Um estudo da clínica feminina da Universidade de Munich, Alemanha, mostrou que: "A cada ano morrem 30.000 pessoas devido à medicamentos que antes foram testados em animais. 61% de todos os defeitos congênitos em recém-nascidos e 88% dos natimortos ocorrem em decorrência de medicamentos"

Há muito tempo, não apenas a FBAV, mas também jornais e redes de televisão vêm denunciando os perigos dos remédios comercializados livremente em nosso país. Drogas proibidas até mesmo no país de origem ou com venda totalmente restrita, são encontrados facilmente em qualquer farmácia no território nacional.
A OMS tem uma lista destas drogas, que são cerca de 350 mais ou menos, proibidas, não aprovadas ou com sérias restrições. E vale lembrar que apenas uma destas drogas, por exemplo, pode ser encontrada na fórmula de vários remédios.
O próprio Ministério da Saúde, possui uma comissão de análise para qualquer pedido de comercialização de “drogas novas” (remédios) no território nacional em que os testes com animais é avaliado rigorosamente. Mas mesmo assim, dando tanta importância a este tipo de procedimento “anti-científico”, é negligente quanto a questão de medicamentos.

“droga nova” = todo remédio pesquisado ou não, e que ainda não tenha sido comercializado dentro do território nacional.

Mesmo a “vivissecção” sendo tão defendida na área farmacológica, os efeitos de drogas testadas em animais só tem contribuído para um quadro estarrecedor. Eis apenas alguns exemplos de algumas milhares de drogas e seus efeitos nos humanos não prognosticado nos testes com animais:

DROGA
INDICAÇÃO
RESULTADO
PRONAP E PLAXIN
tranquilizantes
morte de bebês
FENACETIN
analgésico
bloqueio das funções renais, assim como outras complicações sanguíneas
AMIDOPIRINA
analgésico
danos letais ao sangue, incluindo
granulocitose
CLORANFENICOL
antibiótico
anemia profunda, colapso cardiovascular
PRELUDIN
inibidor de apetite
problemas cardíacos e neurológicos
DES
anti-abortivo
câncer, má formação
OPREN
anti-abortivo
efeitos diversos, morte
FENOLFTALEINA
laxante
vômitos, albumina na urina, morte
CLOFIBRATE
anti-colesterol
ataque cardíaco
CLIOQUINOL
anti-colesterol
morte, cegueira, paralisia


CONTATOS :
e-mail : fbav_br@yahoo.com.br

1