graças ao gol contra o flamengo e a bela atuação com o Olaria teve seu nome gritado no final.

Fogão vence e tira a invencibilidade do urubu!
BOTAFOGO 1x0 flamengo
116/05- 17:00h
A camisa que romario não pôde mostrar!

Botafogo: Wagner, Paulo César(Caio), Sandro, Jorge Luís e César Prates; Reidner, Júnior, Válber(Felipe) e Fábio Augusto; Bebeto e Zé Carlos.
Técnico: Gilson Nunes
flamengo: clemer, pimentel, fabão, luis alberto e marco antônio; jorginho, leonardo(rodrigo mendes), iranildo(maurinho) e beto; romario e leandro(caio) .
Técnico: carlinhos
Gols:  2º Tempo: Cesar Prates(47') Gols:
Renda:
Público: 65.118 pagantes
Juíz: Vágner Tardelli
Local: Maracana

Opinião da TJB:  E a invencibilidade da urubuzada foi para o espaço! Ao contrário do que tenta nos fazer pensar a ridícula imprensa carioca. Esse time do urubu não é, nem nunca foi essa coisa toda. Tanto que o Botafogo não precisou fazer nenhuma partida brilhante para vence-los. Pobre romário (e seu sócio na venda das camisas). Não pode fazer sua palhaçada e dessa vez suas camisas encalharam. Mas a TJB num furo jornalístico conseguiu a foto reveladora! (veja acima).
    Quanto ao jogo, Gilson Nunes, como sempre, preferiu adotar uma tática cautelosa. Escalando 4 cabeças de área no meio campo. O esquema quase caíu por terra quando beto chutou desequilibrado, e quase abriu o marcador. Mas a partir de então, o Botafogo se impôs, e o jogo passou a ser muito disputado, com os times sendo praticamente iguais em tudo. Valber de fora da área chutou forte rasteiro e clemer esplamou a corner. Bebeto cobrou falta e a bola passou raspando o ángulo. Quase no fim do 1ºt, Iranildo invade a área mas chuta para fora.
    Vem o 2º t. e para nossa surpresa GN se lembrou que só a vitória nos interessava e passou a ser mais ousado. Tirou Paulo Cesar e colocou Caio, depois pôs Felipe no lugar de Valber. O time passou a pressionar mais. Em consequência, ficou mais exposto aos perigosos contra ataques adversários. Se Zé Carlos não estivesse tão mal, poderíamos ter aberto o marcador aos 11', quando este recebeu livre diante do goleiro, mas acabou chutando nas nuvens. Ou então no belo passe de Bebeto, que Zé Carlos perdeu o pique e não chegou a tempo. Por outro lado, também houveram alguns sustos. Após troca de passes na entrada da área, romário (em posição duvidosa), fica livre diante de Wagner, escolhe o canto e bate para fora. Aos 40' nova trama rubro negra, sobrando para caio livre, novamente chutar para fora. 
    Aos 47' veio o lance que fez a diferença da partida. Caio cruza uma bola para a ponta direita, Bebeto pega e atrasa para Cesar Prates que vinha chegando. O lateral deixa pimentel no chão, invade a área, e com um chute seco no canto faz a galera Alvinegra explodir. 1x0 Fogão!
    Com a vitória o Botafogo quebrou uma sequência 10 jogos sem vítórias sobre o urubu. A última tinha sido em Maio/97, quando aquele saudoso time de reservas alvinegros eliminou o flamengo da taça GB 97. Mas ao contrário do que alardeava a imprensa, esse jejum não gerou uma sequência de derrotas, pois desses 10 jogos, foram 8 empates e 2 derrotas. E se contarmos da última vitória até essa, são 12 jogos, sendo 2 vitórias de cada lado e 8 empates .
Onde está a escrita rubro negra?

* Mas ao que tudo indica todo esforço alvinegro será em vão. Pois deve estar no contrato com o extra que a decisão será entre flamengo x vasco e ponto final. Para alegria da medíocre imprensa carioca. Sim, pois o vasco vence o americano com gol num impedimento escadaloso e ninguém na mídia se pronuncia?

Show de gols no peladão do Maracana
BOTAFOGO 5x3 Americano
08/05- 16:00h
Caio comemora o 3º gol.

