Chinese Crested




O curioso Chinese Crested.

Chinese Crested


...... Pode ser surpreendente, mas tanto esses cães pelados de topete como os totalmente peludos são variedades de uma mesma raça, o Chinese Crested Dog. Uns têm apenas pêlos na cabeça, nos pés, na extremidade da cauda e, eventualmente, um pouco no dorso, enquanto que os outros são totalmente cobertos e têm aparência diferente entre si, qualquer coisa entre um Shih-Tzu miniatura e um grande Tibetan Terrier ou até mesmo um Afghan de proporções reduzidas.

Pelado e Peludo

...... Chamados carinhosamente em inglês de Powder Puff (Pompom), os peludos podem ter pelagens de comprimento variado, de textura em geral macia, sedosa e quase lisa, com subpêlo curto e sedoso e ainda pêlos finos e longos acima do subpêlo, perceptíveis ao se fazer um exame mais atento. Às vezes, a pelagem pode ser excessivamente densa, torcida ou crespa, o que é penalizado pelo padrão oficial. A grande variação dos peludos deve ser um provável resquício dos antepassados desta raça, como comenta a inglesa Mirrie Cardew em seu livro "A Chinese Crested Dog for Me".

...... Já o pelado, nas partes peludas, apresenta variação na quantidade de pêlos, tanto em abundância como na extensão. Na parte pelada a pele é macia, lisa e ao mesmo tempo mais grossa e endurecida do que a dos peludos. Dick Dickerson, em artigo publicado na AKC Gazette como presidente do American Chinese Crested Club, observa que o pelado freqüentemente muda de cores e marcações quando cresce e que sua pele escurece em contato com a luz solar e clareia sem ela. Acrescenta que curiosamente o pelado tem glândulas sudoríperas, ao contrário dos peludos e dos cães em geral. Por isso, ele mais "sua" do que ofega para aliviar o calor corporal. Mirrie observa ainda que sua pele cicatriza rapidamente, se arranhada ou cortada.

Mistura Ideal

...... Ambos, pelado e peludo, são fundamentais para uma criação bem-sucedida. Como o pelado geralmente tem dentes esparsos, muitas vezes faltando os pré-molares , e o peludo os tem completos, o cruzamento entre ambos é indispensável, pois cruzar só pelados por diversas gerações ressalta a falta de dentição e, pior, traz um gene que provoca a morte dos filhotes pelados, apesar de normalmente muito resistentes.

...... Reconhecidos pelas principais entidades cinófilas, entre elas a FCI - Federação Cinológica Internacional e o AKC - American Kennel Club, podem participar normalmente de exposições. Os mais importantes clubes especializados estão na Inglaterra (o Chinese Crested Dog Club, fundado em 1969) e nos EUA (o American Chinese Crested Club, fundado em 1979, conforme informa Dick Dickerson, um de seus fundadores).

...... Normalmente excelente companheiro, adora as pessoas, é muito sociável e extrovertido. Mitsue R.Kobayashi que cria e convive com a raça há 4 anos na Granja Viana, em São Paulo, explica que "pelados e peludos têm o mesmo temperamento, em geral alegre e festeiro. Entrosam-se logo ao ambiente em que vivem". Marcos P. Novoa Y Novoa complementa que seu peludo é extremamente comunicativo e pacífico: "se você tirar um osso dele mesmo que o esteja roendo, simplesmente virá atrás, sem reclamar".

...... O Chinese chama muito a atenção. Esperto e alerta, aprende com facilidade. Dá alarme precoce quando alguém se aproxima de dia ou de noite. Ajusta-se bem às crianças e aos animais. Ambas as variedades são uma opção perfeita para quem procura um cão de companhia, sem esquecer das pessoas alérgicas a pêlos, que encontram no pelado um companheiro sob medida.

Ficha

Detalhes físicos: (baseados no Padrão AKC): Dentes - sua ausência nos pelados não é penalizada, mas o é nos peludos. Olhos - escuros em exemplares escuros. Recentemente passaram a ser admitidos olhos claros nos exemplares claros. Orelhas - grandes e eretas.
Altura: de 28 a 33 cm. Exemplares um pouco maiores ou menores não são penalizados. Uma antiga limitação de tamanho máximo foi abolida.
Cores: qualquer cor ou combinação.
Aparência: As cores e marcações da pelagem podem mudar quando crescem - por exemplo, um filhote peludo preto pode tornar-se prateado. Com 6 meses já tem a aparência de um adulto, em miniatura.
Saúde: é muito saudável e rústico.
Reprodução: procria facilmente. Nos primeiros dias de vida os peludos competem mais para mamar. Cruzando pelado com pelado ou pelado com peludo, nascem filhotes de ambas as variedades. Cruzando-se só peludos nascem apenas peludos.



Volta p/ Todas as Raças
1