Dogue de Bordeaux, um artista famoso.
...... O Dogue de Bordeaux já foi um artista muito conhecido. Ganhou muita popularidade quando atuou ao lado do Tom Hanks no filme Uma Dupla Quase Perfeita.
...... O Dogue de Bordeaux pode se tornar um bom companheiro, pois e muito apegado ao seu dono e é extremamente afetuoso com as crianças desde que também seja acostumado quando filhote. Ele é muito fiel ao seu dono, e o defende de qualquer perigo.
...... O seu aspecto impressiona, ele é muito musculoso, mais ou menos baixo, ele é um verdadeiro colosso, mas mesmo assim ele mantêm um corpo harmonioso.
...... Seu focinho é quadrado, curto e cortado. Tem uma das cabeças mais volumosas das raças caninas.
...... Com o seu belo corpo musculoso e de constituição pesada possui um tórax amplo com a pele solta proporcionando rugas que chamam a atenção. Mesmo com as características de ser musculoso desempenha a guarda e defesa com facilidade.
...... Na verdade têm um aspecto que impõe respeito, e não deixa de ser um bom atleta e autoconfiante.
...... O Dogue de Bordeaux era um cão de combate, feito para a guarda, a qual assume com grande atenção e coragem, mas não deixa de ser uma raça equilibrada, amorosa e afetuosa.
História ...... O Dogue de Bordeaux e de nacionalidade francesa, e quanto a sua origem existem várias hipóteses.
...... Ele é uma das raças francesas mais velhas e descendeu provavelmente das tensões dos cães de tipo Mastiffes e Buldogues Ingleses.
...... Originalmente ele era utilizado para guarda de casas, gado, castelos e também como cão de combate nas lutas entre cães e touros, e cães e ursos.
...... Como quase todas as raças de cães o Dogue de Bordeaux também quase veio a extinção nas duas guerras mundiais, pois a escassez de comida era grande e as pessoas não tinha alimento nem para seu próprio sustento.
...... Nos anos 60 ocorreu o seu ressurgimento, mas apenas nos anos 80 foi levado ao Estados Unidos o primeiro cão desta raça.
...... Hoje a raça encontra-se principalmente na Europa e América do Norte e é reconhecida exclusivamente pela FCI - Federação Cinológica Internacional.
...... Atualmente os criadores tentam manter suas características antigas e torna-lo um animal menos agressivo, para que possa conviver melhor com a família.
Cuidados ...... Ele requer poucos cuidados não necessita de tosa pois possui pêlo curto. Pode ser um bom companheiro para o cooper, mas deve ser exercitado moderadamente e nas horas mais frescas do dia pois ele possui a cana nasal curta que dificulta a respiração podendo sofrer com o calor.
...... Quanto ao espaço necessário um pequeno jardim já é suficiente. Pode viver em apartamentos sem problemas, mas desde que seja suficientemente exercitado.
...... Ele prefere os climas mais frios e possui uma vida média de 10 a 12 anos.
Saúde ...... O Dogue de Bordeaux é resistente e não é muito suscetível a doenças, mas como qualquer raça de cão pode vir a apresentar alguns problemas como: Torção Gástrica, Displasia Coxo-Femural.
...... Para tentar evitar estes problemas o melhor é comprar um filhote de um criador que possua controle rigoroso de suas matrizes e padreadores. Compre o cão apenas se o criador fornecer o pedigree. O pedigree é mais ou menos como uma certidão de nascimento do cão, onde existem informações sobre os pais e avós do cão.
Dados Altura: 59cm a 70cm.
País de Origem: França.
Expectativa de Vida: 10 a 12 anos.
Peso: mínimo 45 Kg.
Grupo FCI: 2
Porte: Grande.
Temperamento: Balandeado.
Treinabilidade: Fácil.
Grau de Proteção: Grande.
Espaço Necessário: Grande.
Nível de Energia: Médio.
Exercícios Diários: 30 min.
Cor: Mogno, dourado, castanho amarelado e preto manchado.
Tipo de Pêlo: Curto.
Troca de Pêlo: Mínima.
Necessidade de Tosa: Não.
Disponibilidade: Raça com poucos criadores no Brasil.
OBS: Não é uma raça fácil de criar, tem ninhadas pequenas e eventualmente requerem cesarianas. Babam muito e roncam. Os machos devem ter os testículos com aparência normal e descendidos na bolsa escrotal.
Crianças: Bom somente se acostumado desde filhote.
Simpatia: Bastante reservado com estranhos, altamente protetor.
Barulho: latidor Médio.
Outros Animais: Bom desde que acostumado desde filhote.
Personalidade: Os criadores suavizaram bastante o seu temperamento, tendo ele perdido a extrema ferocidade de outrora. Hoje é um cão tolerante, fiel e devotado à família. Deve ser bem socializado desde filhote.