Botafogo: Botafogo: Wágner, César Prates, Sandro (Bandoch), Jorge Luiz e Hamílton (Paulo César); Júnior, Fábio Augusto, Caio (Pontes) e Válber; Zé Carlos e Felipe
Técnico: Gílson Nunes.
Americano: Wellerson, Luciano (Afrânio), Grotto, Moura e Paulo Roberto; Edson Souza, Jocimar (Flavinho), William e Róbson; Washington e Júnior (Camilo).
Técnico: Ricardo Barreto
Gols: ZéCarlos(5') Felipe(21') Caio(24')   2º Tempo: Zé Carlos(18') e Fábio Augusto(28') Gols: Washington(43')  2º Tempo: Washington(12') Róbson(32')
Renda: Não divulgado
Público:
Juíz:Edílson Soares
Local: Maracana

Opinião da TJB:  Uma grande pelada. Mas também não vamos exigir muito. Do jeito que o Botafogo vinha no estadual, qualquer vitória está otimo. Seja de que forma vier. O time entrou em campo desfalcado. Mas hoje em dia no time, ninguém está jogando tanto que seja insubstituível. Dessa forma, pouca coisa mudaria se os desfalques Bebeto, Valdir, Reidner, Sergio Manoel e Leandro estivessem em campo. Talvez Rodrigo fosse neste momento o principal desfalque. Mas felismente suas ausências não foram sentidas. Pois logo aos 5', Zé Carlos recebia um bom passe de Valber, driblava o goleiro e fazia 1x0 Fogão. A sorte também esteve ao nosso lado no penalti cobrado por Washington, que bateu no travessão aos 17'. Aos 21', Felipe pega a sobra na entrada da área e coloca no canto: 2x0. Aos 24', Caio dribla um zagueiro na área e bate forte fazendo 3x0. O placar dilatado relaxou a equipe e as falhas na zaga ficaram evidentes. Washignton, de cabeça, descontou aproveitando cruzamento da direita, aos 43'.
    Na segunda etapa o ritmo de treino continuou, e o Americano aproveitou. Camilo entrou na área driblando todo mundo, e rolou para Washington fazer 3x2, aos 12'. O Botafogo correu mais um pouco, e aumentou para 4x2 através de Zé Carlos, aproveitando rebote do goleiro adversário. Num contra-ataque puxado por Zé Carlos, Fábio Augusto recebeu livre, sem goleiro e só rolou para as redes. 5x2 Fogão! Mas o Americano não estava morto, e novamente pelo lado esquerdo da defesa alvinegra, Robson penetrou sozinho e marcou, dando números finais ao placar: 5x3 Botafogo. Com o resultado o Botafogo manteve as remotas chances de vencer o 2ºturno. E enfrentará o flamengo domingo que vem, novamente com a obrigação de vencer.

Botafogo segue sua sina de derrotas no estadual
BOTAFOGO 0x1 Friburguense
03/05- 16:00h

Botafogo: Wagner, César Prates, Jorge Luís, Sandro e Leandro; Reidner, Fábio Augusto (Paulo César), Caio e Marcos Aurélio (Pontes); Valdir (Zé Carlos) e Bebeto.
Técnico: Gílson Nunes.
Friburguense: Adriano, Sérgio Gomes, Cadão, Max e Bill; Merica, André Gomes, Eduardo (Ricardo) e Marquinhos; Reginaldo Pingüim e Marcelo Sander (Evandro).
Técnico: Júlio Marinho
Gols: Gols: Marcelo Sander(30')
Renda:
Público: 6.053 pagantes
Juíz: Carlos Eugênio Simon
Local: Friburgo

Opinião da TJB:  A pergunta é óbvia, mas talvez nem o próprio time saiba responder. Qual é o verdadeiro Botafogo? O que ganhou do São Paulo na última quarta? Ou o bando que vem dando vexames em cima de vexames no estadual? Esperamos agora que exista mesmo outro Botafogo, e que este seja capaz de conseguir um bom resultado frente ao Atlético-PR pela Copa do Brasil. Já que o estadual foi p/ o espaço!
Inacreditável! Mais uma derrota para a porra do Friburguense. E o que é pior, uma derrota justa. O bando que entrou em campo com a camisa alvinegra deu um verdadeiro show de incompetência e de como não se jogar futebol. Comandados pelo fraco técnico Gilson Nunes, que só faltou botar o Wagner de centroavante. (A barração de Bandoch já fora o primeiro erro.)
E diante do 1ºt. terrível. Em que o Friburgunese perdia vários gols. Até que um chute de Marcelo Sander entrou, aos 30'. Veio o 2º t. e nosso bravo Gilson desandou a fazer cagadas. Com uma substituição pior que a outra, só conseguiu fazer o time piorar e perder a 4ª partida consecutiva p/ o Friburguense. Uma melancólica e prematura despedida do estadual, que fica assim entregue a urubuzada e ao time do euricú 171.

* Nem tudo vai mal: o time de juniores goleou o Friburguense por 4x0 e segue lider no returno.

