EditorialNa EstradaEsportesArte/CulturaGuia VirtualAgenda

PEDRA DE SANTO ANTÔNIO



    Conta à lenda que dois escravos acharam em um matacão granítico nas proximidades do município de Fagundes, uma estátua de São Antônio. O achado foi comunicado a pároco da então Vila de Fagundes que pediu para levar a imagem para a igreja, o que foi feito com prontidão.
    Algum tempo depois a imagem sumiu da paróquia e novamente foi encontrada no matacão , o que se caracterizou um milagre. A partir dai a matacão ganhou o nome de Pedra de Santo Antônio e passou a ser local de peregrinação, onde os peregrinos , após uma caminhada de 1 Km até a pedra, fazem a já tradicional passagem por uma fenda de aproximadamente 40 cm em baixo do matacão a fim de obter de cura de doenças, casamentos e outras graças do santo.
    A festa de Santo Antônio é uma excelente pedida para quem vêem a Paraíba no período de Junho, pois ela reúne em um mesmo lugar a manifestação religiosa-cultural típica do Nordeste, uma caminhada radical subindo 1000 m de serra sob um mar de lama, já que esse período do ano é de fortes chuvas na região, e um belíssimo visual do Planalto da Borborema. Por fim na volta, pode-se curtir um autêntico forró pé-de-serra na localidade de Galante.
    Em outras épocas do ano o lugar é freqüentado por grupos de jovens que sobem a serra para beber e tocar violão sob a luz da Lua.

    Existem várias formas de se chegar a Pedra de Santo Antônio:

  • De carro pela BR 230 saindo de Campina Grande em direção a João Pessoa, pega-se o trevo para a cidade de Fagundes. De Fagundes até a Pedra de Santo Antônio é terra, em períodos de estiagem dá até para subir a serra em carro com tração normal, mas no inverno só 4X4.
  • Na Rodoviária Velha de Campina Grande tem ônibus com freqüência saindo para Galante e Fagundes. O resto do caminho até a pedra tem que ser a pé.
  • Para quem gosta de aventura existem várias trilhas com vários níveis de dificuldade para chegar a Pedra de Santo Antônio. Procure alguém experiente nessas trilhas. Uma das mais legais é a da Serra das Laranjeiras que sai de Queimadas até Fagundes, no caminho você ainda pode apreciar inscrições rupestres.
Clique para ampliar!!! Clique para ampliar!!! Clique para ampliar!!! Clique para ampliar!!!
Clique para ampliar!!! Clique para ampliar!!! Clique para ampliar!!! Clique para ampliar!!!


Sóstenes C. Lopes
Fotógrafo


Comentários

LinksEditorialNa EstradaEsportesArte/CulturaGuia VirtualAgenda
1