PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQÜENTES (FAQ)*
* Gostaria de ressaltar que não sou médico veterinário; o conteúdo desta página é baseado em experiências pessoais e na literatura sobre cinofilia. Quaisquer observações ou correções, mande um E-Mail para
m.palacio@bol.com.br. Em caso de dúvidas fale com seu veterinário.O Husky Siberiano, é um cão dócil, excelente para companhia, cujos ataques a seres humanos são extremamente raros - até mesmo com estranhos costumam ser muito amistosos - não sendo portanto um cão de guarda. Vale ressaltar que, assim como qualquer outro animal, o cão pode atacar se sentir-se coagido ou ameaçado, devendo-se ter bom senso para evitar tais situações.
Existe o mito de que os cães de raça são "frágeis" e os "durões" são os vira-latas. Os huskies são animais bastante resistentes, devido à seleção natural que tiveram perante o hostil clima ártico. Estes são bastante resistentes ao frio, e adaptaram-se bem ao nosso clima tropical, contudo são bastante "calorentos" procurando sempre lugares mais arejados, ou até mesmo "molhados" para ficarem, além de não gostarem ficar expostos ao sol sem necessidade.
Nos dias mais quentes ofereça bastante água ao seu husky, não esquecendo de deixar sua vasilha de água sempre cheia e limpa. Um banho uma vez por semana é o suficiente em climas quentes como em nossa região. Não necessita de tosa, mas de escovação regular para retirar os pêlos velhos.
Os cães filhotes em geral, costumam morder e roer objetos e até mãos, pernas dos seus donos, não o fazem no entanto para atacar ou machucar, mas por ser uma forma de "conhecer" o mundo, isto é, o gosto e o cheiro das coisas; e também, porque seus dentes estão em crescimento, provocando irritação nas gengivas, assim como ocorre em bebês. Este hábito vai desaparecendo com o tempo, principalmente após a troca da dentição primária (dentes de leite) em torno do 4º e 5º mês de vida.
Estes são sintomas típicos de solidão e tédio. O husky é um cão muito ativo, que necessita de atividade física. Aconselham-se passeios diários, de pelo menos 15 minutos até horas (conforme a aptidão física do dono) pois é uma raça que pode andar por horas. Depois dos exercícios o cão ficará mais sossegado. Recomenda-se também alimentá-lo à noite, inibindo os seus instintos de caçador noturno.
Sim, periodicamente o husky tem troca de pêlos, que crescem mais viçosos após a muda, devem ser escovados para retirar os pêlos mortos.
Em geral o cão adulto alimenta-se somente uma ou duas vezes por dia, o que deve ser feito de preferência à noite. Os filhotes e cadelas gestantes ou que estão amamentando, devem ser alimentados ente três a cinco vezes por dia. Quando seu cão não quer se alimentar, verifique se: (1) o mesmo não "enjoou" a ração (tente substituí-la ou adicionar molho de carne ou preparados em lata disponíveis no mercado) (2) o mesmo pode estar deprimido devido à falta de algum ente da casa ou de outro cachorro. (3) o mesmo pode estar intoxicado ou com algum problema digestivo ou ainda infestação parasitária, ou infecção, leve-o ao veterinário o quanto antes.
Pode ser devido a inadaptação do organismo do cão a determinado tipo de alimento (mudança de marca de ração), ou ainda causada por vermes, protozoários ou bactérias, procure auxílio do veterinário imediatamente, assim você protege o animal e a sua família.
Deve-se evitar a reprodução logo no primeiro cio, pois a cadela ainda é muito jovem. O cio dura em torno de 2 semanas, a ovulação ocorre a partir da segunda semana e é quando ocorre a fecundação. Os óvulos são liberados aos poucos e em dias diferentes, portanto deve-se deixar que os animais se acasalem durante todos os dias a partir da metade do cio, até seu fim.
Temos dois macho disponíveis para acasalamento, APOLLO (preto e branco/olhos azuis) e LUKE (vermelho e branco/Olhos azuis), se for de seu interesse, procure-nos através do e-mail:
m.palacio@bol.com.br ou do telefone 235 1925, procure por Maurício ou Ricardo.Em torno de 60 dias após o início do cio.