Botafogo começa mal o 2º turno
BOTAFOGO 1x1 Itaperuna
26/04- 16:00h

Botafogo: Wagner (Alex), César Prates, Sandro, Bandoch e Leandro (Zé Carlos); Reidner, Fábio Augusto, Sérgio Manoel e Rodrigo (Caio); Bebeto e Valdir.
Técnico: Gílson Nunes.
Itaperuna: Palmielli, Lino, André, Marcelo e Vanderlan; Chiquinho, Carlos André, Cacalho e Éverton (Ximbica); Manoelzinho e Marcos Vidal (Da Moita).
Técnico: Luís Lemos. 
Gols: Bebeto(36') Gols: Marcos Vidal(30')
Renda: 
Público:
Juíz: Carlos Manoel Calheiros
Local: Itaperuna

Opinião da TJB:  O Botafogo iniciou mal a sua luta pelo título do segundo turno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, ao empatar em 1 a 1 com o Itaperuna, no Estádio Jair Bittencourt. Os donos da casa, que perderam todos os jogos no primeiro turno, conseguiram suportar a pressão dos alvinegros. Já o Botafogo teve em Bebeto seu melhor jogador, ao contrário do estreante Valdir, discreto. Apesar de não estar bem, o Botafogo dominava. Aos 29', Sandro e Bebeto acertaram a trave 2 vezes, em um só ataque. Mas foi o Itaperuna que abriu o placar, um minuto depois. Após um cruzamento, a zaga se atrapalhou e a bola sobrou para Marcos Vidal marcar. Antes do gol, o técnico Gilson Nunes já havia tirado Rodrigo, machucado, que cedeu lugar a Caio. A modificação parece que fez o time acordar. Aos 39', o Botafogo chegou ao empate. Depois de uma cobrança de escanteio, Bebeto, de cabeça, empatou. No 2ºt., o Botafogo continuou sendo superior, mas errava as conclusões, enquanto o Itaperuna se preocupava em garantir seu primeiro ponto na competição.
O certo é que por mais que o time e o técnico venham a dizer que jogaram muito, o resultado foi injusto, tivemos 4 bolas na trave...o Botafogo já começa o 2º turno atrás. E o que é pior, perdendo ponto p/ um time que perdera todos os jogos até agora.
       

Botafogo massacra o TRICOCÔ das laranjeiras
BOTAFOGO 4x0 fluminense
17/04- 16:00h

Botafogo: Wagner, César Prates (Jorge Luís), Sandro, Bandoch e Leandro; Edimar, Reidner, Caio (Pontes) e Sérgio Manoel (Marcos Aurélio); Rodrigo e Zé Carlos.
Técnico: Gílson Nunes
fluminense: Diogo, Paulo César, Gélson, Alexandre Lopes e Nonato; França, Odair, Jorge Luís e Jean Carlo; Túlio (Roberto Brum) e Roni.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Gols: Cesar prates(37') 2º Tempo - Zé Carlos (15' e 31') Rodrigo(36') Gols:
Renda: 
Público: 9.839 presentes
Juíz: Álvaro Quelhas
Local: Maracana

Opinião da TJB:   E foi mais fácil do podíamos esperar. Mesmo sabendo que o adversário era fraquíssimo, um timinho de 3ª divisão. O Botafogo vinha jogando bem abaixo do que pode, e apesar de ter demonstrado um certa melhora nos últimos jogos ainda precisava, e precisa, de algo mais para ganhar novamente a confiança da torcida. Wagner, continua fazendo grandes defesas e provando a cada dia que merece uma chance na seleção. César Prates, se não fez uma boa partida, fez um belo gol(em chute cruzado da direita abrindo o placar aos 27' do 1ºt.). Provando que pode ser bastante útil ao time. A dupla de área se firma a cada jogo e vai ser difícil Jorge Luis encontrar uma vaga por ali. Leandro entrou bem e não comprometeu, mas ainda nos falta um jogador p/ lateral esquerda. Reidner também pode render bem se tiver um bom cabeça de área ao seu lado, que jamais poderia ser o Edimar, que mais uma vez foi peça nula na equipe. Sergio Manuel e Caio estiveram bem, mas com a volta de Bebeto e Valber(será?) este último deve perder um lugar no time. Zé Carlos, reencontrou o caminho do gol e mostrou boa colocação, deixando 2 nas redes adversárias. E Rodrigo? Bom, aqueles que viram a partida sabem que não há muito o que dizer. Foi perfeito! O dono do jogo, dos dribles desconcertantes nos probres tricolores, aos passes certeiros. Ora pelo meio ou pela ponta, o camisa 10 alvinegro fez de tudo um pouco. E não podia sair sem fazer seu gol.  O 4º e mais bonito do Botafogo. Após bobeira da zaga tricolor, Rodrigo se antecipa ao goleiro tenta concluir 2 vezes mas o goleiro bloqueia, ele não perde o domínio, e com um toque, tira dois zagueiros do lance e bate sem chances, fechando a goleada Botafoguense.
    Ah sim, sejamos justos! Tivemos em nosso eterno "Túlio Maravilha", uma arma fundamental p/ "parar" o ataque tricolor! E com a TJB cantando "Túlio Maravilha nós gostamos de você..." nosso craque foi 'injustamente' substituído e não pode "brilhar" até o fim!  
    Com a chegada de Valdir(se apresenta segunda feira em General Severiano) o time tende a crescer mais ainda, e promete ser um favoritos a conquista do returno.         

