Pit Bull, o grande valente.
...... O American Pit Bull Terrier, mais conhecido como Pit Bull, é uma raça que se tornou conhecida nos últimos tempos por causa da polêmica lei formulada em alguns países para impedir o perpetuamento da raça. No Brasil, projetos de lei similares estão em tramitação, gerando muitos protestos por parte de criadores e entidades de proteção animal.
...... Determinado ao extremo, o Pit Bull é inteligente e devotado a seus donos. É o grande atleta do mundo canino, sendo uma ótima companhia para proprietários que gostem de praticar esportes ao ar livre. O Pit Bull é um cão naturalmente afável com pessoas.
...... Ele foi desenvolvido para atuar como cão de combate, tendo a agressividade dirigida geralmente a outros cães. Mas embora seja capaz de dar a vida em defesa de seus donos, um exemplar naturalmente agressivo em relação a pessoas está fora dos padrões da raça e deve ser retirado da criação.
...... Embora vários exemplares se destaquem no serviço de guarda, não é recomendável treinar o Pit Bull para tal tarefa. O cão poderá ficar desequilibrado se treinado para defender seu território e enfrentar estranhos. Com a pelagem curta, esta raça não requer grandes cuidados de escovação. A boa alimentação é essencial para o crescimento deste animal. O dono deve estar atento também para não forçar o Pit Bull em outros exercícios que não caminhadas antes da idade de dois anos.
História ...... Conheça abaixo um pouco sobre a história e origem do American Pitbull Terrier
...... A história do desenvolvimento do Pit Bull tem início no século XVII. A origem da raça está ligada ao Bulldog, mas divide-se, basicamente, em duas vertentes. De acordo com uma delas, o Pit Bull seria exatamente o antigo Bulldog. A outra afirma que o Pit Bull é na verdade o aprimoramento do bull-and-terrier, ou half-and-half, um descendente do Bulldog.
...... Fotografias da segunda metade do século passado mostram claramente que bull-and-terrier (conhecido hoje como Staffordshire Bull Terrier) era o cão utilizado nas lutas de então na Inglaterra e que foi levado para os Estados Unidos. Assim, os ancestrais imediatos do Pit Bull foram os pit fighting dogs (cães de rinha) importados da Irlanda e Inglaterra a partir de meados do século XIX.
...... Nos EUA, a raça começou a divergir ligeiramente do objetivo que tinha nos seus países de origem. Os cães não foram utilizados apenas para rinhas, mas também como catch dogs - presa de gado e porcos desgarrados - e como guardas da propriedade e da família. Daí o ganho de peso da raça, o que não chegou a atrapalhar sua performance.
...... Nas mãos dos criadores norte-americanos, o Pit Bull alcançou uma grande popularidade. Esta projeção levou finalmente o American Kennel Club (AKC), a reconhecer, em 1935, o Pit Bull com o nome de Staffordshire Terrier. Este cão é hoje o American Staffordshire Terrier, para evitar confusão com o Staffordshire Bull Terrier - um cão menor e mais leve.
Saúde ...... Sendo um cão robusto e atlético, o Pit Bull não costuma ceder facilmente a doenças. Mas os exemplares podem apresentar as seguintes condições clínicas:
...... Displasia coxo-femural - A displasia coxo-femural é uma condição clínica comum, que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, além de problemas de locomoção, dor e incômodo aos animais.
...... Atrofia progressiva da retina - Esta condição pode levar à cegueira total.
...... Dermatites - Sensibilidade a certas substâncias podem causar alergias e reações na pele.
Características
Nacionalidade: EUA Porte: Médio Temperamento: Submisso Treinabilidade: Rigoroso Grau de Proteção: Grande Espaço Necessário: Grande Altura Mínima: 38 cm Altura Máxima: 55 cm Peso Mínimo: 14 Kg Peso Máximo: 35 Kg Nível de Energia: Alto Duração Exercícios Diários: 35 min. Cor: Todas as cores Tipo de Pêlo: Curto Troca de Pêlo: Frequente Necessidade de Tosa: Não