Para aqueles que se interessam pela genética, transcrevo aqui, algumas referências de estudos de genética, que foram realizados por diversos pesquisadores e que S. S. Aries, aquarista argentino, no Suplemento n. 5 de Acuarama publicou.
Os Bettas possuem 21 pares de cromossomos em suas células sexuais, ou seja, 42 nas células somáticas. Estes cromossomos contêm os genes ou fatores responsáveis pela hereditariedade das características do peixe. Assim a variedade cambodia é produzida por um gene que inibe o pigmento negro do Betta.
Os cambodias diferem dos demais Bettas pela ausência de pigmentação escura no corpo, que resulta em um corpo, em geral, de cor creme ou branca leitosa, com as nadadeiras, portando, mais comumente, a cor vermelha, mas podendo ser azul, verde, matizada, lilás ou turquesa, mas todos estes peixes, apresentam o padrão cambodia pelo menos na região do fucinho ao opérculo.
Utilizando as fórmulas genéticas, o comportamento do Betta, variedade cambodia pode explicar-se, comforme os trabalhos de H. B. Goodrich, Rowena N. Mercier, J. S. Domantay, L. S. Clemente e outros, da seguinte forma:
cc = genes recessivos para a cor clara do cambodia
CC = genes dominantes para a cor escura do Betta colorido.
Que o fator cambodia é recessivo, demonstra-se pelo fato que, ao cruzar esta variedade com um Betta colorido, na primeira geração F1, só aparecem exemplares coloridos e nenhum cambodia.
PAIS
(cc) X (CC)
cambodia colorido
GAMETAS
(c) (c)
femininas masculinas
GERAÇÃO F1
(cC) (cC) (cC) (cC)
Todos os exemplares geneticamente são impuros (cC), ou seja, têm os dois fatores, sendo o fenótipo (aspecto exterior) igual ao pai ou mãe ou mãe colorida, pois o fator (C) é dominante sobre o (c).
Na segunda geração (F2), cruzando irmãos entre si, obteremos:
PAIS
(cC) X (cC)
GAMETAS
(c) (C) (c) (C)
GERAÇÃO F2
(cc) (cC) (cC) (CC) ou seja
25% (cc) = cambodia puro
25% (CC) = colorido puro
50% (cC) = colorido impuro
Editado por: Michel Bruno Uin do icq: 26116842 e-mail: peters@base.com.br