Bota joga bem mas perde p/ o Vasco

BOTAFOGO 0x1 Vasco
11/04- 17:00h

Botafogo: Wagner, César Prates, Sandro, Bandoch e Ronildo; Reidner, Gallo, Caio (Pontes) e Sérgio Manoel; Zé Carlos e Rodrigo.
Técnico: Gílson Nunes
Vasco: Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Henrique (Alex Oliveira), Paulo Miranda, Juninho (Alex) e Ramon; Donizete (Zezinho) e Guilherme.
Técnico: Antônio Lopes.
Gols: Gols: 2º Tempo - Juninho(39')
Renda: 
Público: 41.895 pagantes
Juíz: Ubiraci Damásio
Local: Maracana

Opinião da TJB:  Dentro das limitações do time, pode até se dizer que o Botafogo jogou bem. Comandado por Rodrigo, o time alvinegro partiu p/ cima do Vasco. Mas ficava flagrante a diferença técnica entre as 2 equipes. Enquanto o Botafogo tinha uma maior posse de bola, o que dava um falso domínio territorial, a equipe cruzmaltina era mais objetiva e em poucos toques também levava perigo ao gol de Wágner. As melhores chances p/ nós foram através de Rodrigo, que invadiu a área e chutou forte p/ Carlos Germano espalmar. E Gallo cobrando falta tb espalmada por Germano. Lá atrás, Wágner em bonita defesa, espalmava a córner um falta de Juninho, no ângulo. Veio o 2º tempo e o panorama continuou o mesmo. O Botafogo dominava mas sem chegar muito, e o Vasco dava algumas rápidas investidas com algum perigo. Mas nossas deficiências não nos permitem muito. César Prates(que ainda perdeu uma grande chance, cara a cara c/ o goleiro, chutando p/ fora!)  e Ronildo erravam tudo que tentavam. Zé Carlos, nervoso, que parece ter perdido o tempo da bola tb não ajudava muito. E ainda nos falta técnico. Gilson Nunes, parecia satisfeito c/ o empate e não fazia a mais óbvia das substituições (Marcos Aurélio no lugar de Caio ou Zé Carlos). Será que alguém ainda acredita na sua conversa? - "Sob o meu comando estamos subindo de produção...". P/ piorar ainda tivemos uma árbitragem, que na dúvida era pró-Vasco. Sergio Manuel invade a área e é calçado. Penalti, mas a essa altura não é interessante p/ o 'Campeonato' uma vitória alvinegra frente ao Vasco. (Pode prejudicar a 'decisão' de domingo que vem...). Aos 39', Juninho cava um falta na intermediária. O próprio jogador bate com categoria, mas conta com  ajuda de Wágner que fica imóvel, vendo a bola entrar. 1x0 Vasco. Só então nosso grande técnico resolve mexer na equipe, colocando Pontes no lugar de Caio. Fim de jogo, e aquele mesmo papo. "Fizemos uma grande partida; estamos progredindo..." Olhem a tabela e caiam na real! Precisamos de reforços urgentes! (Cadê o Valdir que não vem?).

Botafogo joga mal, mas vence o Bangu por 2x1

BOTAFOGO 2x1 Bangu
03/04- 16:00h

Botafogo: Wagner, César Prates, Sandro, Bandoch e Ronildo; Reidner, Gallo, Sérgio Manoel e Caio (Zé Carlos); Bebeto e Mílson (Rodrigo).
Técnico: Gílson Nunes
Bangu: Alex (Marcelo Pires), Isael, Ricardo, Naílton e Marquinhos; Marcão, Humberto, Edílson (Sandro) e Renatinho (Marcelo Cardoso); André Biquinho e Fabiano.
Técnico: Alfredo Sampaio

Gols: 2º Tempo Zé Carlos(31'), Alex (contra 44')  Gols: 2º Tempo - André Miquimba (48')
Renda: não fornecida
Público: 2.963
Juíz: Carlos Jorge Moreira
Local: Maracana

Opinião da TJB:  Tinha tudo p/ ser mais uma tragédia alvinegra. Um 1ºtempo horroroso, em que até evitar jogar pelo lado do sol a equipe fez. É aí que o Botafogo demonstra estar entregue a própria sorte. Ninguém aparece p/ se insurgir contra o que acontece em campo. (Fugindo das pressões, o presidente Rolim não apareceu). P/ que continuar como presidente então? Nesta próxima segunda haverá uma reunião em General Severiano. E Carlos Augusto Montenegro deve ser anunciado diretor geral, com plenos poderes sobre o futebol. (Especula-se que o meia Pretovik seja contratado).
    Voltando ao jogo, ficou difícil destacar qualquer jogador, tamanha era a apatia do time.
Veio o 2ºt, e com ele o sol foi-se embora. Com Rodrigo no lugar de Milson, mesmo sem objetividade, o Botafogo voltou com mais vontade. Até que a sorte ajudou. Bebeto tropeçou na bola, mas conseguiu cruzar, Rodrigo foi matar no peito e a bola escapou-lhe, mas felismente sobrou livre p/ Zé Carlos fazer, depois de 407 minutos, o gol do Botafogo. 1x0 aos 31'. Aos 44', o péssimo lateral esquerdo Ronildo foi cruzar, errou, e o goleiro banguense espalmou p/ as redes. Botafogo 2x0. No fim, graças a uma bobeira da zaga, André Miquimba ainda diminuiu p/ o Bangu. Final 2x1Botafogo. Pelo menos, o time mesmo não jogando nada conseguiu vencer. Se fosse sempre assim...
Nossas atenções se voltam para esta reunião segunda em General. Onde, independentes de nomes, eperamos que o Botafogo seja o maior beneficiado.

