Cão D'água Português




Cão D'água Português está ameaçado de extinção.

Cão D'água Português


...... No passado, este cão, de origem controvertida, era encontrado em todo o litoral português. Desde o começo do século, no entanto, está ameaçado de extinção, restringindo-se a sua criação à região de Algarve, em Portugal. Sua preservação foi garantida pelo trabalho do Dr. Vasco Bensaúde. A partir da década de 30, ele adquiriu um exemplar de um pescador da aldeia do Albufeira e adotou-o como o padrão da raça, dedicando-se durante anos à manutenção de suas características originais. Assim, a raça ganhou impulso e novos criadores. Atualmente, sua maior criação está nos EUA.

...... Nadador e mergulhador exímio e resistente, este cão é inseparável companheiro do pescador, a quem presta inúmeros serviços, tanto na pesca como na guarda e defesa do seu barco e propriedade. Durante a pesca, atira-se ao mar para apanhar e trazer o peixe ou qualquer objeto perdido.

Alimentação

...... Para filhotes, até os 6 meses de idade, dê, quatro vezes ao dia, ração própria para filhote ou carne moída (50%), arroz (20%), verduras e legumes (30%) e 1 gema de ovo (uma vez por semana). Após esta fase, ração para adulto ou a mesma comida caseira dada para os filhotes, duas vezes ao dia, complementada com vitaminas e sais minerais indicados pelo veterinário.

Hábitos Saudáveis

...... Exercite o cão, após os 3 meses de idade, com passeios. Aos 6 meses, se possível, com nados, 3 vezes por semana, durante meia hora. Deixe-o tomar sol até as 10h.

Treinamento

...... Comece treinando-o para higiene e obediência aos 2 meses de idade e para exposições, a partir dos 6 meses.

Limpeza dos Ouvidos

...... Mantenha as dobras das orelhas e os vestíbulos (entradas dos ouvidos) sempre limpos. Faça a higienização semanalmente usando algodão (sem cotonete ou pinça) embebido em uma substância emoliente (álcool ou éter). Depois, seque também com algodão.

Banho

...... A partir dos 3 meses, dê banho com xampu neutro, uma vez por mês. Cães de exposição devem ser lavados semanalmente. Enxágue bem com água e vinagre (para cada litro de água coloque 1 colher de sopa de vinagre). O vinagre ajuda a tirar o xampu sem prejudicar a textura do pêlo. Seque com secador.

Tosa

...... Existem dois estilos. O corte americano, igual ao puppie (de filhote) da raça Poodle, deve ser feito até os dois meses de idade. Depois, utilize o corte português, parecido com o corte continental do Poodle, mas sem as bolas de pêlo sobre as ancas. Refaça-os semanalmente.

Pelagem

...... Escove, diariamente, no sentido dos pêlos, com escova de pinos, a partir dos 2 meses.

Compra de Filhotes

...... Escolha um filhote já desmamado, com cerca de 50 dias, alegre, sem pêlos opacos e com olhos brilhantes. Devem ter pelagem preta, marrom ou branca ou mistura de marrom ou preto com branco ( focinho preto em todas as pelagens e marrom apenas nos cães que tenham marrom na pelagem). Obtenha o máximo de informações e cuidados com o criador.

Padrão Oficial

Este é o padrão atual da raça, de acordo com a CBKC - FCI, válido a partir de janeiro de 1990.

GRUPO: de Trabalho.
APARÊNCIA GERAL: cão robusto, bem musculoso, harmônico de formas, com olhar penetrante e atento.
TEMPERAMENTO: ardente, alegre, voluntarioso, altivo e brigão por índole.
CARACTERÍSTICAS: muito resistente e com boa sensibilidade olfativa e visual.
CABEÇA E CRÂNIO: cabeça bem proporcionada, forte e larga. De perfil seu comprimento é levemente maior que o do focinho. Sua curvatura é mais acentuada posteriormente, a crista occipital pronunciada e a fronte ligeiramente escavada.
FOCINHO: mais largo na base que na extremidade. A chanfradura nasal é bem definida e situada um pouco atrás do canto interno dos olhos. Narinas largas e abertas.
MAXILAR: fortes, com dentes bons, sendo os caninos bem desenvolvidos.
OLHOS: arredondados, afastados e levemente oblíquos. Íris preta ou castanha e as pálpebras pretas. Conjuntiva não aparente.
ORELHAS: inserção acima da linha dos olhos, levemente abertas para trás. Sua extremidade nunca ultrapassa a garganta.
PESCOÇO: curto, redondo, musculoso e de porte alto, sem colar nem barbela.
CORPO: dorso curto, largo e bem musculoso. Lombo curto e bem unido à garupa. Abdômen reduzido e elegante. Garupa bem conformada, levemente inclinada, ancas simétricas e pouco aparentes.
CAUDA: inteira, grossa na inserção e de fina terminação. Inserção média. Importante auxiliar na natação e mergulho.
ANTERIORES: fortes e retos. Espádua inclinada de perfil e transversalmente, bem musculosa. Metacarpo longo e forte. Pés arredondados e espalmados. Dedos pouco arqueados, de comprimento médio. Membrana digital guarnecida de abundante e comprida pelagem. Unhas pretas são preferidas.
POSTERIORES: longos, bem musculosos e retos. Admite-se os posteriores um pouco curvos. Coxa forte, bem musculosa. Metatarso comprido.
PELAGEM: todo o corpo abundantemente revestido de resistente pêlo. Há 2 variedades de pelagem: uma comprida e ondulada e outra mais curta e encaracolada.
COR: simples ou composta. Branca, preta ou castanha e suas tonalidades ou mistura de preto ou castanho com branco. A pelagem branca deve existir sem albinismo - bordas das pálpebras e interior da boca pigmentados de preto. Nos exemplares preto com branco a pele é ligeiramente azulada.
ALTURA: machos - de 50 a 57 cm (ideal de 54 cm) e fêmeas - de 43 a 52 cm (ideal de 46 cm).



Volta p/ Todas as Raças
1