Incêndio

Sistema de ventilação
Embarcações bem equipadas
Náutica / 2016
 Por Rommel Castro
 

Incêndio - ventilação 
Todas as embarcações construídas  que usam gasolina para geração elétrica,  ou propulsão deve ter o cuidado de ser  equipada com um sistema de ventilação adequado. 

O sistema de ventilação pode ser natural,  consiste em pelo menos dois tubos de ventilação, provido com uma chaminé  ou o equivalente :  um dos tubos deve ser instalado para atender especificamente  a parte do porão ou da casa de máquinas, tomar cuidado sempre com a entrada de ar do carburador.

Um sistema de ventilação com potência necessária para que a renovação ar ocorra de forma eficiente. 


NOTA: Barcos que possuem a motorização à gasolina, mesmo que tenham sistemas de ventilação adequado poderiam levar para efeito de segurança  adesivo de advertência seguinte perto do painel de instrumento, ou em local visível. 

ADVERTÊNCIA 
VAPORES de GASOLINA podem EXPLODIR. 
antes de ligar o  MOTOR opere o sistema de ventilação por  4 MINUTOS cheque pessoalmente o compartimento onde estão situados as máquinas.

Máquinas de combustão internas podem causar pré-ignição e explodir em consequência da vaporização do combustível. Para prevenir este tipo de perigo e evitar  explosão, e  incêndio a bordo devemos tomar todo cuidado no que tange ao sistema de ventilação.

Em casos de motorização interna cujo o combustível gasolina é usado devemos ter todo o cuidado com o sistema de ventilação , assim como qualquer tipo de vazamento seja de óleo, ou de gasolina, todas as condições de ventilação devem ser verificadas constantemente. As embarcações que usam motores de popa, ou óleo diesel não são exigidas estas exigências no entanto a verificação é sempre importante.

Você, dono do barco, é responsável para manter o sistema de ventilação de seu barco em condição operacional. Se preocupe com a desobstrução das aberturas  verifique sempre se elas estão livre , se não estão bloqueadas,  se os condutores não estão em condições, verifique se os sopradores estão operando corretamente. 

Hoje diversos fabricantes se preocupam com a vulnerabilidade dos motores movidos a gasolina e desenvolvem recursos para que acidentes não ocorram, principalmente o fenômeno da explosão. 

A preocupação  com a segurança é evidentes quando procuramos saber que equipamento nós temos ou estamos adquirindo se o motor e a gasolina, exemplos:

  • a embarcação é equipada com motores de arranque blindados e ignições que eliminam  as fagulhas externas. 

  • as conexões da embarcação, elétricas, fios, terminais e cabos de vela são pintados com tinta de neopreme ( este tipo de tinta  fica emborrachada quando seca, tornado-se isolante).

  • verifique se a embarcação se os cabos de vela, tomada e chicotes são superdimensionados , para evitar  que uma eventual sobrecarga derreta seu isolamento. 

  • verifique se o sistema elétrico são protegidos contra sobrecarga por disjuntores, evitando assim o usos de fusíveis

  • verifique se as tubulações internas de combustível são de cobre, menos sujeitas a vazamentos.

  • verifique se o filtro de ar da boca do carburador  funciona como um abafador  de chamas. 

  • verifique se houver algum defeito  no diafragma da bomba de gasolina , se o combustível retorna para o tanque. 

Para sua segurança adote como regra principal, antes de usar sua embarcação a necessidade de ventilar o compartimento dos motores.

Como proceder, o que o usuário deve saber

Existe no mercado, ou talvez já instalados na sua embarcação equipamentos que cumprem a finalidade de ventilação, a manutenção e funcionamento destes equipamentos são de extrema importância. 

Muitos usuários são orientados que para o uso de equipamentos de ventilação, sopradores,  ( blower e sniffer ) devam ser usados  somente quando a embarcação esta parada por muito tempo, ou após reabastecer.

Algumas embarcações utilizam também detectores de gases ( sniffer ) este equipamentos  possuem um sensor e instrumentação que utiliza alarmes sonoros e visuais. Estes equipamentos são instalados na casa de máquinas onde normalmente ocorre maior concentração de vapores, sua função na realidade é cheirar  os gases presentes no ambiente e partir  de uma apuração, ou do nível  de segurança estabelecido ele dispare sinais de instrumentação sonora e visual.

Ligando esta instrumentação antes da partida, é um bom procedimento para evitar danos. Em caso de alarme você ouvirá uma cigarra estridente, que também pode ser representada por uma luz amarela indicando, concentração de gases está próximo do nível de segurança, e de perigo,  ou uma luz vermelha  - risco eminente de explosão. 

Existem também equipamentos  especiais  para detectar a presença de monóxido de carbono ( C0 ) , gás nocivo ao ser humano, casos como estes os equipamentos são instalados  além da casa de máquinas  na cabine dos passageiros. 

Os sensores de monóxido de carbono  podem ser usados tanto em barcos de motores a gasolina como a diesel.

 

 
 


   Outros sites:
   http://www.maresbrazil.com/

  Endereços para visita:
http://www.boatsafe.com


Direitos Autorais  Associação do Conhecimento Náutico© 2000
 
1