E o Botafogo continua perdendo

BOTAFOGO 0x1 Olaria
31/03- 21:00h

Botafogo: Wagner, César Prates (Edimar), Gallo, Bandoch e Ronildo; Reidner, Sérgio Manoel, Caio (Pontes) e Marco Aurélio (Zé Carlos) ; Bebeto e Mílson.
Técnico: Gílson Nunes.
Olaria: Brás, Cláudio Gomes, Deninho, Paulo Paiva e Zinho; Charles, Carlos Alberto, Cirstiano e Luís Alberto (Gabriel); Darcy e Luciano.
Técnico: Toninho Andrade.
Gols: Gols: 2º Tempo - Darcy (29')
Renda: não fornecida
Público: 1.516 pagantes
Juíz: Sergio Cristiano
Local: Rua Bariri - Olaria

Opinião da TJB:  Até quando estaremos entregues a própria sorte? Continuaremos dependedo do omisso presidente Rolim (que raramente aparece no clube, e jamais acompanha um treino)? Já dissemos outras vezes aqui. Que o elenco não é bom, vá lá. Mas temos time de sobra para não passar esses vexames de perder p/ Friburguense, Olaria, Americano... Está claro que falta cobrança e comando junto ao time. Talvez a forma com que Espinosa foi demitido(com um telefonema seco, de madrugada), reflita bem como vem agindo a diretoria do Botafogo.  Até agora procuramos apoiar e incentivar o time durante os jogos. E mantivemos a postura de apoio ao Pres. Rolim. Porém, isto não quer dizer que concordamos com sua administração. E que aceitaremos passivamente ver um Botafogo largado, sendo humilhado rodada após rodada. É hora dos oportunistas de plantão reconhecerem sua incompetência, e entregarem seus cargos a pessoas mais capazes.
    Quanto ao jogo, mais uma atuação ridícula, que já vem se tornado rotina. Em meio aos apagões de luz  no estádio, o Olaria conseguiu marcar seu gol, através de Darcy, aos 29' do 2ºt.  O Botafogo seguiu inoperante até os 32', quando a luz se apagou definitivamente, e o juíz deu o jogo por encerrado (o resultado deve ser confirmado pela federação).

E o Botafogo continua perdendo

BOTAFOGO 0x1 flamengo
28/03- 17:00h

Botafogo: Wagner, César Prates, Gallo, Bandoch e Ronildo; Edimar, Reidner, Sérgio Manoel(Marcos Aurélio) e Pontes (Zé Carlos); Milson(Leo) e Bebeto.
Técnico: Gílson Nunes.
flamengo: clemer, fábio baiano (pimentel), fabão, luis alberto, e athirson; jorginho, vágner, iranildo (caio), rodrigo mendes (beto); leandro  e romário.
Técnico: carlinhos
Gols: Gols: Athirson (21')
Renda: não fornecida
Público: 76.529 pagantes
Juíz: Jorge Travassos
Local: Maracana

Opinião da TJB: Sejamos francos. O Botafogo até que não jogou tão mal, e com um pouco de sorte poderia até ter conseguido o empate. O problema é que o time já extrapolou, e muito, o direito de errar neste estadual. Com a equipe armada cheia de improvisações, era natural que demorasse a se encontrar em campo. O que dava espaço para o flamengo atacar e perder várias oportunidades. O meio campo não oferecia a menor proteção a zaga. Deixando sempre a zaga alvinegra expostas aos atacantes adversários. Foi quando brilhou a estrela de Wagner. Com defesas sensasionais, que nos fazem novamente lembrar. Porque ele nunca foi convocado para a seleção?  Bom, até que aos 21', não teve jeito. Athirson recebe livre na intermediária e acerta um chute indefensável. flamengo 1x0. O Botafogo respondeu com uma falta cobrada por Bebeto, que o goleiro espalmou a corner. E num chute de Milson, completando um cruzamento. Mas a bola bateu na coxa de clemer, e não entrou. No fim do 1ºt., o juiz inventou um penalti, quando Wagner se atirou apenas na bola numa disputa com jorginho. Mas o goleiro alvinegro estava inspirado. E espalmou a corner a boa cobrança de romário. No 2ºt., o time voltou com um pouco mais de disposição. Mas nitidamente faltava categoria nas finalizações. Apesar de um domínio territorial, o Botafogo pouco ameaçava. Foram inúmeros cruzamentos nas mãos do goleiro rubro-negro, e faltas mal batidas.  Uma cabeçada de Bebeto que passou raspando. E o chute de Zé Carlos, após dar um balão em Fabão, que o goleiro espalmou a corner, foram os momentos mais perigosos. No fim, o flamengo voltou a dominar e a perder alguns gols.

