Guia Nelson Satiro de Excelência Técnica
Aqui você pode usufruir das dicas de Nelson Satiro e ser um excelente técnico. Para quem não conhece, Satiro foi uma lenda vida na SID, com sua mala cheia de balas ele adoçava a boca dos clientes, uma de suas estratégias e com isso cativava todo mundo. Muitos tentam ser iguais a ele, como o Colombo e o Mengue, mas igual a Nelson Satiro nunca mais. Hoje Nelson Satiro trabalha na VARIG depois de ter saido da TAM onde projetou o reverso do Foker 100. E ai vão as suas dicas :
Você chegou no cliente e descobriu que esta sem a chave de fenda ?
Pegue aquela peça que tampa o buraco atrás do PC onde não tem placa no slot que ninguém vai notar.
Esqueceu o Multimetro ?
Não faz mal de um curto no fio ligado na tomada e sairá uma faisca, faisca puxada para o verde é 110 faisca puxada para o azul é 220.
Vai trocar uma MCM e não sabe se ela esta legal ?
Passe na Igreja do Terço Bizantino e peça para o Padre Marcelo rezar uma missa que você vai precisar.
Não sabe climpar um cabo de Rede ?
Não faz mal, enfie os fios de qualquer jeito e aperte o conector com o alicate, se for necessário martele, depois de um curto na placa de rede e abra uma pendência que alguém que sabe climpar vai trocar a placa.
Foi atender um PC e viu um arquivo que parecia um joguinho e quando chamou o programa ele formatou o disco ?
Isso já aconteceu comigo, leve o atendimento o mais que puder, desmonte a maquina se for preciso e quando o Cliente sair para almoçar, escreva algo ilegível no relatório e sai correndo.
Levou um disquete com vírus para o cliente e ele tinha um antivírus daqueles que tocam um alarme e ele esta na sala ao lado, ouviu e vem vindo ?
Desligue o monitor e diga que esta executando um auto-diagnostico que toca quando acha um erro.
Não sabe como fazer para ver aquele novo jogo que você baixou da Internet ?
Diga para o cliente que hoje é dia de manutenção preventiva e para não sujar tudo precisa de uma sala livre. O João Ademir já fez isso.
Você sabe que o conserto do equipamento não ficou bom e quer se mandar antes que o cliente tenha tempo de testar o equipamento ?
Vá para o hall aperte o botão do elevador e desça de escada, pois o cliente vai pensar que você pegou o elevador e tenta descer pelo outro mas quando chega no térreo pensa que você já foi, mas faltam 3 andares para você chegar lá.
Dicas Free :
Nunca diga que carro você tem para o Cliente, pois se ele corre até o estacionamento até ele achar o carro você já se mandou.
Deixe sempre um telefone com o cliente, isto impressiona, mas de um telefone dessas empresas que tem gravação em inglês que ele vai ficar perdidinho.
Nunca revele como você resolveu o problema do equipamento pois ele pode ser um engenheiro eletrônico e descobrir que você esta mentindo.
Leve com você muitos parafusos pois sempre que você desmonta uma maquina sobra alguns e o cliente vai pensar que aqueles que sobraram você tirou da mala.
Desconfie quando for fazer um curso na SID e o nome do instrutor começar com Mengue ou Comombo é a maior fria.
Não esquente se você já leu e releu aquela OM vinda do Departamento Técnico e não entendeu nada pois o cara que escreveu não sabia nem do assunto que se tratava e se soubesse ele já estaria em outra função.
Não se preocupe se você sempre passa pelo Laboratório e ouve marteladas murros e palavrões, todo equipamento deve ser testado.
Não fique preocupado se você entrou hoje na SID e olhou para o teto e não havia forro, no futuro não haverá o carpete também.
Tem sempre aquela peça que nunca tem no estoque e esta é a informação mais importante para um Técnico pois quando não se quer ir em um cliente, você já sabe.
Todas as dicas acima tiveram a colaboração dos colegas e aqui vai o meu agradecimento a eles :
Colombo, Mengue, João Ademir, Gerson Cachaça, Logrado, Dener, Rene, Edson, Carluxo ( falando em Carluxo ele ouviu o Galo cantar e já estava mudando para Minas. Agora esta voltando, e no momento esta em Taubate )