Comportas canais

Passando de um nível para outro
Comportas e canais travessia segura 
Náutica / 2035
Por Rommel Castro
 

Quando estamos  atravessando áreas de navegação que são  conectadas com diferença considerável em níveis de água, como  exemplo podemos citar o canal do Panamá  você encontrará  para a passagem a travessia de comportas que represarão um volume de água elevando a embarcação e ajudando  para passagem de um nível para outro. As portas dos canais operam em uma premissa simples. Você encaminha seu barco em uma câmara com portões a cada etapa, as portas são fechadas e é deixada água na câmara até que é o nível da água seja o mesmo nível do canal seguinte, a porta para o canal seguinte é então aberta e a embarcação é deslocada para a próxima câmara e assim sucessivamente. 

Para ir para um mais baixo nível, você entra na câmara e os portões estão fechados e água é deixada sair até que você está até mesmo com o mais baixo nível. São abertos os portões naquele lado e novamente você se desloca com a embarcação.

Para a travessia normalmente  você conta com o apoio dos responsáveis pela administração do canal que estarão também atentos  para segurança das embarcações que passam pelas câmeras. As instruções da administração do canal a ser atravessado deve  ser seguidas prontamente evitando problemas. Você normalmente antes de  entrar nas primeira câmera deverá obedecer procedimentos usuais de utilização do rádio VHF com a administração e negociar as informações e permissão necessária  para entrar na câmera . (O Canais de comunicação  VHF  são estabelecidos os mais diversos, ou diferentes, para começar é um bom caminho utilizar o canal 13 se você não sabe o canal apropriado .

Alguns canais  utilizam também a sinalização sonora e ou visual, estes sinais são visíveis para cada câmera  trabalhando semelhante a um semáforo. Entretanto é bom sempre estar atento a administração , solicitando as informações necessárias e adequadas  pois em locais e diferentes  partes de países  podem ter instruções variadas  de sinalização sonora e ou visual. 

Antes para entrar nas câmeras você deve ter a sua embarcação preparada para travessia, exemplo: as defensas em ambos lado da embarcação, os cabos devidamente colocados com tamanho necessário. Você deve orientar a tripulação , que dever estar com salva-vidas ,  para arremessar os cabos de atracação para os pontos que o responsável  da administração indicar. Mantenha mãos e pés livres da embarcação e da parede da câmera . Use um gancho de barco ou remo para afastar a sua embarcação para fora da parede da câmera se for necessário. A tripulação deve estar atento aos cabos de atracação e  ajustar os mesmos  com o movimento do nível da água na câmera. Os cabos de amarração devem ter  menos duas vezes a profundidade da câmera.

Assim que a água na câmera atingir o mesmo nível da câmera subseqüente , as comportas  serão abertas e o administrador do canal  lhe indicará o que fazer, recolha os cabos de amarração  e sai com sua embarcação  com  precaução. 

Os canais são usados para locomover as embarcações entre níveis de águas diferentes , as  câmeras funcionariam como degraus para alcançar o nível igual ao desejado. Este exemplo, o Canal de St.Lucie, é a pessoa em uma série de cinco comportas  que permitem barcos  atravessar a Via fluvial de Okeechobee pelo Estado de Flórida de Stuart para Myers. Quando estamos atravessando no sentido leste  para oeste, você é erguido para cima através da elevação das águas nas duas comportas e assim chegando ao nível do Lago Okeechobee  e então depois estar no nível do lago são utilizadas mais três comportas para  chegar no nível de mar .

Quando você se aproxima de uma comporta de um canal você deve  entrar em contato com  a administração por rádio de VHF. O canal que os administradores  usam podem variar de área a área. Em alguns canais próximos as comportas há sinalização visual com as instruções necessárias 

 

Navegue com extremo cuidado, e precaução quando você se aproxima das comportas, fique atento aos sinais visuais  preste atenção que alguns canais possuem sinalização semelhantes  ao " semáforo ". Se o sinal é vermelho que você deve ficar ao largo e ficar de olho nos barcos que estão deixando as comportas. Uma vez que as comportas estão completamente abertas  e todo o trafego se encerrou, o sinal mudará para verde indicando  o livre trânsito para  entrada na câmera.

 

Antes de entrar  na câmera você já deve ir preparando sua embarcação que deve estar com a defensas dispostas nos quanda-mancebos  de ambos lados da embarcação. Embora muitos canais a exemplo do Canal de  St.  Lucie, tenham cabos  disponível e orientam onde eles querem que você amarre, você deveria estar preparado e tem seus próprios cabos de amarração. 
Uma vez você entrou na câmera do canal , como os dois barcos na fotografia acima , o administrador  orientará onde as embarcações devem ficar. No caso do Canal de  St. Lucie, o administrador arremessa dois cabos de amarração um para proa e outro para popa. Tenha cuidado como os cabos de amarração aos serem jogados e não bater na face. 

Uma vez que  todos os barcos estão no interior da câmera então são fechadas as comportas , a câmera que que sua embarcação está no momento será elevado o nível da água da câmera adjacente que tem o nível de água superior a sua. Este procedimento fará com que sua embarcação  se eleve vagarosamente  ficando no mesmo nível da câmera adjacente. (Ou em situação inversa, abaixando o nível de água, dependendo da direção você está atravessando o canal .) Como a água nivelada a tripulação deve estar atenta aos  cabos de atracação de popa e de proa mantendo o barco na posição correta. Quando da abertura da comporta da câmera adjacente você pode experimentar um pouco de corrente que empurrará  o barco devido ao de entrada de água da câmera . Verifique e esteja atento  se os quarda-mancebos estão protegidos e mantendo a uma certa distancia da lateral da câmera. 

Na seqüência de fotos  você notará a  diferença de níveis no Canal de St. Lucie que  é aproximadamente 15 pés. É um bom local para assistir este tipo de evento ;em  um momento você está olhando para baixo para um outro barco que entrou na câmera adjacente e está no nível mais baixo  e alguns minutos ambas as embarcações estarão no mesmo nível. 

 

Uma vez a câmera  está no nível novo, as comportas de saída  são abertos completamente. Você deve começar a ligar os motores antes da retirada dos cabos de atracação. Uma vez livre dos cabos siga a direção da sinalização e deixe o canal vagarosamente estando atento ao trafego da embarcações no local, principalmente das embarcações que estão aguardando para também fazerem a travessia.

 

 
 

 


   Outros sites:
   http://www.maresbrazil.com/

  Endereços para visita:
http://www.boatsafe.com


Direitos Autorais  Associação do Conhecimento Náutico© 2000
 
1