Time continua mal, e só consegue um empate.

BOTAFOGO 0x0 Madureira
24/03- 15:00h

Botafogo: Wagner, César Prates, Gallo, Bandoch e Ronildo (Mílson); Baltazar (Rodrigo), Reidner, Caio e Sérgio Manoel; Zé Carlos (Pontes) e Bebeto.
Técnico: Gílson Nunes.
Madureira: Róbson, Germano, Nílson, Júnior e Edinho; D’Marcellus, Valtinho, Giovani e Rogerinho; Dauri (Haroldo) e Gílson (Vágner).
Técnico: Baidek.
Gols: Gols:
Renda: não fornecida
Público: 2.981 pagantes
Juíz: Carlos Galheiro
Local: Conselheiro Galvão

Opinião da TJB: Apesar do horário ingrato, e da campanha sofrível do Botafogo no estadual. A torcida  alvinegra até que compareceu em bom número no apertado estádio da rua Conselheiro Galvão.  Mas de novo mesmo só a estréia do técnico Gilson Nunes. Pois a equipe continuou mostrando a mesma apatia de sempre. E o que é pior, contra adversários fraquíssimos. No 1º tempo, apenas alguns chutes de fora da área, com Cesar Prates, Sérgio Manuel e Baltazar, chegaram a oferecer algum perigo ao goleiro do Madureira. Muito pouco! No 2º tempo então, se não foi igual, foi pior. A começar pelo chute de Rogerinho(Madureira) que expludiu no travessão. E no quase penalti para a equipe suburbana, salvo por um correto impedimento marcado pelo bandeirinha, quando o juiz já apontava p/ o cal. O único lance de perigo alvinegro aconteceu aos 34', quando Milson, que entrara no lugar de Zé Carlos, recebeu um bom passe na área driblou o goleiro mas foi travado na conclusão. De resto, viu-se a mesma falta de objetividade e talento dos jogos anteriores.

NOTA: Aos Srs. que nos lêem, saibam que aqui será dita sempre a verdade. Ao contrário do que, mais uma vez, a imprensa escrita, como que num cartel, direciona os fatos de tal forma, e distorce o que realmente aconteceu na partida.
1º)Ao contrário do que foi dito nos jornais. Não foi atirado um capacete em campo. E sim uma máscara de monstro, feita de jornal e papelão.
2º)Novamente, ao contrário do que foi dito nos jornais. O impedimento marcado no lance em que o árbitro se precitpitou em marcar a penalidade, foi claríssimo. Vejam as imagens da TV. Não há o que discutir. (mas dizer que o Botafogo foi 'ajudado' deve vender mais jornal...)
3º)As isoladas manifestações contra o time e diretoria, se aconteceram, foram após a partida. Já que durante o jogo a torcida alvinegra não se cansou de incentivar a equipe. Fato comprovado ainda pelas declarações de Sérgio Manuel.

Mais uma exibição ridícula, mais uma derrota

BOTAFOGO 1x3 Americano
21/03- 16:00h

Botafogo: Wagner; César Prates, Edimar (Marcelo Augusto), Bandoch e Ronildo; Gallo, Reidner (Rodrigo), Sérgio Manoel e Bebeto; Zé Carlos (Caio) e Mílson. Técnico:Dé Americano: Wellerson; Flavinho, Patrick, Moura e Paulo Roberto; Edson Souza, Jocimar (Luciano), William e Pelica (Camilo); Júnior (Robson) e Washington. Técnico:Ricardo Barreto
Gols: Bebeto(16') Gols: Washington(13') Marcelo Moura(31') 2º Tempo - Washington(42')
Renda: não fornecida
Público: não fornecida
Juíz: Wagner Tardelli
Local: Godofredo Cruz - Campos

