Álcool e substâncias controladas

Álcool e substâncias controladas
Cuidado com a ingestão de álcool.
Náutica / 2025
Por Rommel Castro
 

os6_2a.gif (6489 bytes)Um terço de todas as fatalidades do esporte náutico  estão  relacionados  com a ingestão de álcool.

Não é correto , e também é  ilegal operar um barco, ou permitir que outros o façam , quando estão  sujeitos  influência de álcool, ou  narcóticos. Penalidades como estas devem ser  severas e poderiam incluir multas. Podemos citar o exemplo a seguir: Se operador debaixo da influência mata ou fere seriamente outra pessoa que a penalidade pode estar até cinco anos em prisão e uma multa de até $5000, isto acontece em alguns estados do Estados Unidos. 

Como um antidepressivo , o  álcool vai diretamente para os nervos, o fluxo de sangue se altera , assim como  as atividades no cérebro. E como exemplo os condutores de embarcação recreativos fica bastante difícil a coordenação e a lembrança  das regras básicas de navegação,  regulamentos, e técnicas e recursos de salvatagem , etc. ações  que seriam  perfeitamente realizadas  enquanto lúcido, algumas cervejas utilizadas como pretexto para extinguir a sede provocam rapidamente à desidratação corpo e muitas vezes a falta de coordenação motora. 

Seguinte acontece:
Sensação de constante desequilíbrio, e nestes casos em embarcações pequenas podem emborcar, se os mesmos não estiverem com equipamento de flutuação pessoal correm o risco eminente de afogamento.

Enfraquecimento da visão - por causa do sol e reflexão de luz, objetos na água podem estar nebulosos e difíceis de ver.  A percepção e visão periférica deterioram devida a  coloração  e à noite  existirá a diminuição   gradual da  percepção de profundidade. Você pode imaginar o que acontece se você não pode distinguir à noite a diferença das bóias vermelhas e  verdes ou luzes vermelhas e verdes de uma embarcação que esteja navegando na sua direção.

Coordenação motora - ocorrendo o caso de alguma pessoa caia   na água  que tenha ingerido bebida alcoólica  pode ter dificuldade de flutuabilidade , e até dificuldade ao ser socorrido, podendo não alcançar a bóia de socorro, ou outro dispositivo que tenha sido arremessado,  não ter resistência suficiente para permanecer flutuando, e estar   sujeito ao choque da água fria  correndo o risco de ter câimbra, e de se afogar.

Vasos sanguíneos  - os vasos sanguíneos do corpo  na  superfície da pele dilatam para aumentar a taxa de perda do calor do corpo enquanto estiver exposto ao sol. Se, enquanto estes vasos estão dilatados, e  você se joga ao mar, na água ,  corre o risco de estar em  local com água fria, e ou  baixa temperatura,  o que causará hipotermia que  reduzirá  suas habilidades de decisão e de esforço muscular. 

Julgamento é prejudicado - Um das coisas que ao beber  pode ocorrer é que a pessoa sob o efeito da bebida tende a começar a perder seu critério de decisão e  julgamento. Depois de uma bebida ou duas pessoas tendem ser relaxadas e são mais propensas à  executar atos perigosos que eles normalmente não fariam se não estivessem debaixo desta  influência.  Se o julgamento, ou suas atitudes são prejudicadas,   que eles podem nem mesmo perceber o que  estão fazendo é algo perigoso. Isto, combinado previamente com os outros sintomas teremos o desastre como evidência. 

Estresse ambiental  - o estresse ambiental  pode acontecer com exposição continua , ao sol , iluminação excessiva, arejamento constante, ruído, vibração, e movimento na água produzem " a hipnose " do navegador,  barqueiro. Isto em si mesmo quase reduz tempo de reação e resposta ainda muito quando estando debaixo da influência de bebidas, remédios, e remédios controlados.


   Outros sites:
   http://www.maresbrazil.com/

  Endereços para visita:
http://www.boatsafe.com


Direitos Autorais  Associação do Conhecimento Náutico© 2000
 
1