Situado no município de Santa Bárbara , em uma montanha da Serra do Espinhaço, a 1400 metros de altitude e cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte , o Parque Nacional do Caraça é um belíssimo santuário natural, com orquídias raras e animais em extinção .
Um imponente conjunto de prédios é a marca registrada do Parque e guarda mais de dois séculos de história . Essa que passou pelo ciclo do ouro e deixou de herança para as cidades vizinhas igrejas, capelas e monumentos.
O colégio do Caraça que tem 215 anos de existência. Esse abrigava o seminário da Congregação da missão, mas foi destruído em 1968 por um incêndio. Pelos seus corredores passaram personalidades como Afonso Pena e Artur Bernardes.
É um região de aproximadamente 11000 hectares de mata nativa , com mais de 200 espécies de orquídeas e muitos animais em extinção. Alguns exemplos são o lobo-guará, o caxinguelê, o falcão, o tamanduá-mirim , entre outros.
O cenário fica ainda mais bonito com a presença de picos, cascatas, represas e piscinas naturais espalhadas pela região. A área foi preservada no passado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), mas agora a preservação se resume ao controle da entrada e turistas principalmente nos finais de semana.
Sem dúvida nenhuma o parque do Caraça é um lugar
com uma riqueza histórica e natural enorme, e que merece ser preservado,
pois se trata de uma das exuberantes regiões que Minas oferece para
o Brasil.
Pico do Inficionado
Cerca de 4/5 horas de caminhada (pesada) distanciam a Igreja (ponto de referencia) do Pico do Inficionado.
Numa altitude de 2017 a nível do mar , vocês terão
a oportunidade de conhecer um lugar fascinante , em paz com a natureza
. Em meio a uma vegetação cheia de Bromélias e Orquídias
, poderão ver famosas cavernas ( Centenário , Inficionado
, Bafo
do Diabo, etc) , algumas com desníveis de 400 metros (atualmente
a maior fossa do Brasil) . Realmente são horas de total encanto
e contemplação de uma das mais belas paisagens da natureza
.