Opinião da TJB: Mais uma derrota, mais uma exibição ridícula! Se com este elenco o Botafogo não ganhar títulos, a culpa é da diretoria. Mas perder p/ o Friburguense no Maracana, e tomar 3 gols do Americano(time que foi goleado pelo fluminense!). E a culpa é do Rolim & cia?  É claro que não. Espinosa não tem razão quando reclama da sua demissão. Seu trabalho não vinha redendo o esperado, e em parte ele também tem culpa disso. A forma como foi demitido é que foi errada. Por seu passado no clube, ele merecia uma maior consideração por parte da diretoria. Demiti-lo por telefone de madrugada, não nos parece a forma correta de se tratar alguém que já fez muito pelo clube. E sempre será reverenciado por nós Botafoguenses. Mas lugar de homenagens é no salão nobre de General Severiano. E não treinando o time.
    Há que se cobrar sim, maior rendimento do time. Paulo César era um bom jogador no Atlético-MG, no Botafogo jogou bem 2 jogos e sumiu. Valber joga 1 jogo e fica 3 anos fora.
Sergio Manuel e Zé Carlos atravessam uma terrível má fase. Sandro chega, é expulso e se machuca. E a culpa é da diretoria?
    Eles são culpados sim, de terem trazido Ronildo e Reidner, terem perdido Marcelinho Paulista p/ o fluminense, liberado Felipe p/ jogar amistosos pela seleção sub-20 enquanto o time era eliminado no Rio-SP. Trazer o trio Rodrigo, Gallo e Caio (juntando o que os 3 ganham não dava p/ trazer o Djair?). Mas a culpa maior, é de não cobrar deste elenco, que diga-se de passagem, vem recebendo em dia; um rendimento digno com o que ganham e com o que podem produzir. Se tem condições de ser campeão ou não é outra história, mas o que não dá p/ admitir do TIME(incluindo-se aí técnico e preparador físico) são essas exibições abaixo da critica, perdendo para equipes fraquíssimas.
    Quanto ao jogo, nenhuma novidade. Edimar falhou por baixo no cruzamento, e Washington fez 1x0 Americano aos 13'.  Falta para o Botafogo, e Bebeto novamente com categoria empata 1x1. Novo cruzamento na área, e Edimar dessa vez, falha pelo alto. De cabeça ... faz 2x1 Americano. Wagner ainda salvaria o time em pelo menos 2 oportunidades. E Edimar ainda seria humilhado pelos fracos jogadores do time campista, com dribles desconcertantes. Este rapaz está quase nos conseguindo sentir saudades de Marcio Theodoro. No 2ºt. (felismente sem Edimar) Sem raça, sem objetividade, sem técnica, sem nada, o Botafogo tentou inutilmente empatar. Não tendo em nenhum momento dado sequer a impressão de que conseguiria faze-lo. Foi a vez então do normalmente omisso Ronildo "se sobressair", e ficou a impressão de que era melhor jogar c/ 10.
    No final, num contra-ataque o Americano aumentaria 3x1.
    O que esperar do time agora? Que pelo menos honre a camisa que está vestindo e tire o time da situação em que eles mesmos colocaram.

Botafogo dá vexame no Maracana: Friburguense 1x0

BOTAFOGO 0x1 Friburguense
14/03- 17:00

Botafogo: Wagner, Paulo César, Sandro, Bandoch e César Prates (Ronildo); Reidner, Válber, Caio e Rodrigo (Léo); Bebeto e Zé Carlos (Pontes).
Técnico: Valdir Espinosa.
Fribureguense: Adriano, Sérgio Gomes, Cadão, Max e Bill; André Gomes, Merica, Eduardo (Jefinho) e Marquinhos; Amarildo (Nevada) e Reginaldo (Evandro).
Técnico: Júlio Marinho.
Gols: Gols: 2º Tempo - Nevada(39')
Renda: não fornecida
Público: 21.967 presentes
Juíz: Edilson Soares da Silva
Local: Maracana

