Por: Sóstenes C. Lopes
sostenesclopes@hotmail.com
Em pleno sertão paraibano em uma área de aproximadamente 700 m2 encontra-se um dos mais importantes sítios paleontológicos da América do Sul, o Vale dos Dinossauros.
Foi em 1897 que agricultores da região encontraram pegadas muito grandes no leito seco do Rio do Peixe e logo se espalhou "causos" sobre bois e emas gigantes que corriam pela caatinga. Durante algum tempo, muito especulou-se a respeitos das pegadas, mas em 1920 o geólogo Luciano Jaques de Moraes comprovou que as pegadas nada mais eram que trilhas feitas por dinossauros que habitaram a região em tempos remotos.
A partir da década de 1970 o Vale dos Dinossauros começou a ser estudado sistematicamente, sendo descobertas novas trilhas que hoje chegam a aproximadamente 20, sendo 13 no município de Souza onde está implantada o projeto turístico-ambiental do Vale dos Dinossauros construido com recursos do MMA-PED/BANCO MUNDIAL.
As trilhas do Vale dos Dinossauros foram feitas a aproximadamente 130 milhões de anos, sobre a lama da bacia do Rio do Peixe, pelas mais diversas espécies de répteis, desde pequenos répteis com pegadas de até dois centímetros até animais gigantes como o Iguanodonte - um herbívoro de 4 toneladas. Existem também pegadas de carnívoros parentes do Tiranossauro Rex e Pterodáctilo.
Como Chegar:
A melhor forma de conhecer o Vale dos Dinossauros é através da cidade de Sousa, que embora não tenha uma boa infraestrutura para o hospedagem é o seu portal de entrada com o "Projeto Turístico-Ambiental Vale dos Dinossauros" que consta de um centro turístico e um museu onde os visitantes podem ver vídeos educativos, maquetes do vale, fosseis de diversos animais que habitaram a caatinga em diversas épocas e réplicas de Dinossauros e tamanho real. Também é possivel ver as primeiras pegadas encontradas no leito do Rio do Peixe.
Sousa fica encravada na Depressão do Alto Piranhas, sertão da Paraíba, a cerca de 420 Km da capital do estado João Pessoa. Existem ônibus diariamente para a cidade partindo de Campina Grande e da capital.
Os mais aventureiros podem aproveitar para conhecer outras cidades da região que também tem sítios paleontológicos e arqueológicos como Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.
Quem Leva:
Algumas agências de ecoturismo oferecem pacotes de visita ao Vale dos Dinossauros:
- ClioTur - www.cliotur.com.br
- Viva Turismo - www.vivaturismo.cjb.net
- Manary EcoTour - http://www.digi.com.br/manaryecotours
Telefones Úteis:
- Movissauro - Associação Comunitária Movimento de Preservação do Vale dos Dinossauros - (83) 522 1065 / 522 1277 / 522 1724
- Disk Turismo - (83) 522 3055 / 522 3030 / 522 3039
- Secretária de Educação ( Divisão de Turismo) - (83) 521 1524
- Secretaria do Meio Ambiente - (83) 521 1507
- Gadelha Palace Hotel - (83) 521 1416
- Pousada Dinossauro - (83) 522 2229
- Pousada Vila Rio - (83) 521 1827
|