EditorialNa EstradaEsportesArte/CulturaGuia VirtualAgenda

CACHOEIRA DO CALDEIRÃO



    A Cachoeira do Caldeirão , no município de Esperança, guarda em seu paredão granítico algumas itacoatiaras, petrogrífos feitos por um povo misterioso que habitou a Paraíba em tempos imemoriáis e que deixou sua história gravada em pedras espalhadas por vários municípios, sendo seus mais conhecido legado a Pedra de Ingá.
    Com aproximados 15 metros de altura, a cachoeira faz parte de um afluente do Rio Mamanguape, que corta o Sítio do Caldeirão e é formada por 3 quedas d'agua. As gravuras se encontram entre a primeira e segunda queda, de cima para baixo é são formadas por capsulares (circulos gravados na rocha), e símbolos, semelhantes aos encontrados na Pedra de Ingá, um na base da segunda queda d'agua e outro no top da primeira.
    Nota-se que existiram outras gravuras espalhadas por toda a cachoeiras que foram desgastadas pela erosão das águas. Vale lembrar que as gravuras do Caldeirão, não foram catalogadas em obras de referência sobre arte rupestre no estado como, "Carirís Velhos"de Ruth trindade de Almeida e "Viagem ao Desconhecido - O segredo da Pedra de Ingá"de Gilvan de Brito.
    Mas não é só as inscrições que tornam atraente o lugar. Além de um banho delicioso que se pode tomar no rio e nas quedas d'agua, a caminhada até o Caldeirão proporciona um ótimo trekking e as formações rochosas são ideiais pra iniciantes em Rapel.

Como chegar:

    De Campina Grande pela PB-51 com destino a cidade de Esperança. Após 3Km da sede do município indo em direção a Remígio, na curva antes da Polícia Rodoviária Federal pega-se um estrada de terra a direita, que leva até o Sítio Caldeirão, 3 Km a frente. Qualquer dúvida é só perguntar as pessoas no caminho que todo mundo indica onde fica a cachoeira.
    Uma opção para quem quer aventura, é pegar um carro de feirante de Campina até Esperança, e fazer o resto do caminho a pé, em um trekking de aproximadamente 6Km.


Dicas Quentes
  • Lotações de Feirante partem diariamente em vários horários da Rodoviária Velha em Campina grande com direção ao Brejo, sendo uma opção barata para viajar para aquela região.
  • Existem vários locais para camping, mas se faz necessário pedir autorização aos proprietário do lugar.
  • Existe uma mercearia no Sítio Caldeirão próximo a cachoeira.
  • Para os amantes do futebol tem até um campinho meio ingrime perto da mercearia.
  • Cuidado ao caminhar pelas pedras da cachoeira, principalmente quando chove, elas são muito escorregadias podendo causar acidentes sérios.
  • Não esquecer de levar de volta o seu lixo. Para tanto sacos plásticos são indispensáveis.
  • Não deprede, não suje, não polua a preservação desse patrimonio é tambem sua responsabilidade.

Comentários

LinksEditorialNa EstradaEsportesArte/CulturaGuia VirtualAgenda
1