Opinião da TJB: E não teve jeito. Depois de passar um sufoco diante do Itaperuna, quando conseguiu a vitória nos minutos finais. O Botafogo, desta vez, foi merecidamante derrotado pelo Friburguense por 1x0, em pleno Maracana. Justiça seja feita. O único que não pode ser culpado é o zagueiro Bandoch, que mais uma vez esteve bem e não comprometeu. O resto... Vá lá,  Wagner também não teve culpa alguma, pois não teve trabalho e o gol foi indefensável. E Valber, que voltando de uma contusão não se podia exigir mais. Com a expulsão de Sandro, acabou tendo que ir para a zaga.
    Vamos ao resto! Não se trata de buscar um culpado, um bode expiatório. Apenas mostrar a realidade. O porque do Botafogo vem fazendo partidas medíocres, o que novamente se repetiu neste jogo.
    Paulo César: Jogou bem apenas os 2 primeiros jogos do Rio-SP, e desapareceu. O que aconteceu? Talvez só o jogador possa explicar.
    Sandro: Contratado ao Santos, para ser o companheiro de Bandoch, até que não vinha mal. Mas foi expulso no início do 2ºt. E teremos novamente que sofrer c/ a volta de Edimar no próximo jogo.
    Cesar Prates: Vinha sendo o melhor dos laterais do time. E por isso foi improvisado na lateral esquerda. Fez um péssimo 1ºt. A ponto de Espinosa preferir o limitado Ronildo.
    Ronildo: Quando está num ótimo dia, não passa de um jogador mediano. Normalmente se esconde do jogo. Entrou no 2ºt. e nada fez.
    Reidner: Outro mediano que se esconde do jogo. Só é notado quando dá seus ridículos chutes de fora da área, que normalmente param na geral.
    Caio: Novamente foi peça nula. Numa posição em que se exige habilidade e categoria, que até agora não conseguiu mostrar.
    Rodrigo: Vem mantendo incrível regularidade. Mal em todas as partidas. Ontem não foi diferente. Ainda não conseguiu se encontrar no Botafogo. Foi substituído por Leonardo.
Leonardo: Entrou no lugar de Caio, e errou tudo que tentou. Está longe de ser uma opção p/ time.
    Bebeto: OK, dos seus pés saem os passes mais lúcidos, as jogadas mais iteligentes. Mas é irritante a falta de raça em alguns lances. Dá a impressão de estar eternamente se poupando, com medo de se machucar.
    Zé Carlos: Uma partida horrorosa. Mal colocado e sem o tempo da bola. Vem numa preocupante má fase à algum tempo.
    Pontes: Ainda é cedo p/ julgar. Entrou e mostrou um pouco mais de lucidez do que Zé Carlos. Deve ser confirmado como titular. É esperar p/ ver.
Valdyr Espinosa: Também não esteve bem. Errou ao colocar Ronildo e Leonardo no 2ºt. Com isso queimou substituições. E não pode colocar Felipe no lugar de Caio. Também demorou a tirar Zé Carlos p/ a entrada de Pontes.
    O jogo? Bom, o jogo foi um resumo das atuações acima. Um time sempre apático e confuso. E que não chegou a criar muitas oportunidades. Bebeto no início do jogo frente a frente com o goleiro não conseguiu concluir. Além disso, apenas um bom chute de Reidner que o goleiro espalmou a corner(aos 15 do 1ºt). No 2ºt,  novamente Bebeto livre na área, perdendo um gol de cabeça.  E Caio, livre na pequena área, de peixinho por cima gol já nos descontos.

Botafogo sofre para vencer o fraco Itaperuna

BOTAFOGO 2x1 Itaperuna
07/03- 16:00
Zé Carlos abraça Pontes, autor do gol.

Botafogo: Wagner, Paulo César (Pontes), Edimar, Bandoch e César Prates; Reidner, Baltazar (Léo), Caio (Rodrigo) e Sérgio Manoel. Bebeto e Zé Carlos.
Técnico: Valdir Espinosa
Itaperuna: Serginho, Flávio, Lúcio, Marcelo e Chiquinho; Marcelo Lima (Du), Da Moita, Enílson (Márcio) e Fábio (Alexandre); Cacalho e Manoelzinho.
Técnico: Rubens Bueira.
Gols: 2º Tempo - Rodrigo(37'), Pontes (39') Gols: Marcelo Lima(39')
Renda: R$ 16.500
Público:5.500 pagantes
Juíz: Samyr Yarak
Local:Caio Martins

Opinião da TJB: Foi por pouco! O Botafogo estreou no campeonato estadual 99 da mesma forma com que vinha atuando nas últimas partidas do Rio-SP. Sorte que o adversário não oferecia a menor resistência. Dessa forma, o time jogou quase o tempo inteiro no campo do Itaperuna. Mas sem habilidade no setor de meio-campo, as jogadas se limitavam a burocráticos passe para os laterais, que faziam inofensivos cruzamentos. As chances de gol se resumiram numa falta cobrada por Bebeto, que passou perto do gol. E um chute de Caio, aproveitando um cruzamento, que o goleiro espalmou a corner. Para piorar, no único ataque do Itaperuna, Wágner, até então mero expectador da partida, falhou bisonhamente ao tentar cortar um cruzamento, deixando a bola livre para Marcelo Lima cabeciar. Itaperuna 1x0 aos 39'. O time foi p/ o vestiário sob vaias, que soavam mais como um apelo da torcida p/ uma melhor exibição. Mesmo sem melhorar técnicamente, o time voltou mais vibrante no 2ºt. Mas o tempo ia passando, e uma falta cobrada por Bebeto que passou raspando, e a bomba de Zé Carlos que expludiu na trave, só faziam aumentar o desespero do time e da torcida com um mal resultado que se desenhava. Espinosa mexeu no time. Tirando Paulo Cesar e colocando o atacante Pontes. Rodrigo no lugar de Caio, e Leo no de Baltazar. O time seguia pressionando, mas não acertava a pontaria. Até que aos 37', Cesar Prates cruzou rasteiro e encontrou Rodrigo livre, este só teve o trabalho de dominar e bater no canto 1x1. Não demorou muito, e a Estrela voltava a brilhar. ??? toca p/ Bebeto na meia-lua, este com um belo toque sobre um zagueiro coloca Pontes livre para marcar. O atacante domina com estilo e toca na saída do goleiro. 2x1 Fogão, para alívio dos mais de 10.000 alvinegros presentes ao Caio Martins.    

pag. principal

1