Serra do Cipó
 
Situada a 80 km de Belo Horizonte, compreendida pelos municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas, Presidente Kubischek e Conceição do Mato Dentro a Serra do Cipó possui belezas incomparáveis na vegetação de Cerrado misturada com campos de altitude.

Possui como principal atrativo, o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Cardeal Mota (distrito de Santana do Riacho), com mais de 30 cachoeiras . Inclui uma área de 33.000 ha de campos rupestres, cerrados e matas. Tem um grande diversidade de espécies vegetais , e  inúmeras trilhas para caminhadas de todas as dificuldades e duração possíveis.

Dentre as cachoeiras as mais conhecidas situadas nos limites do Parque estão a Cachoeira da Farofa, Cachoeira da Taioba, Cachoeira da Braúnas. Perto dos limites do parque encontram-se a Cachoeira Véu da Noiva (na área do Camping Véu da Noiva ) Cachoeira das Congonhas, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Gavião, Cachoeira Grande (na área do Hotel Veraneio Cipó) .

Na Usina, localizada na estrada de terra entre Cardeal Mota e Santana do Riacho existem
cachoeiras, poços enormes e antigas trilhas calçadas que levam até a barragem e o camping Serra Morena.

Há também o Morro da Pedreira, com paredões e cavernas calcários, paraíso dos escaladores, com escaladas móveis e grampeadas, que variam de 5 a 8 grau, situadas em morros denominados Grupos I, II, III, IV.

Em Santana do Riacho existem cachoeiras, os Picos Menor, Médio e Maior do Breu, e o Canyon do Rio Soberbo.

Em São José da Serra existe o Canyon do Jaboticatubas e a Serra da Lagoa Dourada.

....................................
 
Travessão

Na área denominada de Alto Palácio, caminho para Conceição do Mato Dentro, existe o Travessão, uma passagem natural da Serra das Bandeirinhas ao Alto Palácio, e divisor de águas da bacias do Rio das Velhas e Rio Doce. É considerado um dos pontos mais bonitos e panorâmicos do Parque Nacional da Serra do Cipó, com visão de um magnífico vale cercado por enormes paredões de quartzito, com córregos, piscinas naturais e campos rupestres.

Duas opções de curtir o Travessão :

1 - Trekking leve, caminhada curta e plana
Duração : 3 horas
Partindo da estrada, cerca de 10km depois da fazenda Chapéu do Sol

2- Trekking médio - pesado
Duração : 6-7horas
Partindo da Pousada das Pedras, subindo a trilha dos Escravos e passando pela nascente do Rio Congonhas.

Canyon do Rio Congonhas

Caminhada ideal para dias ensolarados, com direito a duas cachoeiras ( Cachoeira Congonhas de Cima e Congonhas de Baixo) e inúmeras piscinas naturais

Trekking médio
Duração : 3 horas

Pico do Breu

No município de Santana do Riacho, próximo ao povoado da Lapinha, um dos pontos culminantes da região, com visões panorâmicas de rios, lagos, cachoeiras cerrados e campos rupestres.

Trekking leve
Duração: 3 horas
 
Travessia Santana do Riacho - Tabuleiro.

Caminhada clássica da Serra do Espinhaço, partindo da cidade de Santana do Riacho . A caminhada contorna o Pico do Breu, segue em direção à Serra do Abreu (região de magníficos campos rupestres) com destino ao povoado de Tabuleiro, onde está a maior cachoeira de Minas Gerais, a cachoeira de Tabuleiro (270 m de altura).

Trekking médio, 2 ou 3 dias
Se desejar, pode passar mais um dia em Tabuleiro.

Obs.: O único ônibus Taboleiro- Conceição sai de Taboleiro às 08:00 horas .

Cachoeira de Taboleiro

Um dos povoados mais simpáticos da Serra do Espinhaço abriga a  cachoeira mais alta de Minas Gerais (270 m) e terceira mais alta do Brasil .

1 -  Trekking leve
Duração : 2 horas
Parte de baixo  da cachoeira  , com opção de acampar no povoado de Taboleiro .

2 - Trekking Médio
Duração : 5 horas para subir / 3 a 4 horas para descer
Camping selvagem , acampamento no alto da Cachoeira - Vista Maravilhosa  !!
 

 
 Home Page desenvolvida por CrMota
 
 

 

 
1