Localizada próximo a BR (Rio - Brasília) entre as cidades Juiz de Fora e Barbacena, um dos acessos a este parque florestal é pela cidade de Lima Duarte a cerca de 80 Km de Juiz de Fora.
Reserva de grande beleza caracteriza-se pela diversidade de cachoeiras, grutas e cavernas. Os acidentes geográficos deste local são privilegiados pela composição de várias nascentes e uma flora rica em orquídeas e bromélias.
Caminhar pelas trilhas de Ibitipoca é um descanso para alma, pois a cada momento sua atenção se prende aos detalhes que o cerca. As observações se tornam desnecessárias, tudo que se vê é maravilhoso.
Existem diversas trilhas a serem percorridas em todo parque, mas é imprescindível conhecer a trilha que leva ao Pico do Peão. Nesta caminhada você irá passar por várias grutas, as quais servirão como ponto de parada para descanso e reflexão, valendo também a aventura de explorar cada uma delas.
Os caminhos são formados por trilhas largas e devidamente sinalizadas. No entanto, os interessados devem se preparar para uma caminhada difícil, pois o terreno é acidentado e, por se tratar de uma montanha, as subidas exigem uma boa disposição. O melhor horário para percorrer esta trilha é de manhã bem cedo, pois à tarde o sol ajuda a desgastar os ânimos tornando a caminhada mais difícil.
Este passeio deve ser feito com calma, pois em cada trecho existe uma nova aventura, que vai desde a exploração de grutas, banhos em riachos e lagoas, até a apreciação da flora. O percurso tem aproximadamente 4 Km, mas por se tratar da subida a um dos picos deste parque, o trajeto é demorado, gasta-se de 2 a 3 horas para chegar até o cume numa caminhada normal (sem grandes esforços). Portanto, reserve um dia para esta aventura.
Para aqueles que curtem caminhadas mais radicais, vale a pena contornar acero do parque. Tem aproximadamente 26 Km de trilhas acidentadas e todo o caminho é por sobre as montanhas de onde se tem uma visão privilegiada do horizonte, tornando o passeio favorável para meditação.
O ponto mais alta deste parque é o Pico da Lombada, com 1.784 metros de altura, de onde pode-se ter uma visão de 360 graus de todo o parque. A trilha é também muito acidentada em alguns pontos e o percurso é íngreme, o que exige um certo preparo para esta aventura. O melhor horário para fazer esta caminhada, também é de manhã, o que na maioria das vezes faz o aventureiro sentir-se nas nuvens, pois neste horário, as nuvens ainda estão abaixo da trilha fazendo com que o aventureiro passe por dentro delas. É uma sensação interessante caminhar nas nuvens...
As caminhadas mais simples levam aos lugares mais populares de Ibitipoca, dentre eles destacam-se: Ponte de Pedra, Lago dos Espelhos, Lago das Miragens, Cachoeira dos Macacos, Cachoeira da Pedra Quadrada, Paredão, Prainha e Gruta dos Coelhos.
A exploração de grutas e cavernas, como a Gruta das Bromélias por exemplo, exige do aventureiro um certo conhecimento dos riscos envolvidos, pois trata-se de uma caverna relativamente profunda e com o perigo de desmoronamento das paredes e teto. Portanto a utilização de equipamentos apropriados é sempre necessária.
A escalada do Paredão exige equipamentos de segurança adequados e técnicas de alpinismo, portanto não é recomendado para aqueles não sabem manusear tais equipamentos. Os aventureiros que curtem rapel encontram em Ibitipoca diversos locais para prática deste esporte, alguns com maior ou menor grau de dificuldade.
No parque de Ibitipoca existem diversos outros lugares que merecem ser visitados, no entanto a chegada a estes locais exigem um certo espírito de aventura, pois além de estar preparado, o aventureiro deverá estar equipado.
Todas as informações sobre este parque, podem ser encontradas
na portaria, onde o aventureiro será orientado sobre o local através
de um mapa e receberá também informações de
preservação do meio ambiente.