História
O Labrador Retriever foi desenvolvido na Englaterra a meio 1800 por um grupo privado de dedicados criadores de canis.
Antigos Ancestrais
É bem claro que nao existia cachorros indigenos em Newfoundland quando as primeiras companhias de pesca chegaram. Se os nativos americanos possuiam algum, os exploradores nunca o observaram. O provavel é que os cachorros St.Johns vieram da raça do velho English Water Dogge, pois os pescadores foram os primeiros habitantes em Newfoundland por séculos.
Existe tambem outras especulações que o cachorro old St.Hubert possa ter sido trazido tambem, ilustrações dessa raça mostram um cachorro preto de orelhas caidas com certas parecencias ao Labrador, Mas é desconhecido se os pescadores indo para Newfoundland teriam tido cachorros de caça usados para jogos em vez de water dogs.
Nós podemos somente especular o que aconteceu, mas nós sabemos que os pescadores de bacalhaou enviados para fora da Grand Bretanha praticavam ''shore fishing'' a qual consistia em usar pequenas embarcações onde trabalhavam em grupos de quatro pescadores, 2 dentro da barca outros 2 no beira preparando e consertando os peixes. Eles podem ter precisado de pequenos cachorros para entrar e sair do barco, com uma pequena veste impermeavel para nao levar agua para o barco com eles. Eles podem ter criado um forte instinto retriever para ajudar a recuperar os peixes e linhas de pesca, e um alto grau de resistencia ao trabalho por horas. Si as malhas eram pesadas, os pescadores eram reputados a ir tão longe quanto vinte quatro horas arrastando o peixe dentro das redes.
Os cachorros cedo desenvolvidos para esse trabalho poderiam ser achados em muitas variedades: um pequeno para os barcos pescadores, e grandes para o trabalho pesado. Os pequenos cachorros foram chamados de uma variedade de nomes, The Lesser St. John's dog, the Lesser Newfoundland, ou mesmo de Labrador. Esses cachorros vieram de Newfoundland; e é desconhecido porque o nome Labrado foi escolhido, exceto possivelmente atraves da confusao geografica. Charles Eley, na Historia dos Retrievers no fim do seculo 19 comenta:
"A estoria[..] foi que o primeiro Labrador chegado a Englaterra desembarcou de navios que traziam bacalhau de Newfoundland[..] Era pretendido que suas existencias maritima [..] tinham resultado em pés com dedos iterligados, um pelo impermeavel a água como uma lontra, e curto, e uma cauda como espada, com a qual se governava com seguranca entre as pertubações do oceando."
Parte da confusao sobre os nomes e que St.John's dog e Newfoundland dog eram pq trocavam-se entre as grandes e pequenas variedades. E o termo Labrador tb foi usado para referir o pequenos St.John's dog tambem, especialmente no a meio fim do seculo 19. O grande labrador é comumente tido como direto ancestral do hoje cachorro de Newfoundland , enquanto o pequeno foi usado para desenvolver muitas raças retrieves, incluindo o Labrador de hoje em dia.
A exata relação entre as duas variedades St.Jonhs dog (e algumas variedades arquivadas do seculo 19) não é clara tambem, nós não sabemos qual veio primeiro, ou em qual grau eles eram relacionados. Certamente o grande St.Johns dog foi o primeiro importado da Englaterra perto de 100 anos mais cedo, e muitos escritores contemporanios e modenos de hoje em dia assumem que o pequeno labrador foi desenvolvido pelo grande, mas nós nao temos nenhuma evidencia real. Newfoundland tem sido usada para a pesca e outras atividades aproximadamente desde 1450 então teve bastante tempo para o desenvolvimento do St.Johns dog e suas variedades.
Desenvolvimento na Englaterra
A partir do momento em que esses cachorros foram importados de volta a Englaterra no começo de 1800 a 1885 muitos canis importavam pequenos cachorros St.Johnls e prudentemente treinavam eles para serem caes de caça em seus estados. Esses canis incluindo os de Buccleugh e Malmesbury, cada um importava pequenos cachorros St.John's atraves do seculo 19 parra seus dominios privados.
O segundo conde de Malmesbury (1778-1841_)e seu filho o terceiro cone (1807-1889) imporavam os cachorros e guardaram a linha até a morte do terceiro conte. Em uma carta escrita em mais ou menos 1887 ele nota:
"Nós chamamos sempre nossos cachorros de Labradores e eu guardei a raça pura tanto quanto pude desde o primeiro que tive .."
Au mesmo tempo, o quinto duque de Buccleguh(1806-1884), seu irmão lorde John Scott (1809-1860) e o segundo conde (1769-1841) embarcavam em um programa parecido mais independente. Eles moravam a 30 milhas de raio e desenvolveram a linha Buccleugh.
Porem uma reunião entre o terceiro conde de Malmesbury ,o sexto conde de Buccleugh e o 12 conde de Home resultou no old Malmesbury, dando a chance aos dois jovens lords certos cachorros de sua linha. Desses cachorros, dados em 1882, a linha Buccleugh foi revitalisada e a raça entrou no seculo 20. Buccleugh's Ned e Buccleugh's Avon sao tidos como sendo os ancestrais de todos os Labradores.
Esses dois canis diferentes, criaram idependentemente por ao menos 50 anos. Assim provavel que os Labradores, e todos os modernos retrievers é o mais perto relativo do original St.John's dog e por extensao tb ao Newfoundland moderno e outras raças retrivers como Golden Retrievers, Flat Coat Retrievers etc.
O século vinte
Pela virada do século, esses retrievers foram aparecendo nos eventos dos clubes de canisl da Gande Bretanha. Nesse ponto, os retrievers da mesma linha poderia ser registrado como diferentes retrievers. A categoria inicial de retrievers incluia pelo encaracoloado, pelo liso, castanhos e Norfolk retriever( agora extinto). Quando os tipos foram estabelecidos, criações separadas foram finalmente registradas para cada tipo de Labrador no clube Kennel em 1903.
Enquanto existe tendencias sobre a raça pura do Labrador até
hoje é desconhecido quantas dessas raças cruzadas foram
transformadas em Labradores ou em outras, ou quantas raças foram
registradas quando começou-se a separação. Muitos criadores
sentem que o cruzamente conta muito para o tipo pobre de raça
que aparece hoje em dia.
As primeiras duas decadas do seculo 20 viram a formação em Grand Bretanha dos mais influentes canis que povideciaram a base prar a raça que nós conhecemos hoje. Lord Knutsford's Munden Labradors e Lady Howe's Banchory Larabradors sao algumas entre muitas. O grande numero de Dual Campiões até o momento atesta a versalidade da raça.
Labradores foram importados pela primeira vez para os Estados Unidos durante a primeira Guerra mundial. Nesse ponto, o AKC ( American Kennel Club) ainda classificava eles como Retrievers, não foi antes de fins de 1920 que os retrievers foram separados nas raças que nós conhecemos hoje na AKC. O Labrador Retriever tem sido usado intensamente nos US como cachorro de caça, O American Labrado Retriever Club, Inc , e o primeiro tipo de organisação no genero.
Na segunda guerra mundial o numero de raças diminuiu muito (como diminuiu muitas outras tambem). Depois da segunda guerra mundial, um aumento foi visto nos US, onde os canis Britan's Sandylands atraves de importações os trousse de volta.
Essa volta as Americas resultou em uma expansão do uso do Labrador como cão de caça. Na Grande Bretanha, o Labrador foi, e ainda continua sendo , usado primeiramente para caças. Raças separadas foram usadas em diferentes taxas. Mas nos United States e no Canada, o Labrador provou ser capaz de fazer muito mais que simplismente a caça.
Amarelos
Muitos artigos antigos sobre os cachorros de caça são claros que os amarelos e os castanhos eram evidentes e comuns. Os castanhos a muits anos atras queria dizer qualquer cor entre o amarelo ao vermelho, castanho ou marrom claro.
Nos ultimos anos os Labradores, amarelos foram simplimente selecionados. Os primeiros registrados foram os Ben fo Hyde ,
O sentimento do anti amarelo foi tão forte em 1920 que por causa disso os cachorros dessa cor sofreram muitas mudanças incorretas em seu typo caracteristico. Hoje em dia nós podemos achar tanto pretos quanto amarelos da mesma qualidade. Somente em circulos de caçadores ainda se ouve a falsa opinião que os pretos são melhrores na caça que os amarelos.
Chocolates
Chocolates, como os amarelos, tambem foram presentes sempre na raça. Em fato, a tão conhecida estoria das origens de Chesapiake Bay Retriever se refere a um naufrago em 1807 envolvendo dois cachorros St.John's provavelmente destinados para Mlmesbury ou Buccleugh, um preto e um castanho.
Cholocates é longe de ser a cor mais rara. Porem tem crescido em popularidade e em 10 anos dever estar em igualdade de numero, aceitação e qualidade com as outras cores.